Search
Close this search box.

LGBT+60: Corpos que Resistem

No dia 15 de janeiro, estreia no YouTube, o primeiro episódio da terceira temporada da série “LGBT+60: Corpos que Resistem“, premiada websérie que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas. A nova temporada vai trazer cinco episódios de 10 minutos, repletos de histórias inspiradoras e com uma perspectiva pouco comentada: a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a velhice em sua plenitude. Temas como a adoção e a constituição de uma família LGBT na terceira idade, a descoberta da transgeneridade após os 60, o preconceito, a solidão e a relações familiares são abordados nos novos episódios, que serão publicados ao longo do mês de janeiro. Desde que estreou, em 2018, a série de Yuri Alves Fernandes vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019) e será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo.

LGBT+60: histórias de resistência e conquistas marcam nova temporada da premiada websérie, que estreia dia 15 de janeiro

Relatos de amor, orgulho, superação, resistência e diversidade. A premiada websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas digitais, está de volta em sua terceira temporada, com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude.

Com estreia marcada para 15 de janeiro de 2024, os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – vão contar as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do Seu Franco, de 67 anos. Os episódios serão publicados no canal do YouTube da plataforma de jornalismo independente #Colabora (https://www.youtube.com/@colaborajornalismo) e nas redes sociais.

“LGBT+60” é um projeto que parte de uma ideia simples: ouvir histórias. “Mas são histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes gêneros e contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o diretor, roteirista e idealizador do projeto, Yuri Alves Fernandes. 

A equipe da websérie é composta majoritariamente por pessoas LGBT+, incluindo pessoas trans, como o codiretor Gab Meinberg. A produção é de Giulia da Graça. 

Desde que estreou, em 2018, vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021).

“Como homem gay e jornalista, eu sempre olhei com inquietação para vivências e assuntos da nossa comunidade que não estão sendo discutidos ou tendo muita visibilidade. No período de pesquisa, me chamou a atenção também uma reportagem sobre velhices LGBT+ na qual os entrevistados não mostravam os rostos por medo do preconceito. Aquilo me despertou várias coisas. Percebi que de fato a velhice LGBT+ tinha pouquíssimo espaço na mídia e, quando tinha, era invisibilizada de alguma forma. Essa falta de representatividade afeta todos os lados e gerações”, ressalta Yuri Alves Fernandes.

Além da nova temporada, a série também será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo, e já passou também pelo Museu da República, RJ.

Conheça os personagens de ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’

Na terceira temporada, prepare-se para se emocionar com novas e tocantes histórias. A paulistana Ana Carolina Apocalypse é a estrela do primeiro episódio. Verdadeiro fenômeno na internet, Ana Carolina tem mais de 100 mil seguidores e comemora seu aniversário de 65 anos, relatando aspectos da sua transição de gênero, realizada a partir dos 59 anos, quando ela assistiu a novela “A Força do Querer”, que trouxe pela primeira vez à teledramaturgia brasileira um processo de transição.

“Com os seus recortes, ‘LGBT+60’ mostra para toda a sociedade que não existe apenas um caminho traçado para nós. Existe, claro, o abandono resultado da intolerância familiar e da sociedade, que coloca muitos idosos, sobretudo pessoas trans, em variadas vulnerabilidades. Porém, existem diversos outros caminhos. O da construção do amor e do casamento; da construção da família e da paternidade ilustrado pelo Márcio na nova temporada; da sobrevivência e dos sonhos realizados, mesmo que tardiamente, como veremos com a Ana, o Seu Franco e com a Denise. O caminho da produtividade e da carreira, a exemplo da Luisa que segue brilhando nos palcos”, afirma Yuri Alves Fernandes.

A protagonista do segundo episódio é Denise Taynáh Leite, de 74 anos, mulher trans negra e carioca. Ativista, trabalha como Secretária dos Direitos LGBT+ na SEDSODH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e conta no episódio sobre violência familiar, sobre sua relação com o carnaval e a arte, sobre seus sete filhos e sobre o emocionante momento em que se entendeu mulher.

A história de amor e de coragem do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos, nascido e criado em Juiz de Fora, também é um dos destaques da série. Há dois anos, Márcio e o seu companheiro há 34 anos, Flávio, adotaram o jovem Phellipe. Hoje, a família vive unida, num ambiente de amor e acolhimento. 

Já o Seu Franco é um homem trans negro, de 67 anos, nascido em Porto Alegre, que saiu de casa aos 13 para morar nas ruas por não se sentir aceito. Aos 17, foi tomando consciência da sua identidade de gênero, mas somente anos depois se entendeu e se aceitou como uma pessoa transmasculina ao assistir uma entrevista com João Nery (convidado da primeira temporada de LGBT+60) na televisão.

No último episódio, a série relata os altos e baixos da carreira da drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, que relembra como se entendeu como um homem gay e artista, suas vivências fora do país, a perseguição e o preconceito contra as travestis e drag queens na ditadura, apresentações icônicas, a descoberta do HIV e conquistas tanto afetivas quanto profissionais.

A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável

Para rir e se emocionar União Instável entra em cartaz no Teatro Del’Art, na Barra da Tijuca

Os atores Felipe Reis e Rose Moraes convidam para a estreia do espetáculo “União Instável”, que entra em cartaz na sexta feira, 03/10, no Teatro Del’Art, no Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca. “União Instável é uma comédia romântica contemporânea que traduz, no palco, o que todos vivem fora dele: a busca por equilíbrio entre o coração, a convivência e os recomeços que sempre nos surpreendem”, comenta Felipe Reis, que além de ator, é um dos produtores do espetáculo.

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu

Leia mais

Projeto social “As 15 Primaveras” promete emocionar 15 meninas de comunidades do Rio de Janeiro

O projeto social “As 15 Primaveras”, idealizado pelo promoter e empresário David Santiago, promove mais uma edição da celebração que realiza o sonho de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. UMA NOITE DE SONHOS A festa, que vai acontecer na segunda feira (15/12) na Casa de Festas Além dos Sonhos, na Ilha de Guaratiba, reunirá 15 debutantes sob o comando da cerimonialista Rosi Medeiros. As meninas são selecionadas obedecendo alguns critérios, como mérito escolar, disciplina e comportamento. Todas indicadas

Leia mais

Festival Diversidades celebra a Inclusão Cultural em Magé

A Associação Pestalozzi de Magé realiza hoje, das 10h às 16h, na sede da instituição, o Festival Diversidades, um grande encontro cultural que valoriza a arte como instrumento de inclusão e transformação social, com entrada gratuita e programação totalmente acessível. ARTE QUE INCLUI E UNE Com o tema “Arte que inclui, cultura que une”, o festival é o apogeu de oficinas de teatro, dança, música e capoterapia realizadas ao longo do ano, com prioridade para pessoas com deficiência. O público

Leia mais

Para rir e se emocionar União Instável entra em cartaz no Teatro Del’Art, na Barra da Tijuca

Os atores Felipe Reis e Rose Moraes convidam para a estreia do espetáculo “União Instável”, que entra em cartaz na sexta feira, 03/10, no Teatro Del’Art, no Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca. “União Instável é uma comédia romântica contemporânea que traduz, no palco, o que todos vivem fora dele: a busca por equilíbrio entre o coração, a convivência e os recomeços que sempre nos surpreendem”, comenta Felipe Reis, que além de ator, é um dos produtores do espetáculo.

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu

Leia mais

Projeto social “As 15 Primaveras” promete emocionar 15 meninas de comunidades do Rio de Janeiro

O projeto social “As 15 Primaveras”, idealizado pelo promoter e empresário David Santiago, promove mais uma edição da celebração que realiza o sonho de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. UMA NOITE DE SONHOS A festa, que vai acontecer na segunda feira (15/12) na Casa de Festas Além dos Sonhos, na Ilha de Guaratiba, reunirá 15 debutantes sob o comando da cerimonialista Rosi Medeiros. As meninas são selecionadas obedecendo alguns critérios, como mérito escolar, disciplina e comportamento. Todas indicadas

Leia mais

Festival Diversidades celebra a Inclusão Cultural em Magé

A Associação Pestalozzi de Magé realiza hoje, das 10h às 16h, na sede da instituição, o Festival Diversidades, um grande encontro cultural que valoriza a arte como instrumento de inclusão e transformação social, com entrada gratuita e programação totalmente acessível. ARTE QUE INCLUI E UNE Com o tema “Arte que inclui, cultura que une”, o festival é o apogeu de oficinas de teatro, dança, música e capoterapia realizadas ao longo do ano, com prioridade para pessoas com deficiência. O público

Leia mais

A união que faz a força e transforma uma roda de samba numa grande festa de bambas

A união de duas forças das mais relevantes da Baixada Fluminense: o SAMBAIXADA – O Samba da Baixada Fluminense e o QG dos Compositores e Amigos do Bezerra da Silva, realizam no domingo, 26/10, as 17 horas, da melhor roda de samba da Baixada Fluminense. O local escolhido para o grande encontro é a já tradicional Praça Vitória, na Avenida Luz, em Nova Iguaçu. SAMBAS ANTOLÓGICOS Nomes de projeção nacional como Cremilson Bico Doce, um dos intérpretes oficiais da Mangueira;

Leia mais

Depois de cinco anos ausente do Natal, Árvore do Rio é o espetáculo mais esperado no final de semana do Rio de Janeiro

A Árvore do Rio segue iluminando a Lagoa Rodrigo de Freitas com uma agenda especial no fim de semana, reunindo música, dança, feira de Natal e o tradicional acendimento, que é um espetáculo aguardado todos os dias. BRASILIDADE E RITMOS DANÇANTES No sábado (13/12), as atividades começam às 17h com a DJ Thaís Rodrigues com um set repleto de brasilidade e ritmos dançantes. Logo após, às 19h, acontece o momento mais aguardado: o acendimento da Árvore do Rio. As luzes de Natal tomam conta

Leia mais

Feira Olhar Nordestino comemora o reconhecimento como Ponto de Cultura em sua 5ª edição

No dia 17 de dezembro o Patronato de Nova Iguaçu convida as famílias para a edição anual da Feira Olhar Nordestino como parte das festividades tradicionais de encerramento das oficinas nordestinas realizadas durante o ano. O evento, com grande produção, busca celebrar a cultura nordestina com muita música, gastronomia, apresentações artísticas e oficinas de artesanato, dança e maracatu. A edição de 2025 comemora também a nomeação a Ong Nacional de Tradições Nordestinas e Populares como Ponto de Cultura. PONTO DE CULTURA Ponto de Cultura é

Leia mais

Depois de cinco anos ausente do Natal, Árvore do Rio é o espetáculo mais esperado no final de semana do Rio de Janeiro

A Árvore do Rio segue iluminando a Lagoa Rodrigo de Freitas com uma agenda especial no fim de semana, reunindo música, dança, feira de Natal e o tradicional acendimento, que é um espetáculo aguardado todos os dias. BRASILIDADE E RITMOS DANÇANTES No sábado (13/12), as atividades começam às 17h com a DJ Thaís Rodrigues com um set repleto de brasilidade e ritmos dançantes. Logo após, às 19h, acontece o momento mais aguardado: o acendimento da Árvore do Rio. As luzes de Natal tomam conta da Lagoa Rodrigo de Freitas

Leia mais

Parada LGBTI+ de Madureira reforça a luta contra o feminicídio e a LGBTfobia

Mais do que uma celebração, a Parada LGBTI+ de Madureira é um movimento de conscientização e luta pelos direitos da comunidade que hoje tem cerca de 20 milhões de pessoas e representa 12% da população adulta brasileira, segundo dados do Datafolha. O evento, que acontecerá no Parque Madureira no domingo (14/12), há 22 anos reúne celebridades, formadores de opinião, militantes e, sobretudo, pessoas que entendem a importância de se trazer temas relevantes para o cenário LGBTI+. MILTON CUNHA, PAPEL SOCIAL Idealizada por Loren do Buá

Leia mais

Projeto social “As 15 Primaveras” promete emocionar 15 meninas de comunidades do Rio de Janeiro

O projeto social “As 15 Primaveras”, idealizado pelo promoter e empresário David Santiago, promove mais uma edição da celebração que realiza o sonho de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. UMA NOITE DE SONHOS A festa, que vai acontecer na segunda feira (15/12) na Casa de Festas Além dos Sonhos, na Ilha de Guaratiba, reunirá 15 debutantes sob o comando da cerimonialista Rosi Medeiros. As meninas são selecionadas obedecendo alguns critérios, como mérito escolar, disciplina e comportamento. Todas indicadas por associações de moradores e

Leia mais

TopShopping Nova Iguaçu inova com a primeira árvore de Natal giratória do Rio 

No tema Natal Encantado, a decoração natalina do TopShopping Nova Iguaçu une a intensidade marcante do rubi ao brilho do dourado, colorindo com a tradicional cor do Natal a principal Praça de Eventos do shopping. ÁRVORE GIRATÓRIA De muito bom gosto, o destaque esse ano vai para a árvore giratória com 8 metros de altura sobre uma base de 2 metros revestida de espelhos, proporcionando um efeito visual especial.  Fazendo jus à tradição natalina, o cenário conta com um presépio e também trono Pet, uma

Leia mais

Jehane Saade, Autêntica e Intimista

Autêntica é o novo pocket show de Jehane Saade, artista multifacetada que une voz doce, timbre inconfundível, forte presença cênica e uma habilidade rara de conduzir histórias. No palco, Saade costura poesia, música e performance em uma narrativa viva que atravessa memórias, afetos e diferentes fases de sua trajetória artística. A apresentação única acontece hoje no Little Club, no icônico Beco das Garrafas, berço da bossa nova nos anos 50. A noite se inicia com o show de Wilson Meirelles, em homenagem a Jorge Ben

Leia mais

Ballet Stagium apresenta hoje no Tetro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o espetáculo “Memória e Adoniran”

Uma dica imperdível para quem estiver passeando pela terra da garoa: O Teatro Sérgio Cardoso, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), recebe hoje o espetáculo “Memória e Adoniran”, do Ballet Stagium. O UNIVERSO LÍRICO DE ADONIRAN Dividido em duas partes, “Memória e Adoniran” apresenta a obra Memória, que resgata coreografias marcantes da trajetória da companhia e reafirma a linguagem construída por Décio Otero. Na sequência, Adoniran leva para o palco o universo lírico e cotidiano das canções de Adoniran Barbosa.

Leia mais

Oldd Simão leva ao palco do Teatro Brigitte Blair o espetáculo “Encantos de Nzila Vol. 4”

O cantor, compositor e produtor artístico Oldd Simão, um dos nomes mais versáteis da nova cena musical contemporânea, apresenta amanhã, 03/10, no Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, a quarta edição do espetáculo “Encantos de Nzila”, um show que mistura ancestralidade, performance e releituras marcantes da música brasileira e latino-ibérica. PERFORMÁTICO Radicado em Madri, Oldd Simão construiu sua trajetória unindo música, teatro e dança, o que lhe garante um estilo único e performático. Graduado em Produção Fonográfica pela Universidade Estácio de Sá, o artista ampliou sua

Leia mais

Inteligência Artificial: Firjan IEL promove workshop sobre melhores práticas às empresas da Baixada Fluminense

Com o objetivo de apresentar as novas oportunidades para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a competitividade dos negócios, a Firjan IEL promove amanhã, 05/11, das 10h as 14h, nas instalações da Firjan Nova Iguaçu e Região, workshop sobre aplicação estratégica da Inteligência Artificial (IA) para empresas da Baixada Fluminense, Durante o evento, serão abordados conceitos básicos de IA, para o melhor entendimento de como essa tecnologia funciona, mostrando as aplicações práticas que podem contribuir para a resolução de problemas reais da indústria e apresentar as ferramentas e

Leia mais

O Amuleto da Baixada na maior vitrine do Cinema Brasileiro

Muitos anos se passaram, mas, quem vive de cinema no Brasil, e das artes numa forma geral, nunca perde a esperança. No início de 2016 – há quase dez anos, portanto – num desses encontros casuais na Baixada Fluminense, Heraldo HB me contava a dificuldade de se fazer cinema na região, sem apoio, mas com uma força extraordinária, característica imprescindível dos grandes criadores. Na época, ele e Igor Barradas, reunia ideias e parcerias para concluir o que viria a ser o grande filme de suas

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz parte ainda da programação uma

Leia mais

Firjan SESI investe mais de R$ 3 milhões em edital que irá selecionar 90 projetos artístico-culturais

A Firjan SESI está com inscrições abertas para o Mosaico Rio, Edital de Cultura que irá selecionar e contratar 90 projetos artístico-culturais inéditos e não inéditos. O investimento para a realização do Mosaico Rio é de mais de R$ 3 milhões e 200 mil. As categorias estão divididas entre obras inéditas, contemplando o teatro adulto e juvenil, circo, dança, música, fotografia e multilinguagem, e não inéditas em literatura e circuitos de espetáculos teatrais adultos e para crianças. TEATROS E ESCOLAS De acordo com o edital,

Leia mais