É bastante simbólico o “retorno” de Dalva de Oliveira a Nova Iguaçu, no espetáculo “Mona Canta Dalva”.
No auge da fama, a cantora se apresentou em programas no antigo Cine Iguaçu, que, tombado pelo Patrimônio Histórico da Cidade, deverá ser transformado no Teatro Municipal de Nova Iguaçu.
Mas a ligação de Dalva de Oliveira com a cidade da Baixada Fluminense não fica só por ai.
Dalva tinha muitos amigos em Nova Iguaçu e era vista com frequencia nas festas badaladas da cidade.
Entre esses amigos estava o jornalista e locutor Nicanor Gonçalves Pereira, a socialite Mariazinha Braga; o comerciante Jorge Abraão, dono da Casa Ivone, onde Dalva comprava tecidos para confeccionar os seus vestidos, e o oftalmologista Dr Délio Cardoso.
HISTÓRIAS MEMORÁVEIS
No auge da fama, nos anos 60, Dalva, que era chegada a um bom whisk, passava temporadas na cidade, e protagonizou histórias inesquecíveis.
Com o Dr Délio Cardoso, o seu oftalmologista, Dalva frequentava almoços (especialmente na casa de Mariazinha Braga) e festas nos casarões e mansões da cidade.
Eram famosos os banhos de piscina na casa do médico, onde costumava se hospedar quando estava em Nova Iguaçu.
NACIB AMUN FARAH
Foi tambem em Nova Iguaçu que viveu um de seus maiores amigos e fãs: Nacib Amum Farah.
De tão próximos, Dalva e seus filhos deram a ele reliquias da cantora, entre figurinos originais de seus shows, revistas e cartões postais, a coroa original que Dalva foi coroada a Rainha do Rádio de 1951.
Entre as relíquias herdadas pelo amigo numero um de Dalva, estava a placa original da Praça Onze, que ela e o compositor e ex-marido Herivelto Martins, homenageou na música “Praça Onze”, um dos grandes sucessos da cantora.
A ESTRELA DALVA
No espetáculo “A Estrela Dalva”, com direção de Jorginho Fernando, no Teatro João Caetano, no Rio, Dalva foi brilhantemente interpretada por Marília Pera.
Na estréia do espetáculo, para convidados, Nacib levou alguns figurinos originais de Dalva, a faixa e a coroa que a artista recebeu em sua coroação como Rainha do Rádio e, fez o maior sucesso entre os artistas que estiveram presentes.
Encantada com o acervo, e sem o menor pudor, Gal Costa colocou por cima da sua farta e famosa cabelereira, a coroa de Dalva e, empolgada, ‘desfilou” para os amigos amigos no foyer do Teatro João Caetano.
Ciumentíssimo, Nacib ‘destronou’ (ou descorooou) a rainha pop da tropicália, para a gargalhada geral de todos.