Parceria de sucesso entre o cantor pernambucano Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, o projeto “Valencianas” faz parada no Teatro Multiplan, na terça feira, 19 de novembro, a partir das 20h, em única apresentação.
Do fervor pernambucano ao afeto mineiro, a música de Alceu Valença encontra a maestria da Orquestra Ouro Preto em uma parceria que vem emocionando as plateias ao redor do Brasil. “Valencianas”, é o nome do projeto que une o cantor e compositor à formação mineira em arranjos surpreendentes para sucessos do artista.
VALENCIANAS
O espetáculo, idealizado por Paulo Roberto Lage, aproximou as ladeiras de Olinda às montanhas de Minas ao passear com alegria pela história de Alceu.
“Valencianas” reverencia a obra do artista e sua assinatura pessoal e intransferível no universo musical brasileiro, exaltando seus maiores sucessos e também lançando luz a outras joias de sua trajetória.
Para Alceu, trata-se de um olhar diferente sobre sua discografia: “Isso acontece muito em função do espírito da Orquestra Ouro Preto. São músicos jovens e muito talentosos, que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música”, manifesta o compositor.
O resultado é um concerto vibrante, que, junto ao coro da plateia, quebra a formalidade usualmente associada às apresentações eruditas, mantendo a vivacidade e irreverência da obra original ao ser emoldurada por cordas magistralmente arranjadas por Mateus Freire.
REPERTÓRIO
No repertório do show, pérolas do cancioneiro brasileiro, com inspirações que vão dos ritmos nordestinos à ótica contemporânea, passam da bossa ao fado, sem abandonar o lirismo e a sensualidade, em versões para clássicos como “La Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana”, “Girassol”, “Como Dois Animais”, “Dia Branco”, “Taxi Lunar”, e muitas outras que, escolhidas a dedo por Alceu, conseguem emocionar os espectadores em arranjos com a marca da excelência da orquestra comandada pelo maestro Rodrigo Toffolo.
“Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade. Valencianas associa os gêneros do sertão e do agreste do Brasil, tão essenciais em sua obra, à música de concerto cheia de versatilidade da Orquestra. Uma maneira não só de homenagear este mestre, mas também a brasilidade profunda que a obra de Alceu nos remete”, explica o regente, celebrando a oportunidade de compartilhar com as plateias do mundo a força e a criatividade da música made in Brasil, em todas as suas formas.
SERVIÇO:
“Valencianas”
Com: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Local: Teatro Multiplan
Endereço: Shopping VillageMall na Av. das Américas 3900, Barra da Tijuca
Data: 19 de novembro (3ª feira)
Horário: Às 20h
Ingressos: de R$ 224,00 a R$ 784,00
Classificação: Livre
Mais informações:www.sympla.com.br
Ingressos: No site Sympla ou na bilheteria do teatro.
Foto de capa/Crédito: Rapha Garcia
Foto 1 e 2/Crédito: Íris Zanetti