Search
Close this search box.

Curta-metragem Memória fala da importância do legado para a vida periférica

Estreou na última quarta (15) o curta-metragem Memória, do cineasta caxiense Emanuel Sant, no auditório do IFRJ, em Nilópolis. O filme e o making of das gravações foram exibidos para uma plateia de cerca de 40 pessoas e recebido sob fortes aplausos. Afinal, Memória contempla o legado que falta tanto aos periféricos que acaba sendo mais presente só por teimosia.

Antes do filme, o evento contou com a exposição visual “reconstrução cultural”. O atraso na exibição foi um retrato do que é ser formado em uma Baixada Fluminense de muitas forças e, sobretudo, sobrevivências. Por impedimentos técnicos não previstos, a equipe precisou usar de criatividade para resolver o problema de exibição. Isso é um talento adquirido, dificilmente notado em grandes centros e em profissionais cujas equipes são definidas por funções estáticas. Em Memória a equipe parece um time que também parece uma família. Neste caso, a família de cada um que vive nas periferias.

Arte imitando os tradicionais DVDs comercializados nos vendedores ambulantes do subúrbio carioca.

MEMÓRIA NÃO TEM RÓTULO

Memória conta o passado e presente que se interligam através de quatro personagens entre a resistência a identidade. Neste caso, assistimos um escravizado fugindo em busca de liberdade, um jovem artista enfrentando a opressão contemporânea, escancarando a persistência do racismo e as lutas da população negra no Brasil, uma criança ambulante vivendo em uma sociedade igualitária no futuro e uma professora indígena que tenta resgatar a memória história ao ensinar que a história do Brasil é um filme inacabado.

As cenas marcantes de Memória apresentam a beleza da fotografia de uma direção e de um roteiro criativos. A estética periférica se entrelaça com recortes, no uso de imagens de arquivo, no uso de referenciais do jornalismo tradicional às simbologias do cotidiano.

Emanuel Sant conta que Memória surgiu há três anos através da escuta da canção homônima, de Natö, artista de Duque de Caxias que atuou como co-diretor no filme. O roteiro é ousado e parte da premissa do verso que diz “História é filme, não é foto”. A narrativa, traçada em excelente monólogo encenado pela atriz Rita Niza, sugere o diálogo entre cultura e educação, entre memória imaterial e instituições formais. A professora de Niza não fala para os alunos, que não por acaso quase não aparecem. A câmera coloca os espectadores de frente para o quadro. A turma está cheia e isso é notado pela trilha sonora. Mas está sentada na plateia de cada exibição do filme Memória.

“Não tem um rótulo pro filme. Não é videoclipe. Não é uma ficção. Não é um documentário”, afirma Emanuel Sant.

O roteiro é assinado por Victor Marino e pelo próprio Natö. O músico contou em trecho do making of sobre como foi ter Memória inspirado em uma canção autoral.

“É uma coisa muito doida ver uma música que escrevi em 2018 cercado de gente que eu confio, tomando essa forma”, conta Natö.

A direção de arte de Luciana Nobre é um elemento incrível do filme. Todo o cuidado com a cena do saxofone, as homenagens em grafite, a edição de jornal e os figurinos não são acaso. “Uma história de amor e fúria”, uma animação brasileira de 2013 é referencial sobre a história do Brasil e seus traumas como escravidão, extermínio indígena e ditadura, atravessa a tela em cena da sala de aula.

Emanuel exibe maturidade na direção de Memória como se tivesse 30 anos de estrada. Os enquadramentos da fotografia de Herbet “Jomboh” Cardoso combinam com os planos inspirados e os inteligentes movimentos da narrativa. Outro ponto alto é o trabalho de pesquisa feito por Carolina Gonçalves e Lucas Moura, muito bem encaixados na arte e na narrativa de Memória.

Exposição “Reconstrução Cultural”.

HOMENAGEM A FABIO MATHEUS

A homenagem a Fabio Matheus, assim como a presença da jornalista viúva de Fábio, Bernadete Travassos, não é mera lembrança. Emanuel e grande parte da equipe são egressos do curso de audiovisual do EncontrArte, de ensino gratuito em Nova Iguaçu. O que os alunos falam sempre é da gratidão pela oportunidade dada em um lugar e em uma área escassa disso. São frutos muito bem trabalhados nas dificuldades e nas inspirações marginais. Não apenas Matheus, como Giordana Moreira, Dudu de Morro Agudo, Heraldo HB e tantos outros são homenageados na película. Também são peças importantes da engrenagem que leva Memória ao patamar de uma obra cânone manifestações culturais, religiosas e artísticas tão marcantes na Baixada Fluminense e no subúrbio do Rio de Janeiro.

Memória é uma obra que consolida a Baixada Fluminense no mapa do audiovisual carioca. Fruto de políticas públicas que não apenas fomentam a produção, mas aperfeiçoam artistas talentos que não habitam os grandes centros. Pessoas muito distantes dos privilégios contando as próprias histórias muito congruentes com tantas histórias apagadas, silenciadas, desvalorizadas e, finalmente, retomadas, narradas, conduzidas, transformadas e transformadoras.

A vida não é estática como uma fotografia. É um filme que fica na memória.

Serviço

Próximas exibições de Memória

São João de Meriti: 16/05 (sexta) – Espaço Bic 19h

Belford Roxo: 17/05 (sábado) – Donana 19h

Magé: 20/05 (terça) – Colégio Estadual José Veríssimo 13h

Seropédica: 20/05 (terça) – CineCasulo/IFRRJ 18h

*Japeri: 22/05 (quinta) – Biblioteca Municipal 16h

*Queimados: 23/05 (sexta) – Casa da Utopia 19h

Ficha técnica

Direção: Emanuel Sant

Co-Direção: Natö

Coordenação de projeto: Laura Gonna

Roteiro: Victor Marino e Natö

Assist. Direção: Guilherme Leopoldo

Assist. Criativo: João Vieira

Direção de Fotografia: Herbert “Jomboh” Cardoso

Direção de Arte: Luciana Nobre

Direção de Produção: Vio Anchieta

Produção Executiva: Laura Gonne

Direção de Som: Lucio Perpetuos

1º Assist. Câmera e Foquista: Gabriel Vitiello

2º Assist. Câmera: Macla Oliveira

3º Assist. Câmera: Isa Costa

4º Assist. Câmera: Vitor Dias

Gaffer: Yuri Veriato

Assist. de Gaffer: Felipe Gaygher

Makinf-off: Higor Cabral

Still: Marina Maux

Logger: Marques

1º Assist. Arte: Mariana Anddrade

2º Assist. Arte: Lorena Piores

3º Assist. Arte: Bruno Fernandes Monteiro

Figurinista: Bia, a.k.a. Imperatriz

Assist. Figurino: Marianna Baptista

Maquiagem Caracterizadora: Rebeca Frazão

1º Assist. Produção: Wargus

2º Assist. Produção: Luana Ferreira

3º Assist. Produção: João Queiroz

Produção e Preparação de Elenco: Paulo D’Souza

Grafite: Bea Simões

Midias Sociais: Higordão

Assessoria de Imprensa: Bernadete Travassos

Pesquisa: Carolina  Gonçalves e Lucas Moura

Edição, Cor e Finalização: Herbert “Jomboh” Cardoso

Desisgn: Herbert “Jomboh” Cardoso

DICA EXTRAVIP: No inverno, Fogo de Chão lança novas receitas na Mesa de Saladas

O inverno no Brasil começa oficialmente no dia 21 de junho e nada melhor do que aproveitar o clima frio com uma gastronomia que acolhe, surpreende e aquece. Pensando nisso, o Fogo de Chão preparou um cardápio exclusivo para a estação. Entre as novidades, dois pratos ganham destaque na Mesa de Saladas: o Homus com abóbora, queijo feta e sementes de romã, uma combinação criativa e saborosa, e a Sopa de abóbora com batata-doce, um  convite perfeito para curtir o

Leia mais

O futuro da memória

Com a exibição do documentário “Jaceruba: raízes e memórias de uma comunidade”, dirigido por Wagão Opaiva, teve início na segunda feira, 25, no Campos da UFRRJ, em Nova Iguaçu, “O Futuro da Memória”, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI). No mesmo dia, estreou a exposição “Nova Iguaçu: Muito Prazer”, inspirada no livro digital homônimo do professor Allofs Daniel Batista, reinterpretado pelo artista plástico Remy Branco em painéis em quadrinhos. IDENTIDADE E MEMÓRIA Encerrando o evento, hoje, as 18h,

Leia mais

Belforeggae Festival: um resgate histórico na cidade do reggae

Na cidade, berço do reggae na Baixada, onde surgiram bandas que fizeram sucesso nacional como o Cidade Negra, Belford Roxo realiza sábado, no Heliópolis Atlético Club, mais uma edição do BelForeggae Festival. RESGATE HISTÓRICO A proposta do evento é fazer o resgate histórico de um movimento musical de reggae, que surgiu nos anos 80 e que pavimentou e consagrou culturalmente a cidade de Belford Roxo como a capital do reggae no Brasil. CULTURA NEGRA Nessa época surgiram várias bandas importantes

Leia mais

Programa de Formação de Plateia, a arte é para todos

A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Cultura, propiciou, no mês de agosto, a experiência de assistir o espetáculo “O Corsário”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a mais de 150 bailarinos iguaçuanos e convidados. A iniciativa ocorreu por meio do Programa de Formação de Plateia, da própria Secretaria de Cultura, que visa democratizar o acesso à cultura, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e social através da participação em eventos artísticos, como espetáculos

Leia mais

DICA EXTRAVIP: No inverno, Fogo de Chão lança novas receitas na Mesa de Saladas

O inverno no Brasil começa oficialmente no dia 21 de junho e nada melhor do que aproveitar o clima frio com uma gastronomia que acolhe, surpreende e aquece. Pensando nisso, o Fogo de Chão preparou um cardápio exclusivo para a estação. Entre as novidades, dois pratos ganham destaque na Mesa de Saladas: o Homus com abóbora, queijo feta e sementes de romã, uma combinação criativa e saborosa, e a Sopa de abóbora com batata-doce, um  convite perfeito para curtir o

Leia mais

O futuro da memória

Com a exibição do documentário “Jaceruba: raízes e memórias de uma comunidade”, dirigido por Wagão Opaiva, teve início na segunda feira, 25, no Campos da UFRRJ, em Nova Iguaçu, “O Futuro da Memória”, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI). No mesmo dia, estreou a exposição “Nova Iguaçu: Muito Prazer”, inspirada no livro digital homônimo do professor Allofs Daniel Batista, reinterpretado pelo artista plástico Remy Branco em painéis em quadrinhos. IDENTIDADE E MEMÓRIA Encerrando o evento, hoje, as 18h,

Leia mais

Belforeggae Festival: um resgate histórico na cidade do reggae

Na cidade, berço do reggae na Baixada, onde surgiram bandas que fizeram sucesso nacional como o Cidade Negra, Belford Roxo realiza sábado, no Heliópolis Atlético Club, mais uma edição do BelForeggae Festival. RESGATE HISTÓRICO A proposta do evento é fazer o resgate histórico de um movimento musical de reggae, que surgiu nos anos 80 e que pavimentou e consagrou culturalmente a cidade de Belford Roxo como a capital do reggae no Brasil. CULTURA NEGRA Nessa época surgiram várias bandas importantes

Leia mais

Programa de Formação de Plateia, a arte é para todos

A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Cultura, propiciou, no mês de agosto, a experiência de assistir o espetáculo “O Corsário”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a mais de 150 bailarinos iguaçuanos e convidados. A iniciativa ocorreu por meio do Programa de Formação de Plateia, da própria Secretaria de Cultura, que visa democratizar o acesso à cultura, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e social através da participação em eventos artísticos, como espetáculos

Leia mais

Miguel Pereira recebe de hoje a domingo o Festival gastronômico “Sabores da Mata Atlântica”, com aromas e sabores irresistíveis

Uma boa dica para um final de semana inesquecível é dar um pulinho em Miguel Pereira, a aconchegante cidade serrana do cento sul fluminense, a um pouco mais de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, terra dos dinossauros e dos superlativos… SABORES DA MATA ATLÂNTICA Organizado pelos produtores culturais Gilda Boia e Joaquim Portela, que atuam na região há mais de 30 anos, a cidade recebe de hoje a domingo, na Praça do Centro Cultural, o Festival gastronômico “Sabores da

Leia mais

Escola de Samba Império da Rainha é declarada campeã do carnaval de Londres

A Escola de Samba brasileira, o Império da Rainha, foi declarada recentemente campeã do carnaval de Londres. A escola levou para a avenida o enredo “Get Up, Stand Up with Império da Rainha”, celebrando a influência da cultura jamaicana nas sociedades britânica e brasileira. ALTOS VÔOS A escola, a única do Reino Unido liderada por uma mulher, foi fundada em 2024 por Liani Devito e já alcançou altos voos. Desde sua fundação, o Império da Rainha recebeu visitas de Gustavo

Leia mais

O quarto Baião nas águas da Guanabara

O autor, teatrólogo, diretor e ator Vinicius Baião lança hoje, às 18h, na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio, o livro “Turmalina 18-50”, baseado no premiado espetáculo do mesmo nome da Cia Cerne, de São João de Meriti. TURMALINA 18-50 “Turmalina 18-50” refez os caminhos percorridos por João Cândido, marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, um marco na luta por igualdade racial no país e que foi esquecido, como tantos outros heróis populares do Brasil. O marinheiro nasceu em Encruzilhada, no Rio Grande

Leia mais

Com Sabor de Vitória

Nascido em Natividade, uma pequena cidade de um pouco mais de 15mil habitantes no norte fluminense, e morador de Queimados, o chef Fernando Gomes levou o nome da Baixada Fluminense para o pódio no concurso Sabores da Orla, o maior festival de gastronomia das praias carioca. Representando o Quiosque Pedra do Leme, o chef se classificou pra final do concurso em três categorias, conquistando o segundo lugar com o Prato Estrela -uma sardinha espalmada – e o Pastel Vegano da Pedra, carinhosamente apelidado de ‘Pastel do Pódio’. “O pastel

Leia mais

Criada no complexo da Maré, Kaê Guajajara é a primeira mulher indígena a se apresentar no The Town

Nascida em Mirinzal, no Maranhão, e criada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Kaê Guajajara, uma mulher indígena, faz sua estreia hoje, as 13 horas, no Palco Factory, no The Town, em São Paulo, com um show que celebra a prosperidade indígena e a diversidade em todas as suas formas. Primeira mulher indígena no The Town, Kaê prepara uma apresentação inédita baseada em seu terceiro álbum de estúdio, Forest Club, que foi lançado no ano passado, misturando ritmos como funk, french house, amapiano e eletrônica com

Leia mais

Top Shopping realiza no final de semana a 5ª Edição do Festival do Café – Brasil na Xícara

Aguardada pelos apreciadores de Cafés Especiais, a 5ª edição do Festival do Café – Brasil na Xícara, vai acontecer neste final de semana na Praça de Eventos do TopShopping Nova Iguaçu.  Com cerca de 20 expositores, o público terá a oportunidade de conhecer várias marcas de cafés e torrefações, tais como a Doko Cafés, Café no Chalé, Lab Cup, Grão da Arca Cafés, Mizani, Cafeteria Gaby Fontes, entre outras, e produtos diversos como doces de café Teu Doce, Café Caramello e Batidas de Café. PALESTRAS E DEGUSTAÇÕES

Leia mais

Personalidades Históricas de Iguassú – Império resgata a memória de 32 personagens da história da antiga Villa de Iguassú

Com o objetivo de resgatar a memória de personagens que viveram ou atuaram na  antiga Villa de Iguassú (atual Nova Iguaçu), no período imperial, e que ajudaram a moldar a identidade cultural e social da região e do Brasil, um grupo de notáveis historiadores e pesquisadores lançam hoje, no Quintal das Artes, no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu, o livro “Personalidades Históricas de Iguassú – Império”. GRANDE IGUASSÚ A obra reúne a história de 32 personagens da “Grande Iguassú” do século XIX, composta

Leia mais

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena com espetáculo em vários pontos da cidade 

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, com espetáculo em vários pontos da cidade  Depois de um longo intervalo – a última edição foi realizada em 2017-, o Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, idealizado pelo ator e produtor Leandro Santanna, com coordenação do ator Marcelo Viégas, volta a cena cultural na cidade onde nasceu e leva o seu nome. Em sua 10ª Edição, o evento, que tem o apoio da Unirio, será realizado de hoje a sábado nas

Leia mais

O Festival Guapi Festeja Viseu! é uma viagem cultural e sensorial que conecta Brasil e Portugal

Imagine um lugar onde o friozinho da serra combina com aromas da culinária portuguesa, o som das danças folclóricas ecoa pelas praças e os sabores te levam direto ao coração da Europa com o tempero brasileiro — isto sem sair do Rio de Janeiro. Assim é o Guapi Festeja Viseu!, festival que chega à sua segunda edição de sexta a domingo, 4 a 6 de julho, transformando a Praça Jardim da Cotia, em Guapimirim (RJ), em um verdadeiro portal cultural entre Brasil e Portugal. Com

Leia mais

Visita guiada ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira proporciona experiência única e imersiva

O Projeto Jornada Inovadora do Turismo, promovido pelo Instituto Aupaba, oferece uma visita guiada ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no coração da Pequena África, no Rio de Janeiro. A atividade será realizada hoje, das 10h00 às 11h30, e permite ao público explorar a ancestralidade, as artes e a resistência negra no Brasil, com mediação especializada, narrativa envolvente e certificado de visitação. MUHCAB O MUHCAB está localizado no histórico prédio da antiga Escola José Bonifácio, próximo ao Cais do Valongo, reconhecido pela

Leia mais

MuDansa movimenta a cena cultural da Baixada Fluminense

O Teatro Nova Iguaçu Petrobrás (TNI), recebe neste sábado, 30 de agosto, o aguardado 1° Festival MuDansa — uma competição de dança que promete revolucionar a arte dos movimentos na Baixada Fluminense. Sob a direção geral de Estêvão Freitas e coordenação de Daniel Cortez, o evento é realizado pelo Laboratório de Dança Daniel Cortez e reúne talentos emergentes e renomados das artes cênicas da região. “O 1° Festival MuDansa é mais que um evento competitivo, é um convite à transformação”, afirma o bailarino e diretor

Leia mais

Maio Amarelo combate o abuso e exploração de crianças e adolescentes

A  campanha “Maio Amarelo”, que denomina o mês de Maio como de prevenção ao abuso e à exploração sexual, foi aprovada pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu na sessão ordinária de ontem (27). A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade, com finalidades já definidas: ações preventivas, educativas e de valorização da vida de crianças e adolescentes; despertar na população a observação de situações de violência doméstica, prostituição e pedofilia, que motivem a reflexão para o enfrentamento do problema; e o

Leia mais

No Arraiá Queimadense, que começa amanhã, show com Os Barões da Pisadinha deve atrair cerca de 70 mil pessoas

Uma multidão é esperada nos dois dias de Arraiá Queimadense, tradicional festa de São João de Queimados, na Baixada Fluminense. Amanhã e domingo (12), cerca de 70 mil pessoas devem comparecer ao Parque de Eventos do Pacaembu para acompanhar o evento. BARÕES DA PISADINHA Com uma programação especial repleta de música, tradição e diversão, a principal atração será a banda Os Barões da Pisadinha, que subirá ao palco no domingo, às 20h. “Nossa expectativa de público é alta, afinal, o Arraiá Queimadense virou uma festa regional. Receberemos

Leia mais

O futuro da memória

Com a exibição do documentário “Jaceruba: raízes e memórias de uma comunidade”, dirigido por Wagão Opaiva, teve início na segunda feira, 25, no Campos da UFRRJ, em Nova Iguaçu, “O Futuro da Memória”, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI). No mesmo dia, estreou a exposição “Nova Iguaçu: Muito Prazer”, inspirada no livro digital homônimo do professor Allofs Daniel Batista, reinterpretado pelo artista plástico Remy Branco em painéis em quadrinhos. IDENTIDADE E MEMÓRIA Encerrando o evento, hoje, as 18h, após palestra com membros do

Leia mais