Search
Close this search box.

LGBT+60: Corpos que Resistem

No dia 15 de janeiro, estreia no YouTube, o primeiro episódio da terceira temporada da série “LGBT+60: Corpos que Resistem“, premiada websérie que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas. A nova temporada vai trazer cinco episódios de 10 minutos, repletos de histórias inspiradoras e com uma perspectiva pouco comentada: a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a velhice em sua plenitude. Temas como a adoção e a constituição de uma família LGBT na terceira idade, a descoberta da transgeneridade após os 60, o preconceito, a solidão e a relações familiares são abordados nos novos episódios, que serão publicados ao longo do mês de janeiro. Desde que estreou, em 2018, a série de Yuri Alves Fernandes vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019) e será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo.

LGBT+60: histórias de resistência e conquistas marcam nova temporada da premiada websérie, que estreia dia 15 de janeiro

Relatos de amor, orgulho, superação, resistência e diversidade. A premiada websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas digitais, está de volta em sua terceira temporada, com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude.

Com estreia marcada para 15 de janeiro de 2024, os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – vão contar as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do Seu Franco, de 67 anos. Os episódios serão publicados no canal do YouTube da plataforma de jornalismo independente #Colabora (https://www.youtube.com/@colaborajornalismo) e nas redes sociais.

“LGBT+60” é um projeto que parte de uma ideia simples: ouvir histórias. “Mas são histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes gêneros e contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o diretor, roteirista e idealizador do projeto, Yuri Alves Fernandes. 

A equipe da websérie é composta majoritariamente por pessoas LGBT+, incluindo pessoas trans, como o codiretor Gab Meinberg. A produção é de Giulia da Graça. 

Desde que estreou, em 2018, vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021).

“Como homem gay e jornalista, eu sempre olhei com inquietação para vivências e assuntos da nossa comunidade que não estão sendo discutidos ou tendo muita visibilidade. No período de pesquisa, me chamou a atenção também uma reportagem sobre velhices LGBT+ na qual os entrevistados não mostravam os rostos por medo do preconceito. Aquilo me despertou várias coisas. Percebi que de fato a velhice LGBT+ tinha pouquíssimo espaço na mídia e, quando tinha, era invisibilizada de alguma forma. Essa falta de representatividade afeta todos os lados e gerações”, ressalta Yuri Alves Fernandes.

Além da nova temporada, a série também será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo, e já passou também pelo Museu da República, RJ.

Conheça os personagens de ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’

Na terceira temporada, prepare-se para se emocionar com novas e tocantes histórias. A paulistana Ana Carolina Apocalypse é a estrela do primeiro episódio. Verdadeiro fenômeno na internet, Ana Carolina tem mais de 100 mil seguidores e comemora seu aniversário de 65 anos, relatando aspectos da sua transição de gênero, realizada a partir dos 59 anos, quando ela assistiu a novela “A Força do Querer”, que trouxe pela primeira vez à teledramaturgia brasileira um processo de transição.

“Com os seus recortes, ‘LGBT+60’ mostra para toda a sociedade que não existe apenas um caminho traçado para nós. Existe, claro, o abandono resultado da intolerância familiar e da sociedade, que coloca muitos idosos, sobretudo pessoas trans, em variadas vulnerabilidades. Porém, existem diversos outros caminhos. O da construção do amor e do casamento; da construção da família e da paternidade ilustrado pelo Márcio na nova temporada; da sobrevivência e dos sonhos realizados, mesmo que tardiamente, como veremos com a Ana, o Seu Franco e com a Denise. O caminho da produtividade e da carreira, a exemplo da Luisa que segue brilhando nos palcos”, afirma Yuri Alves Fernandes.

A protagonista do segundo episódio é Denise Taynáh Leite, de 74 anos, mulher trans negra e carioca. Ativista, trabalha como Secretária dos Direitos LGBT+ na SEDSODH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e conta no episódio sobre violência familiar, sobre sua relação com o carnaval e a arte, sobre seus sete filhos e sobre o emocionante momento em que se entendeu mulher.

A história de amor e de coragem do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos, nascido e criado em Juiz de Fora, também é um dos destaques da série. Há dois anos, Márcio e o seu companheiro há 34 anos, Flávio, adotaram o jovem Phellipe. Hoje, a família vive unida, num ambiente de amor e acolhimento. 

Já o Seu Franco é um homem trans negro, de 67 anos, nascido em Porto Alegre, que saiu de casa aos 13 para morar nas ruas por não se sentir aceito. Aos 17, foi tomando consciência da sua identidade de gênero, mas somente anos depois se entendeu e se aceitou como uma pessoa transmasculina ao assistir uma entrevista com João Nery (convidado da primeira temporada de LGBT+60) na televisão.

No último episódio, a série relata os altos e baixos da carreira da drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, que relembra como se entendeu como um homem gay e artista, suas vivências fora do país, a perseguição e o preconceito contra as travestis e drag queens na ditadura, apresentações icônicas, a descoberta do HIV e conquistas tanto afetivas quanto profissionais.

A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável

Escola de Samba Império da Rainha é declarada campeã do carnaval de Londres

A Escola de Samba brasileira, o Império da Rainha, foi declarada recentemente campeã do carnaval de Londres. A escola levou para a avenida o enredo “Get Up, Stand Up with Império da Rainha”, celebrando a influência da cultura jamaicana nas sociedades britânica e brasileira. ALTOS VÔOS A escola, a única do Reino Unido liderada por uma mulher, foi fundada em 2024 por Liani Devito e já alcançou altos voos. Desde sua fundação, o Império da Rainha recebeu visitas de Gustavo

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Jaquelline Grohalski será coroada hoje como a nova musa da Escola de Samba Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio apresenta hoje em sua quadra, em Duque de Caxias, a bela modelo Jaquelline Grohalski como sua nova musa. Natural de Rondônia, no Norte do Brasil, Jaquelline promete levar para a Marques de Sapucaí a força, a alegria e a essência das mulheres do note do pais, e se transformar em um dos grandes destaques do carnaval 2026. O PODER DAS MULHERES NORTISTAS Atualmente vivendo na Europa, Jaquelline Grohalski retornou esta semana ao Brasil para viver

Leia mais

Inclusão que Transforma: Crianças de Duque de Caxias Vivem Experiência Única no McDonald’s

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tem sido palco de iniciativas que vem emocionando famílias e transformando realidades: o programa Momento Inclusivo, é uma delas. O programa é fruto da parceria entre a primeira dama Julia Gomes, a Secretária da Mulher, Gestão e Inclusão, Christina Barichello, e o Presidente dos Franqueados McDonald’s Brasil, Carlos Emilio Sartori. SORRISOS, APRENDIZADOS E DESCOBERTAS Mais do que um simples encontro, a ação abre portas para que mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social

Leia mais

Escola de Samba Império da Rainha é declarada campeã do carnaval de Londres

A Escola de Samba brasileira, o Império da Rainha, foi declarada recentemente campeã do carnaval de Londres. A escola levou para a avenida o enredo “Get Up, Stand Up with Império da Rainha”, celebrando a influência da cultura jamaicana nas sociedades britânica e brasileira. ALTOS VÔOS A escola, a única do Reino Unido liderada por uma mulher, foi fundada em 2024 por Liani Devito e já alcançou altos voos. Desde sua fundação, o Império da Rainha recebeu visitas de Gustavo

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Jaquelline Grohalski será coroada hoje como a nova musa da Escola de Samba Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio apresenta hoje em sua quadra, em Duque de Caxias, a bela modelo Jaquelline Grohalski como sua nova musa. Natural de Rondônia, no Norte do Brasil, Jaquelline promete levar para a Marques de Sapucaí a força, a alegria e a essência das mulheres do note do pais, e se transformar em um dos grandes destaques do carnaval 2026. O PODER DAS MULHERES NORTISTAS Atualmente vivendo na Europa, Jaquelline Grohalski retornou esta semana ao Brasil para viver

Leia mais

Inclusão que Transforma: Crianças de Duque de Caxias Vivem Experiência Única no McDonald’s

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tem sido palco de iniciativas que vem emocionando famílias e transformando realidades: o programa Momento Inclusivo, é uma delas. O programa é fruto da parceria entre a primeira dama Julia Gomes, a Secretária da Mulher, Gestão e Inclusão, Christina Barichello, e o Presidente dos Franqueados McDonald’s Brasil, Carlos Emilio Sartori. SORRISOS, APRENDIZADOS E DESCOBERTAS Mais do que um simples encontro, a ação abre portas para que mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social

Leia mais

“Amuleto”, longa-metragem do Mate com Angu, tem estreia nacional no Festival do Rio

O documentário “Amuleto”, dirigido por Heraldo HB e Igor Barradas, fará sua estreia nacional no sábado, 04/10, na Première Brasil do Festival do Rio, a maior vitrine do cinema brasileiro. O filme foi selecionado para a categoria “Competição – Documentário”, um reconhecimento da sua relevância e da sua potência narrativa e histórica. DITADURA MILITAR O filme resgata a história por trás de “O Amuleto de Ogum”, um faroeste místico de 1975 dirigido por Nelson Pereira dos Santos. A trama, que

Leia mais

Camila Beatriz é coroada rainha da Inocentes de Belford Roxo com vestido bordado com fios de ouro

Uma noite de luxo e glamour, essa é a melhor definição da festa de coroação da rainha Camila Beatriz, na quadra da Inocentes de Belford Roxo. E Camila não fez por menos: usou três roupas luxuosas, com materiais nobres, bordadas com fios de ouro, cristais swarovski e strass. ENTRADA TRIUNFAL Na tarde de sua coração, sob aplausos, Camila Beatriz fez uma entrada triunfal na quadra. Em seguida foi para o seu camarote decorado com flores naturais, tendo como destaque um

Leia mais

Ludmilla e Alexandre Pires na festa dos 35 anos de Queimados

A cidade de Queimados comemora 35 anos de sua emancipação. E, para celebrar a data, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial com shows de renomados nomes da música gospel, rap, sertanejo, pagode, além de apresentações de artistas locais. A festa, que este ano tem como tema  “Queimados Celebra”, começa hoje e vai até  domingo no Parque de Eventos, no bairro Pacaembu, com entrada franca. Ao som de louvores e adoração a primeira atração da festa será a banda Renascer Praise. Com mais de 30

Leia mais

Magé recebe o 1º Festival Underground Literário dedicado à valorização da arte independente da Baixada Fluminense

Magé, na Baixada Fluminense, será palco neste final de semana (amanhã e domingo) do 1º Festival Underground Literário, um evento gratuito e multicultural dedicado à valorização da arte independente, da cultura urbana e da literatura produzida na Baixada Fluminense. A programação acontece no El Loco Eventos, no centro, reunindo atividades simultâneas em quatro espaços principais: Palco Underground, Palco Street, a Feira Literária e a Garagem Geek, área totalmente voltada ao universo pop e nerd. PRODUÇÃO INDEPENDENTE Idealizado pela Sound Wave Eventos e Estética Sonora Produções,

Leia mais

Shopping Nova Iguaçu reforça compromisso com inclusão em ações para pessoas com TEA neste Natal

O Shopping Nova Iguaçu celebra a magia do Natal com um olhar especial para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ações oferecem opções de entretenimento para as famílias e apoiam iniciativas socioeducativas de instituições locais, reforçando o compromisso do empreendimento com a diversidade e o bem-estar.  Dentro deste conceito, o shopping recebe amanhã, das 10h às 16h, o projeto “Meus Superpoderes e Minhas Emoções!”, no Coworking, Piso 1. A atividade celebra a produção de livros autorais criados por crianças e

Leia mais

Teresa Cristina marca presença em ensaio da Acadêmicos de Niterói

No ultimo domingo, a cantora Teresa Cristina marcou presença no ensaio de rua da Acadêmicos de Niterói. Além de ser uma das compositoras do samba-enredo da escola, que vai homenagear o Presidente Lula na avenida, Teresa Cristina também participou da gravação da faixa oficial já disponível nas plataformas musicais. Além de Teresa, o ensaio contou com a presença dos compositores Paulo César Feital e André Diniz. VOU FESTEJAR Curtindo o domingo de samba, Teresa Cristina esquentou a comunidade cantando “Vou festejar”, de Beth Carvalho, levantando

Leia mais

Acaso Cultural fecha novembro com shows, microteatro e artes visuais em Botafogo, no Rio de Janeiro

O fim de novembro chega na Acaso Cultural, uma casa do início do século XX, no bairro Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que virou point nas noites cariocas, com uma programação musical que celebra a diversidade e a força das novas vozes da cena brasileira. Hoje, 27/11, a Acaso recebe o concerto “Rabeca-Voz-Violão”, que marca o encontro entre os músicos Caio Padilha e Guilherme Pimenta. NARRATIVAS, RITMOS E ANCESTALIDADE Ator, compositor e rabequeiro com 15 anos de carreira, Caio Padilha traz de

Leia mais

Oksana Bondareva e Leonardo de Checchi estreiam temporada de ‘O Quebra-Nozes’ no Rio de Janeiro

A magia do Natal ganhará vida no Rio de Janeiro com uma montagem grandiosa de ‘O Quebra-Nozes’, protagonizada por dois nomes consagrados da cena internacional: Oksana Bondareva, solista do lendário Teatro Mariinsky e reconhecida por sua expressividade e presença magnética no palco, e o italiano Leonardo de Checchi, aplaudido por sua técnica refinada e pelas conquistas em competições de prestígio mundial. Ambos foram recentemente laureados com o Capri Danza International 2025, um dos prêmios mais respeitados da dança europeia, e chegam à cidade para encantar

Leia mais

Com Sabor de Vitória

Nascido em Natividade, uma pequena cidade de um pouco mais de 15mil habitantes no norte fluminense, e morador de Queimados, o chef Fernando Gomes levou o nome da Baixada Fluminense para o pódio no concurso Sabores da Orla, o maior festival de gastronomia das praias carioca. Representando o Quiosque Pedra do Leme, o chef se classificou pra final do concurso em três categorias, conquistando o segundo lugar com o Prato Estrela -uma sardinha espalmada – e o Pastel Vegano da Pedra, carinhosamente apelidado de ‘Pastel do Pódio’. “O pastel

Leia mais

Vanessa Rangeli será coroada Rainha de Bateria da Acadêmicos de Niterói

Vanessa Rangeli se prepara para viver uma noite de emoções: a beldade será coroada no domingo, como nova rainha de bateria da Acadêmicos de Niterói, durante o lançamento do samba-enredo em homenagem ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na festa de apresentação do carnaval de 2026. Em sua estreia à frente da “Cadência de Niterói”, do Mestre Branco Ribeiro, na Marquês de Sapucaí, a nova majestade será coroada pelo amigo David Brazil, e promete surpresas e troca de figurinos para estrear com o pé direito

Leia mais

Mocidade Unida do Santa Marta faz hoje a final de samba-enredo para o Carnaval 2026

A Mocidade Unida do Santa Marta realiza hoje, em sua quadra, no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a aguardada finalíssima do seu Samba-Enredo para o Carnaval 2026. SAMBA É MINHA CACHAÇA Com o enredo “Samba É Minha Cachaça”, desenvolvido pela carnavalesca Carila Matzenbacher e pelo enredista Patrick Felipe, a azul e branco de Botafogo promete uma noite de muita emoção, musicalidade e celebração da cultura popular. O evento contará com show do grupo “Café Samba e Pingado”, apresentação

Leia mais

A Jaula, que estreia no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, testa os limites da condição humana

Quatro detentos, quatro histórias, quatro universos que se cruzam em uma cela onde o tempo parece não passar. Entre as paredes frias de uma prisão, cada personagem revela suas verdades, suas culpas e inocências. O carcereiro vigia, o advogado questiona, mas a dúvida permanece: quem realmente é culpado? E quem, afinal, tem o direito de julgar? UMA REFLEXÃO SOBRE JUSTIÇA E LIBERDADE Com estreia marcada para amanhã, 01/10, no Teatro Cândido Mendes, “A Jaula”, com texto e direção da atriz Laura Siena, mergulha nas profundezas

Leia mais

Comitivas da Universidade da Colômbia e da UFFRJ visitam o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na Baixada Fluminense

Nova Iguaçu recebeu no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, a visita de uma comitiva internacional formada por professores e alunos da Universidade Pedagógica da Colômbia, especialistas em Política Pública de Turismo. Em sua visita, a comitiva colombiana esteve acompanhada de um grupo de professores e alunos da UFRRJ, do curso de mestrado e doutorado de Patrimônio e Geografia, liderados pela professora Isabela Fogaça. OS ANFITRIÕES Recebendo os convidados, representando a Cidade de Nova Iguaçu, estiveram presentes o secretário de cultura Marcus Monteiro, o

Leia mais

Estilista Ari Mesquita celebra sexta vitória na Corte do Carnaval Carioca com fantasia da Rainha 2026

O estilista Ari Mesquita (@atelierarimesquita) reafirmou seu protagonismo no carnaval carioca ao conquistar sua sexta vitória no concurso da Corte do Carnaval. Este ano, o artista/estilista assinou a fantasia da campeã Caroline Xavier (@elaaxavier) eleita Rainha do Carnaval 2026, fortalecendo uma trajetória marcada por criatividade e excelência. “Ver meu trabalho brilhar através de mulheres tão talentosas é uma emoção que se renova a cada ano. A Caroline Xavier representou a força, a beleza e a verdadeira essência do carnaval carioca. Foi uma parceria intensa, de entrega

Leia mais