Em sua 12ª edição, o Festival X-Todas, realizado pela Firjan SESI, chega à mais de uma década dedicado a dar voz à diversidade da sociedade.
Além de ocupar os seis Teatros Firjan SESI – Centro e Jacarepaguá, Duque de Caxias, Macaé, Campos e Itaperuna – com uma programação artística plural, o evento promove uma série de ações voltadas ao fortalecimento do mercado cultural.

LONGEVIDADE
Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a programação começa hoje e segue até o dia 30 de novembro, com muita música, teatro e feira de artesanato.
Para este ano, além do foco em uma programação formada somente por produções lideradas por mulheres, a temática central do festival será a longevidade.
Por isso, o Festival propõe ao público uma reflexão sobre a “Mulher e o Tempo”, abordando questões como etarismo, memória e permanência na cultura, que atravessam a vida feminina.

SENSÍVEL E PROVOCADORA
Por meio de espetáculos, mostras, oficinas e rodas de conversa, o Festival X-Todas – Mulher e o Tempo propõe uma jornada sensível e provocadora sobre a passagem do tempo e suas ressonâncias no corpo, na arte e na trajetória de mulheres que transformam o mundo com sua presença e sua voz.
“O tempo é um elemento que, muitas vezes, impõe limites e rótulos sobre as mulheres. Mas ele também pode ser um aliado poderoso, que traz maturidade, profundidade e novas formas de criação. Queremos, com esta edição, evidenciar como o tempo pode marcar, desafiar, mas também fortalecer e libertar as mulheres”, afirma Júlia Santos, curadora do festival e coordenadora de Educação Cultural da Firjan SESI.

O ÚLTIMO AZUL
Shows de música, espetáculos teatrais adultos e infantis, exposição de fotografias, performances de residentes do Retiro dos Artistas, oficinas, saraus e apresentações de corais estão entre as atrações.
Em todos os teatros da rede Firjan SESI, o público ainda poderá assistir ao filme brasileiro “O último azul”, com Denise Weinberg e Rodrigo Santoro.

EM CAXIAS
O Teatro Firjan SESI Caxias inicia a programação, hoje, às 15h, com o Coral FesoProArte.
Na quarta feia, 26/11, às 19h, haverá a apresentação da cantora e compositora brasileira, Jane Duboc.
Na quinta-feira, 27/11, às 19h, estará em cartaz o espetáculo teatral As Pessoas.
Na sexta-feira, 28/11, as intérpretes Evelyn Lima e Helena Mont tomam conta do palco com o show Entre Nós.
No sábado, 29/11, às 19h, a noite será com Leila Pinheiro, que celebra 45 anos de carreira com o show “Viva Meu Samba”.
O espetáculo Misterioso Mar será a atração para o público infantil, com apresentação às 16h, no domingo, 30/11.
Já a Feira Natalina de Artesanato será realizada nos dias 26, 27 e 28, das 10h às 20h.
Além da exposição de produtos, haverá oficinas gratuitas voltadas especialmente para mulheres da comunidade, incentivando a geração de renda, a autonomia financeira e a valorização da cultura local.
A programação completa do X-Todas 2025 pode ser conferida na página firjan.com.br/guiadecultura.



(*) Com assessoria de imprensa Firjan





















