O Carnaval carioca é palco de sonhos, histórias e representatividade.
A prova disso é a trajetória de Gabriel Loiola, de 7 anos, criança especial que desfila ao lado de sua mãe, a professora e musa da educação Tatiana Breia, na Escola de samba União da Ilha.

UM HÉROI COM SÍNDROME DE DOWN
Presença constante nos ensaios, Gabriel é querido por todos os componentes da escola e, recentemente, ultrapassou as fronteiras da avenida para inspirar também na literatura: ele serviu como referência para as ilustrações do livro infantil “SebaStiana – um Herói com Síndrome de Down”, escrito por Paula Giannini e ilustrado por Evelyn Postali.
A obra apresenta uma narrativa sensível e educativa, reforçando a importância da inclusão desde a infância, e foi lançada na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba.

BADERNA
O contato entre a escritora Paula Giannini e a família de Gabriel aconteceu graças ao enredo da União da Ilha, “BA-DER-NA! Maria do Povo”, que homenageou a bailarina italiana Marietta Baderna.
A autora, que é tetraneta de Marietta, viu em Gabriel uma inspiração para dar vida ao protagonista do livro, aproximando as histórias do personagem ao samba.

REPRESENTATIVIDADE E INCLUSÃO
Para Tatiana Breia, mãe de Gabriel, a experiência é motivo de orgulho e emoção: “Como professora, sei da importância da representatividade e da inclusão. Ver meu filho, ser inspiração para um livro infantil é um presente que vai além da nossa família. É um marco para mostrar que o Carnaval é de todos, e que a literatura também pode ser um espaço de acolhimento e valorização da diversidade.”

HISTÓRIA DE VIDA
O menino Gabriel, que conquistou a avenida, agora também se eterniza nas páginas de “SebaStiana”, reafirmando que o Carnaval é muito mais do que uma grande festa na avenida, é um palco de histórias de vida, de amor e inclusão.



(*) Com assessoria de imprensa