Search
Close this search box.

LGBT+60: Corpos que Resistem

No dia 15 de janeiro, estreia no YouTube, o primeiro episódio da terceira temporada da série “LGBT+60: Corpos que Resistem“, premiada websérie que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas. A nova temporada vai trazer cinco episódios de 10 minutos, repletos de histórias inspiradoras e com uma perspectiva pouco comentada: a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a velhice em sua plenitude. Temas como a adoção e a constituição de uma família LGBT na terceira idade, a descoberta da transgeneridade após os 60, o preconceito, a solidão e a relações familiares são abordados nos novos episódios, que serão publicados ao longo do mês de janeiro. Desde que estreou, em 2018, a série de Yuri Alves Fernandes vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019) e será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo.

LGBT+60: histórias de resistência e conquistas marcam nova temporada da premiada websérie, que estreia dia 15 de janeiro

Relatos de amor, orgulho, superação, resistência e diversidade. A premiada websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas digitais, está de volta em sua terceira temporada, com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude.

Com estreia marcada para 15 de janeiro de 2024, os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – vão contar as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do Seu Franco, de 67 anos. Os episódios serão publicados no canal do YouTube da plataforma de jornalismo independente #Colabora (https://www.youtube.com/@colaborajornalismo) e nas redes sociais.

“LGBT+60” é um projeto que parte de uma ideia simples: ouvir histórias. “Mas são histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes gêneros e contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o diretor, roteirista e idealizador do projeto, Yuri Alves Fernandes. 

A equipe da websérie é composta majoritariamente por pessoas LGBT+, incluindo pessoas trans, como o codiretor Gab Meinberg. A produção é de Giulia da Graça. 

Desde que estreou, em 2018, vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021).

“Como homem gay e jornalista, eu sempre olhei com inquietação para vivências e assuntos da nossa comunidade que não estão sendo discutidos ou tendo muita visibilidade. No período de pesquisa, me chamou a atenção também uma reportagem sobre velhices LGBT+ na qual os entrevistados não mostravam os rostos por medo do preconceito. Aquilo me despertou várias coisas. Percebi que de fato a velhice LGBT+ tinha pouquíssimo espaço na mídia e, quando tinha, era invisibilizada de alguma forma. Essa falta de representatividade afeta todos os lados e gerações”, ressalta Yuri Alves Fernandes.

Além da nova temporada, a série também será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo, e já passou também pelo Museu da República, RJ.

Conheça os personagens de ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’

Na terceira temporada, prepare-se para se emocionar com novas e tocantes histórias. A paulistana Ana Carolina Apocalypse é a estrela do primeiro episódio. Verdadeiro fenômeno na internet, Ana Carolina tem mais de 100 mil seguidores e comemora seu aniversário de 65 anos, relatando aspectos da sua transição de gênero, realizada a partir dos 59 anos, quando ela assistiu a novela “A Força do Querer”, que trouxe pela primeira vez à teledramaturgia brasileira um processo de transição.

“Com os seus recortes, ‘LGBT+60’ mostra para toda a sociedade que não existe apenas um caminho traçado para nós. Existe, claro, o abandono resultado da intolerância familiar e da sociedade, que coloca muitos idosos, sobretudo pessoas trans, em variadas vulnerabilidades. Porém, existem diversos outros caminhos. O da construção do amor e do casamento; da construção da família e da paternidade ilustrado pelo Márcio na nova temporada; da sobrevivência e dos sonhos realizados, mesmo que tardiamente, como veremos com a Ana, o Seu Franco e com a Denise. O caminho da produtividade e da carreira, a exemplo da Luisa que segue brilhando nos palcos”, afirma Yuri Alves Fernandes.

A protagonista do segundo episódio é Denise Taynáh Leite, de 74 anos, mulher trans negra e carioca. Ativista, trabalha como Secretária dos Direitos LGBT+ na SEDSODH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e conta no episódio sobre violência familiar, sobre sua relação com o carnaval e a arte, sobre seus sete filhos e sobre o emocionante momento em que se entendeu mulher.

A história de amor e de coragem do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos, nascido e criado em Juiz de Fora, também é um dos destaques da série. Há dois anos, Márcio e o seu companheiro há 34 anos, Flávio, adotaram o jovem Phellipe. Hoje, a família vive unida, num ambiente de amor e acolhimento. 

Já o Seu Franco é um homem trans negro, de 67 anos, nascido em Porto Alegre, que saiu de casa aos 13 para morar nas ruas por não se sentir aceito. Aos 17, foi tomando consciência da sua identidade de gênero, mas somente anos depois se entendeu e se aceitou como uma pessoa transmasculina ao assistir uma entrevista com João Nery (convidado da primeira temporada de LGBT+60) na televisão.

No último episódio, a série relata os altos e baixos da carreira da drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, que relembra como se entendeu como um homem gay e artista, suas vivências fora do país, a perseguição e o preconceito contra as travestis e drag queens na ditadura, apresentações icônicas, a descoberta do HIV e conquistas tanto afetivas quanto profissionais.

A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável

Congresso da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, discute migrações e refúgio, com presença de juristas e imigrantes

Termina hoje, na Universidade Candido Mendes (UCAM), em Ipanema, no Rio de Janeiro, o 6º Congresso Brasileiro sobre Migrações e Refúgio. O evento, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos, tem coordenação geral do professor Sidney Guerra  e coordenação dos advogados Eduardo Val – coordenador do PPGD UCAM – e Maria Célia Ferraz. Ontem, Sidney Guerra, professor da UCAM e Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, ao lado de  Eduardo Val e a coordenadora do campus

Leia mais

Guilherme Kaizer recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Um dos profissionais mais talentosos da Baixada e Rio de Janeiro, o fotógrafo Guilherme Kaiser recebeu moção de aplausos e congratulações na Câmara Municipal do Rio, uma indicação legislativa da vereadora Tânia Bastos. Referência em fotografia digital, a homenagem é um reconhecimento a um trabalho sério e de grande qualidade que o profissional vem desenvolvendo há anos nos grandes eventos, tanto na Baixada Fluminense quanto no Rio de Janeiro. EXCELÊNCIA PROFISSIONAL Durante a cerimônia a vereadora Tânia Bastos destacou a

Leia mais

Jaquelline Grohalski será coroada hoje como a nova musa da Escola de Samba Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio apresenta hoje em sua quadra, em Duque de Caxias, a bela modelo Jaquelline Grohalski como sua nova musa. Natural de Rondônia, no Norte do Brasil, Jaquelline promete levar para a Marques de Sapucaí a força, a alegria e a essência das mulheres do note do pais, e se transformar em um dos grandes destaques do carnaval 2026. O PODER DAS MULHERES NORTISTAS Atualmente vivendo na Europa, Jaquelline Grohalski retornou esta semana ao Brasil para viver

Leia mais

Ensaios técnicos da Série Ouro acontecem de hoje a domingo na Sapucaí

A Liga RJ promove neste final de semana os ensaios técnicos das escolas de samba da Série Ouro para o Carnaval 2026.A atividade abre a temporada no Sambódromo, de hoje a domingo (25), reunindo as 15 agremiações do grupo em três noites de apresentações.Hoje, os ensaios têm início às 21h. No sábado e no domingo, a programação começa às 18h. PREPARAÇÃO Os ensaios técnicos são uma etapa fundamental da preparação das escolas para os desfiles oficiais e, mais uma vez,

Leia mais

Congresso da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, discute migrações e refúgio, com presença de juristas e imigrantes

Termina hoje, na Universidade Candido Mendes (UCAM), em Ipanema, no Rio de Janeiro, o 6º Congresso Brasileiro sobre Migrações e Refúgio. O evento, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos, tem coordenação geral do professor Sidney Guerra  e coordenação dos advogados Eduardo Val – coordenador do PPGD UCAM – e Maria Célia Ferraz. Ontem, Sidney Guerra, professor da UCAM e Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, ao lado de  Eduardo Val e a coordenadora do campus

Leia mais

Guilherme Kaizer recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Um dos profissionais mais talentosos da Baixada e Rio de Janeiro, o fotógrafo Guilherme Kaiser recebeu moção de aplausos e congratulações na Câmara Municipal do Rio, uma indicação legislativa da vereadora Tânia Bastos. Referência em fotografia digital, a homenagem é um reconhecimento a um trabalho sério e de grande qualidade que o profissional vem desenvolvendo há anos nos grandes eventos, tanto na Baixada Fluminense quanto no Rio de Janeiro. EXCELÊNCIA PROFISSIONAL Durante a cerimônia a vereadora Tânia Bastos destacou a

Leia mais

Jaquelline Grohalski será coroada hoje como a nova musa da Escola de Samba Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio apresenta hoje em sua quadra, em Duque de Caxias, a bela modelo Jaquelline Grohalski como sua nova musa. Natural de Rondônia, no Norte do Brasil, Jaquelline promete levar para a Marques de Sapucaí a força, a alegria e a essência das mulheres do note do pais, e se transformar em um dos grandes destaques do carnaval 2026. O PODER DAS MULHERES NORTISTAS Atualmente vivendo na Europa, Jaquelline Grohalski retornou esta semana ao Brasil para viver

Leia mais

Ensaios técnicos da Série Ouro acontecem de hoje a domingo na Sapucaí

A Liga RJ promove neste final de semana os ensaios técnicos das escolas de samba da Série Ouro para o Carnaval 2026.A atividade abre a temporada no Sambódromo, de hoje a domingo (25), reunindo as 15 agremiações do grupo em três noites de apresentações.Hoje, os ensaios têm início às 21h. No sábado e no domingo, a programação começa às 18h. PREPARAÇÃO Os ensaios técnicos são uma etapa fundamental da preparação das escolas para os desfiles oficiais e, mais uma vez,

Leia mais

Camila Beatriz é coroada rainha da Inocentes de Belford Roxo com vestido bordado com fios de ouro

Uma noite de luxo e glamour, essa é a melhor definição da festa de coroação da rainha Camila Beatriz, na quadra da Inocentes de Belford Roxo. E Camila não fez por menos: usou três roupas luxuosas, com materiais nobres, bordadas com fios de ouro, cristais swarovski e strass. ENTRADA TRIUNFAL Na tarde de sua coração, sob aplausos, Camila Beatriz fez uma entrada triunfal na quadra. Em seguida foi para o seu camarote decorado com flores naturais, tendo como destaque um

Leia mais

‘Chega Mais família! Memórias de uma festa que ainda não acabou’, de Milton Luiz, vai ser exibido ao ar livre amanhã em Cabuçu

Obra realizada a partir de uma pesquisa de mestrado defendida na UFRRJ, campus Nova Iguaçu, sobre o tema, o filme “Chega Mais família! Memórias de uma festa que ainda não acabou” resgata a memória da festa ‘Chega Mais’ e reflete sobre sua importância cultural para quem dançou, para os moradores de Cabuçu, em Nova Iguaçu, e para todo o universo caipira do Rio de Janeiro. MOVIMENTO CULTURAL Mais do que uma festa, o ‘Chega Mais’ foi um movimento cultural que marcou uma

Leia mais

Ator Gabriel Canella, de “Êta Mundo Melhor”, desfila na Inocentes defendendo um dos enredos mais criativos da Serie Ouro do Carnaval carioca

O ator Gabriel Canella, que dá vida ao personagem ‘Vermelho’ na novela “Êta Mundo Melhor”, recebeu convite do presidente de Honra da Inocentes de Belford Roxo, Reginaldo Gomes, para desfilar no abre-alas da agremiação, representando a influência russa no frevo, no enredo “O sonho de um tal pagode russo nos frevos do meu Pernambuco”. E aceitou, é claro! “Para nós é uma honra ter o talentoso ator Gabriel Canella abrilhantando o nosso desfile. A comunidade está feliz com a presença dele na Inocentes. Gabriel já vestiu a camisa da

Leia mais

‘Chega Mais família! Memórias de uma festa que ainda não acabou’, de Milton Luiz, vai ser exibido ao ar livre amanhã em Cabuçu

Obra realizada a partir de uma pesquisa de mestrado defendida na UFRRJ, campus Nova Iguaçu, sobre o tema, o filme “Chega Mais família! Memórias de uma festa que ainda não acabou” resgata a memória da festa ‘Chega Mais’ e reflete sobre sua importância cultural para quem dançou, para os moradores de Cabuçu, em Nova Iguaçu, e para todo o universo caipira do Rio de Janeiro. MOVIMENTO CULTURAL Mais do que uma festa, o ‘Chega Mais’ foi um movimento cultural que marcou uma geração em Nova Iguaçu, na

Leia mais

Em ato Escolas da Série Ouro cobram isonomia no Carnaval 2026 e pedem atuação firme da Riotur

A Liga RJ, entidade que representa as 15 escolas de samba da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, realizou um ato público na tarde desta quinta-feira (22), na Cidade Nova, e encaminhou um extenso ofício à Riotur solicitando providências urgentes para garantir a legalidade, a isonomia e o bom andamento do Carnaval 2026. DOCUMENTO Em frente à sede do órgão, as agremiações reforçaram que confiam, apoiam e respeitam institucionalmente da Riotur, acreditando no diálogo e na capacidade do órgão de mediar conflitos e

Leia mais

Presidentes da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro reafirmam em plenária posicionamento coletivo em defesa das escolas de samba 

Reunidos em plenária realizada nesta quarta-feira (21), na sede da Liga RJ, no Centro do Rio, os presidentes e representantes das escolas de samba da Série Ouro reafirmaram um posicionamento coletivo em defesa das agremiações e da correta gestão do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A decisão foi aprovada de forma conjunta pelos dirigentes, que destacaram a necessidade de preservação do caráter público do equipamento municipal. No encontro, ficou definido que as escolas irão oficialmente à Riotur e aos órgãos competentes para protocolar um documento

Leia mais

Escritora de Cabo Frio leva força da literatura de Ariano Suassuna para a Itália

A escritora cabo-friense Izabelle Valladares, presidente da Literarte, a Associação Internacional de Escritores e Artistas, desembarca em Roma para comandar uma aula especial de escrita criativa em homenagem a Ariano Suassuna. BRASILIDADE O encontro acontece amanhã, na Biblioteca do Instituto Guimarães Rosa, localizada na bela Piazza Navona, na capital italiana. A proposta é aproximar o público do estilo afetivo, popular e repleto de brasilidade que marcou a obra do mestre de Taperoá. Durante a aula, os participantes vão conhecer técnicas inspiradas no universo simples e poético de

Leia mais

1º Circuito Gastronômico da Laranja movimenta Nova Iguaçu com pratos exclusivos e samba no Quintal da Pedreira

Em homenagem ao aniversário de 193 anos de Nova Iguaçu, a cidade celebra um de seus maiores símbolos: a laranja. E para comemorar, até sexta feira, 23/12, o Shopping Nova Iguaçu é o palco do 1º Circuito Gastronômico da Laranja, que resgata a história da “Cidade Perfume”- como a cidade era conhecida até a primeira metade do século XX – como um dos principais polos produtores da fruta no país. Restaurantes vão oferecer pratos e drinques exclusivos tendo a laranja como ingrediente principal, valorizando a

Leia mais

A aventura de uma menina africana é destaque na noite literária de Nova Iguaçu

“Acredito no poder da leitura para que tenhamos uma sociedade mais igualitária”, assim define a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Ana Cristina Costa, a sua inspiração para ensinar e escrever. Ela autografa hoje, na Noite de Autógrafos Fenig, o livro “Zulai na Escola”. O evento, que celebra o Mês da Consciência Negra, será na Biblioteca Cial Brito, no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro de Nova Iguaçu. A ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu

Leia mais

Final de Semana Cultural une Brasil e Romênia em evento da Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes

Entre os dias 21 e 24 de outubro, a cidade de Bucareste, capital da Romênia, foi palco de um inspirador Final de Semana Cultural, promovido pela Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes, reunindo escritores, artistas e intelectuais do Brasil e da Romênia em uma grande celebração de intercâmbio, arte e amizade. As atividades tiveram início com um jantar de confraternização que contou com a presença do embaixador do Brasil na Romênia, Sr. Ricardo Guerra, e de artistas convidados. O encontro marcou

Leia mais

Jovens Guerreiras no Teatro Multiplan

O Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca, recebe neste final de semana o espetáculo “Jovens Guerreiras no Teatro”.Sucesso infantil inspirado no filme “Guerreiras do K-Pop”, que, de tanto sucesso, acabou ganhando adaptação para os palcos. K-POP “Jovens Guerreiras no Teatro”, é um espetáculo infantil que traz ao palco do Teatro Multiplan as cantoras do K-Pop que dominam a arte da luta.Versáteis e muito animadas, elas lutam pela paz dançando ao estilo do gênero musical coreano.As Jovens Guerreiras darão suas vidas na defesa da preservação do

Leia mais

Documentário “AugA – A Origem”, de Antônio Filipak, é um grito de alerta sobre a degradação do meio ambiente

Filme “AugA – A Origem” de Antônio Filipak, é um grito de alerta sobre a degradação do meio ambiente, a destruição das florestas, a poluição dos mares e a exploração descontrolada dos recursos naturais. É um documentário que mergulha na trajetória do artista plástico e visual Antônio Filipak que, desde os anos 70, tem a arte como trincheira e resistência. CULTURA ANCESTRAL O filme revela um artista ativista das causas ambientais, com experiência nos movimentos sociais e culturais. Em seu ateliê, em Nova Iguaçu, na

Leia mais

Ludmilla e Alexandre Pires na festa dos 35 anos de Queimados

A cidade de Queimados comemora 35 anos de sua emancipação. E, para celebrar a data, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial com shows de renomados nomes da música gospel, rap, sertanejo, pagode, além de apresentações de artistas locais. A festa, que este ano tem como tema  “Queimados Celebra”, começa hoje e vai até  domingo no Parque de Eventos, no bairro Pacaembu, com entrada franca. Ao som de louvores e adoração a primeira atração da festa será a banda Renascer Praise. Com mais de 30

Leia mais

Em sua 23ª edição, campanha Natal Mais, arrecada alimentos para instituições da Baixada Fluminense

A campanha “Natal Mais”, promovida pela Transportes Flores, está arrecadando doações para serem distribuídas em instituições da Baixada Fluminense. Os donativos podem ser entregues nas duas garagens do Grupo JAL: a da própria Flores, em São João de Meriti, e a da Expresso Real Rio, em Seropédica. Quem doar a partir de 2kg de alimentos, recebe um chaveiro em tecido do Urbaninho, o mascote do Grupo JAL, com limite de um por pessoa. Os donativos podem ser entregues até o dia 19 de dezembro. VULNERABILIDADE

Leia mais