A mineira RafaMon, de Monte Sião, destaque no cenário artístico urbano com suas cores e criatividade, está finalizando um mural em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A obra está sendo executada na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, uma das principais vias da cidade, próxima a Praça da Bíblia, e está prevista para terminar amanhã, sexta-feira (21).
Na confecção do mural estão sendo utilizadas 800 latas de spray para cobrir uma área de 1.200 metros quadrados.

SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO
Tendo a rua como uma plataforma para expor os seus trabalhos, RafaMon falou sobre o poder que a arte tem de transformação na vida das pessoas:
“Estou extremamente honrada por fazer este trabalho, pintando pela primeira vez um mural nestas dimensões na cidade de Duque de Caxias, e já percebendo a transformação do entorno. Percebo como o colorido transforma as pessoas que estão passando ao redor, os moradores, a sensação de pertencimento, desenvolvendo um olhar pela cultura, pela arte. No lugar que era cinza e agora está colorido”, revelou a artista.

OLHAR ARTÍSTICO
O secretário de Cultura e Turismo, Aroldo Brito, e a vice-prefeita, Aline do Áureo, acompanham a obra de perto, e destacam a sua importância para a cidade:
“É a valorização do ser humano. As pessoas veem a cidade por outro prisma, com olhar cultural, com olhar humano, artístico. Isso dá uma outra referência para a nossa cidade”, destacou o secretário Aroldo Brito.

CULTURA VIVA
Já a vice-prefeita, Aline do Aureo, revelou a sua impressão sobre a obra, e deu um recado à população: “Este mural é a expressão da arte, é a cultura viva na nossa cidade. Está ficando lindo”, disse.
A obra faz parte do LAB Cidades Criativas, um programa que promove a regeneração de espaços urbanos e ações de ocupação cultural em áreas públicas, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
FOTO CAPA-CRÉDITO: Liliane Cota Fotografia