Search
Close this search box.

LGBT+60: Corpos que Resistem

No dia 15 de janeiro, estreia no YouTube, o primeiro episódio da terceira temporada da série “LGBT+60: Corpos que Resistem“, premiada websérie que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas. A nova temporada vai trazer cinco episódios de 10 minutos, repletos de histórias inspiradoras e com uma perspectiva pouco comentada: a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a velhice em sua plenitude. Temas como a adoção e a constituição de uma família LGBT na terceira idade, a descoberta da transgeneridade após os 60, o preconceito, a solidão e a relações familiares são abordados nos novos episódios, que serão publicados ao longo do mês de janeiro. Desde que estreou, em 2018, a série de Yuri Alves Fernandes vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019) e será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo.

LGBT+60: histórias de resistência e conquistas marcam nova temporada da premiada websérie, que estreia dia 15 de janeiro

Relatos de amor, orgulho, superação, resistência e diversidade. A premiada websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas digitais, está de volta em sua terceira temporada, com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude.

Com estreia marcada para 15 de janeiro de 2024, os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – vão contar as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do Seu Franco, de 67 anos. Os episódios serão publicados no canal do YouTube da plataforma de jornalismo independente #Colabora (https://www.youtube.com/@colaborajornalismo) e nas redes sociais.

“LGBT+60” é um projeto que parte de uma ideia simples: ouvir histórias. “Mas são histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes gêneros e contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o diretor, roteirista e idealizador do projeto, Yuri Alves Fernandes. 

A equipe da websérie é composta majoritariamente por pessoas LGBT+, incluindo pessoas trans, como o codiretor Gab Meinberg. A produção é de Giulia da Graça. 

Desde que estreou, em 2018, vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021).

“Como homem gay e jornalista, eu sempre olhei com inquietação para vivências e assuntos da nossa comunidade que não estão sendo discutidos ou tendo muita visibilidade. No período de pesquisa, me chamou a atenção também uma reportagem sobre velhices LGBT+ na qual os entrevistados não mostravam os rostos por medo do preconceito. Aquilo me despertou várias coisas. Percebi que de fato a velhice LGBT+ tinha pouquíssimo espaço na mídia e, quando tinha, era invisibilizada de alguma forma. Essa falta de representatividade afeta todos os lados e gerações”, ressalta Yuri Alves Fernandes.

Além da nova temporada, a série também será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo, e já passou também pelo Museu da República, RJ.

Conheça os personagens de ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’

Na terceira temporada, prepare-se para se emocionar com novas e tocantes histórias. A paulistana Ana Carolina Apocalypse é a estrela do primeiro episódio. Verdadeiro fenômeno na internet, Ana Carolina tem mais de 100 mil seguidores e comemora seu aniversário de 65 anos, relatando aspectos da sua transição de gênero, realizada a partir dos 59 anos, quando ela assistiu a novela “A Força do Querer”, que trouxe pela primeira vez à teledramaturgia brasileira um processo de transição.

“Com os seus recortes, ‘LGBT+60’ mostra para toda a sociedade que não existe apenas um caminho traçado para nós. Existe, claro, o abandono resultado da intolerância familiar e da sociedade, que coloca muitos idosos, sobretudo pessoas trans, em variadas vulnerabilidades. Porém, existem diversos outros caminhos. O da construção do amor e do casamento; da construção da família e da paternidade ilustrado pelo Márcio na nova temporada; da sobrevivência e dos sonhos realizados, mesmo que tardiamente, como veremos com a Ana, o Seu Franco e com a Denise. O caminho da produtividade e da carreira, a exemplo da Luisa que segue brilhando nos palcos”, afirma Yuri Alves Fernandes.

A protagonista do segundo episódio é Denise Taynáh Leite, de 74 anos, mulher trans negra e carioca. Ativista, trabalha como Secretária dos Direitos LGBT+ na SEDSODH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e conta no episódio sobre violência familiar, sobre sua relação com o carnaval e a arte, sobre seus sete filhos e sobre o emocionante momento em que se entendeu mulher.

A história de amor e de coragem do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos, nascido e criado em Juiz de Fora, também é um dos destaques da série. Há dois anos, Márcio e o seu companheiro há 34 anos, Flávio, adotaram o jovem Phellipe. Hoje, a família vive unida, num ambiente de amor e acolhimento. 

Já o Seu Franco é um homem trans negro, de 67 anos, nascido em Porto Alegre, que saiu de casa aos 13 para morar nas ruas por não se sentir aceito. Aos 17, foi tomando consciência da sua identidade de gênero, mas somente anos depois se entendeu e se aceitou como uma pessoa transmasculina ao assistir uma entrevista com João Nery (convidado da primeira temporada de LGBT+60) na televisão.

No último episódio, a série relata os altos e baixos da carreira da drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, que relembra como se entendeu como um homem gay e artista, suas vivências fora do país, a perseguição e o preconceito contra as travestis e drag queens na ditadura, apresentações icônicas, a descoberta do HIV e conquistas tanto afetivas quanto profissionais.

A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável

Uma tarde Vip com as delícias do Patronato

Com pratarias inglesas, candelabros, taças de cristal, guardanapo de linho e muito glamour, todos os caminhos levam para o tradicional Chá do Patronato, que acontece hoje no salão de festas do Centro Social São Vicente, o Patronato, em Nova Iguaçu. Organizado pela diretoria da instituição e voluntários, tendo à frente a diretora de Assuntos Especiais e Captação de Recursos do Patronato, Ana Mello,  o evento tem como objeto a solidariedade, numa tarde agradável, que já se tornou tradição na cidade. “A nossa preocupação

Leia mais

Comitivas da Universidade da Colômbia e da UFFRJ visitam o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na Baixada Fluminense

Nova Iguaçu recebeu no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, a visita de uma comitiva internacional formada por professores e alunos da Universidade Pedagógica da Colômbia, especialistas em Política Pública de Turismo. Em sua visita, a comitiva colombiana esteve acompanhada de um grupo de professores e alunos da UFRRJ, do curso de mestrado e doutorado de Patrimônio e Geografia, liderados pela professora Isabela Fogaça. OS ANFITRIÕES Recebendo os convidados, representando a Cidade de Nova Iguaçu, estiveram presentes o secretário

Leia mais

Delacruz se apresenta hoje com o show ‘Vinho’ no Espaço Hall, na barra da Tijuca

Ainda vivendo a grande repercussão do álbum “Vinho”, recentemente lançado, o rapper carioca Delacruz transforma o trabalho de estúdio em um show inédito, que está percorrendo as principais casas de shows e festivais do país. Passando por diversas capitais, a turnê, que tem o mesmo nome do álbum do artista, aterrissa hoje no Espaço Hall, na Barra da Tijuca. NO TOP DO SPOTIFY, YOUTUBE E BILLBOARD Neste novo disco, Delacruz impressiona pelos números alcançados em poucos meses de lançamento: “Vinho”

Leia mais

O quarto Baião nas águas da Guanabara

O autor, teatrólogo, diretor e ator Vinicius Baião lança hoje, às 18h, na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio, o livro “Turmalina 18-50”, baseado no premiado espetáculo do mesmo nome da Cia Cerne, de São João de Meriti. TURMALINA 18-50 “Turmalina 18-50” refez os caminhos percorridos por João Cândido, marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, um marco na luta por igualdade racial no país e que foi esquecido, como tantos outros heróis populares do Brasil. O marinheiro nasceu

Leia mais

Uma tarde Vip com as delícias do Patronato

Com pratarias inglesas, candelabros, taças de cristal, guardanapo de linho e muito glamour, todos os caminhos levam para o tradicional Chá do Patronato, que acontece hoje no salão de festas do Centro Social São Vicente, o Patronato, em Nova Iguaçu. Organizado pela diretoria da instituição e voluntários, tendo à frente a diretora de Assuntos Especiais e Captação de Recursos do Patronato, Ana Mello,  o evento tem como objeto a solidariedade, numa tarde agradável, que já se tornou tradição na cidade. “A nossa preocupação

Leia mais

Comitivas da Universidade da Colômbia e da UFFRJ visitam o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na Baixada Fluminense

Nova Iguaçu recebeu no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, a visita de uma comitiva internacional formada por professores e alunos da Universidade Pedagógica da Colômbia, especialistas em Política Pública de Turismo. Em sua visita, a comitiva colombiana esteve acompanhada de um grupo de professores e alunos da UFRRJ, do curso de mestrado e doutorado de Patrimônio e Geografia, liderados pela professora Isabela Fogaça. OS ANFITRIÕES Recebendo os convidados, representando a Cidade de Nova Iguaçu, estiveram presentes o secretário

Leia mais

Delacruz se apresenta hoje com o show ‘Vinho’ no Espaço Hall, na barra da Tijuca

Ainda vivendo a grande repercussão do álbum “Vinho”, recentemente lançado, o rapper carioca Delacruz transforma o trabalho de estúdio em um show inédito, que está percorrendo as principais casas de shows e festivais do país. Passando por diversas capitais, a turnê, que tem o mesmo nome do álbum do artista, aterrissa hoje no Espaço Hall, na Barra da Tijuca. NO TOP DO SPOTIFY, YOUTUBE E BILLBOARD Neste novo disco, Delacruz impressiona pelos números alcançados em poucos meses de lançamento: “Vinho”

Leia mais

O quarto Baião nas águas da Guanabara

O autor, teatrólogo, diretor e ator Vinicius Baião lança hoje, às 18h, na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio, o livro “Turmalina 18-50”, baseado no premiado espetáculo do mesmo nome da Cia Cerne, de São João de Meriti. TURMALINA 18-50 “Turmalina 18-50” refez os caminhos percorridos por João Cândido, marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, um marco na luta por igualdade racial no país e que foi esquecido, como tantos outros heróis populares do Brasil. O marinheiro nasceu

Leia mais

Primeira-dama visita o barracão da Acadêmicos de Niterói e confirma presença no desfile na Marquês de Sapucaí

A Escola de Samba Acadêmicos de Niterói iniciou a semana com uma visita especial: Janja, a primeira-dama do país, esteve presente no barracão da escola, na Cidade do Samba, no Centro do Rio. Durante o encontro Rosângela Lula da Silva, a Janja, conheceu o projeto do carnaval da azul e branco de Niterói e confirmou presença no desfile, que homenageará o presidente Lula na Marquês de Sapucaí em 2026. HOMENAGEM Recebida pelo presidente Wallace Palhares e pela primeira-dama da escola, Amanda

Leia mais

Livraria Leitura realiza “Quinzena Black Friday” com dicas imperdíveis de bons livros e presentes

A Livraria Leitura, maior rede de livrarias do país, e que tem ao menos dez lojas no Rio de Janeiro, anuncia a sua imperdível “Quinzena Black Friday”, que acontece entre os dias 14 e 30 de novembro, prometendo descontos inacreditáveis em centenas de títulos selecionados e em itens de papelaria. Uma oportunidade única para os leitores anteciparem os presentes de Natal e compras de fim de ano. LIVROS E UNIVERSO GEEK A campanha oferece livros de ficção, não ficção, romance

Leia mais

Jehane Saade, Autêntica e Intimista

Autêntica é o novo pocket show de Jehane Saade, artista multifacetada que une voz doce, timbre inconfundível, forte presença cênica e uma habilidade rara de conduzir histórias. No palco, Saade costura poesia, música e performance em uma narrativa viva que atravessa memórias, afetos e diferentes fases de sua trajetória artística. A apresentação única acontece hoje no Little Club, no icônico Beco das Garrafas, berço da bossa nova nos anos 50. A noite se inicia com o show de Wilson Meirelles, em homenagem a Jorge Ben

Leia mais

Uma viagem ao tempo dos dinossauros com humor e pizza

Bater um papo, tomar um chopinho gelado e comer um petisco, sempre foi um dos programas favoritos do brasileiro, e do carioca, em particular. E se o petisco for uma pizza saindo do forno, quentinha  e deliciosa, melhor ainda. Pensando nisso, um trio de jovens empresários da Baixada transformou a experiência gastronômica em um conceito inédito, imersivo e interativo: eles inauguraram em Nova Iguaçu o Pizzassauro, uma pizzaria temática que se propõe apresentar ao cliente, com humor e criatividade, o mundo dos dinossauros. DECORAÇÃO TEMÁTICA

Leia mais

O Natal Iluminado de Queimados

O brilho das luzes natalinas promete transformar a cidade de Queimados em um cenário de encanto, magia e celebração. Até 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, o espírito natalino pulsará no município da Baixada Fluminense que realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Natal Iluminado. Nesta edição, a Prefeitura promete promover apresentações culturais, música ao vivo e diversos outros momentos mágicos na Praça dos Eucaliptos, no Centro.  AS LUZES DE NATAL Para inaugurar a decoração de Natal da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura preparou

Leia mais

Em sua 23ª edição, campanha Natal Mais, arrecada alimentos para instituições da Baixada Fluminense

A campanha “Natal Mais”, promovida pela Transportes Flores, está arrecadando doações para serem distribuídas em instituições da Baixada Fluminense. Os donativos podem ser entregues nas duas garagens do Grupo JAL: a da própria Flores, em São João de Meriti, e a da Expresso Real Rio, em Seropédica. Quem doar a partir de 2kg de alimentos, recebe um chaveiro em tecido do Urbaninho, o mascote do Grupo JAL, com limite de um por pessoa. Os donativos podem ser entregues até o dia 19 de dezembro. VULNERABILIDADE

Leia mais

Alex Coutinho retoma circuito na Europa com o olhos bem abertos para o carnaval do Rio de 2026

O coreógrafo Alex Coutinho, coordenador das alas de passistas do Paraíso do Tuiuti e referência na preparação de musas e rainhas do Carnaval carioca, iniciou neste mês um novo circuito de treinamentos na Europa. A agenda inclui workshops e cursos de samba no pé em Londres, Paris, Madri e Barcelona, integrando o projeto “Preparação Internacional de Carnaval”, voltado para estrangeiras que irão desfilar no Rio de Janeiro em 2026. ENTENDIMENTO CULTURAL DO SAMBA A iniciativa, segundo Alex, tem como objetivo ampliar o entendimento cultural e

Leia mais

Caxias Shopping recebe O Festival do Morango com gastronomia criativa, música ao vivo e ação social

Fruta suculenta e deliciosa, de origem européia, conhecida por ter baixas calorias e ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, o morango é a grande estrela da semana do Caxias Shopping, que promove de hoje a domingo o Festival do Morango.Um dos eventos gastronômicos mais aguardados da temporada, a programação reforça o compromisso do empreendimento em oferecer lazer e entretenimento que reune uma boa gastronomia, música ao vivo, ambiente acolhedor e ações sociais abertas ao público. RECEITAS CRIATIVAS Durante quatro dias, o público poderá se

Leia mais

Império de Nova Iguaçu promove oficina gratuita de percussão e ensaio da Cadência do Tigre

A Escola de Samba Império de Nova Iguaçu realiza amanhã, 22/11, em sua quadra, na Rua Júlio Louzada, 85 – bairro Nova América, em Nova Iguaçu, mais uma edição do seu workshop gratuito de Percussão, seguido do tradicional ensaio da Cadência do Tigre. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação de novos ritmistas, valorizar talentos da Baixada Fluminense e aproximar ainda mais a comunidade da escola. CONDUZIDA PELA PAIXÃO O workshop será conduzido pelo Mestre Marven: “Nossa bateria é construída pelo povo, pela paixão

Leia mais

Começa hoje o 5 Festival Mate com Angu de Cinema

Estreia hoje em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a 5ª edição do Festival Mate Com Angu de Cinema. Com o lema “Bora se ver no Cinema”, o evento celebra o cinema popular e autoral, levando a sétima arte para geral por meio de exibições em espaços públicos, escolas e em um novo centro cultural na região. CRÍTICO E PROVOCADOR O festival, uma produção da Mate Com Angu e da Circular Filmes, destaca a importância do cinema de proximidade, com um forte foco em exibir filmes

Leia mais

Magé recebe o 1º Festival Underground Literário dedicado à valorização da arte independente da Baixada Fluminense

Magé, na Baixada Fluminense, será palco neste final de semana (amanhã e domingo) do 1º Festival Underground Literário, um evento gratuito e multicultural dedicado à valorização da arte independente, da cultura urbana e da literatura produzida na Baixada Fluminense. A programação acontece no El Loco Eventos, no centro, reunindo atividades simultâneas em quatro espaços principais: Palco Underground, Palco Street, a Feira Literária e a Garagem Geek, área totalmente voltada ao universo pop e nerd. PRODUÇÃO INDEPENDENTE Idealizado pela Sound Wave Eventos e Estética Sonora Produções,

Leia mais

São Gonçalo Fest agita a região com grandes shows

O “São Gonçalo Fest” está de volta para celebrar o aniversário de 135 anos de São Gonçalo, município prospero da região metropolitana do Rio de Janeiro, e terra de gente famosa como Vini Junior, Juliana Paes e Claudia Leite.  O evento vai de hoje a segunda feira, na Arena São Gonçalo, reunindo grandes nomes do cenário musical e artistas locais. A PROGRAMAÇÃO DA FESTA O evento começa hoje com uma santa missa, celebrada por Dom José, com participação da Comunidade Divina Luz e  louvor com a banda Adora Samba. Em seguida é a vez do

Leia mais

Estudantes são premiados no Projeto Rio de Letras, da Firjan SESI, no Theatro Municipal

Estudantes de todo o estado, cujos textos foram selecionados por imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), estiveram no Theatro Municipal do Rio para receber a premiação do Rio de Letras 2025. O projeto é realizado pela Firjan SESI, com curadoria da ABL e parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). As 58 crônicas, contos e poesias de alunos do Ensino Médio das redes estadual e das Escolas Firjan SESI foram reunidas em um livro entregue durante a cerimônia, que contou com apresentações artísticas de

Leia mais

Grupo Artesão Teatro leva espetáculo que celebra encontros ancestrais em Nova Iguaçu

“Nos conhecer” é o que a palavra de origem africana “Nyogolon”, apresentada pelo griot e ator maliano Sotigui Kouyaté, significa. A palavra dá nome ao espetáculo do Grupo Artesão Teatro e é o equivalente ao que vários países pelo mundo chamam de teatro, referindo-se a um lugar de encontro, troca e abertura. O espetáculo “Nyogolon” é, portanto, um convite aberto para todos os moradores de Nova Iguaçu no mês de outubro. O grande encontro está marcado para o dia 19 de outubro, no Terreiro Ilé

Leia mais