Search
Close this search box.

LGBT+60: Corpos que Resistem

No dia 15 de janeiro, estreia no YouTube, o primeiro episódio da terceira temporada da série “LGBT+60: Corpos que Resistem“, premiada websérie que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas. A nova temporada vai trazer cinco episódios de 10 minutos, repletos de histórias inspiradoras e com uma perspectiva pouco comentada: a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a velhice em sua plenitude. Temas como a adoção e a constituição de uma família LGBT na terceira idade, a descoberta da transgeneridade após os 60, o preconceito, a solidão e a relações familiares são abordados nos novos episódios, que serão publicados ao longo do mês de janeiro. Desde que estreou, em 2018, a série de Yuri Alves Fernandes vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019) e será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo.

LGBT+60: histórias de resistência e conquistas marcam nova temporada da premiada websérie, que estreia dia 15 de janeiro

Relatos de amor, orgulho, superação, resistência e diversidade. A premiada websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas digitais, está de volta em sua terceira temporada, com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude.

Com estreia marcada para 15 de janeiro de 2024, os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – vão contar as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do Seu Franco, de 67 anos. Os episódios serão publicados no canal do YouTube da plataforma de jornalismo independente #Colabora (https://www.youtube.com/@colaborajornalismo) e nas redes sociais.

“LGBT+60” é um projeto que parte de uma ideia simples: ouvir histórias. “Mas são histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes gêneros e contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o diretor, roteirista e idealizador do projeto, Yuri Alves Fernandes. 

A equipe da websérie é composta majoritariamente por pessoas LGBT+, incluindo pessoas trans, como o codiretor Gab Meinberg. A produção é de Giulia da Graça. 

Desde que estreou, em 2018, vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021).

“Como homem gay e jornalista, eu sempre olhei com inquietação para vivências e assuntos da nossa comunidade que não estão sendo discutidos ou tendo muita visibilidade. No período de pesquisa, me chamou a atenção também uma reportagem sobre velhices LGBT+ na qual os entrevistados não mostravam os rostos por medo do preconceito. Aquilo me despertou várias coisas. Percebi que de fato a velhice LGBT+ tinha pouquíssimo espaço na mídia e, quando tinha, era invisibilizada de alguma forma. Essa falta de representatividade afeta todos os lados e gerações”, ressalta Yuri Alves Fernandes.

Além da nova temporada, a série também será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo, e já passou também pelo Museu da República, RJ.

Conheça os personagens de ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’

Na terceira temporada, prepare-se para se emocionar com novas e tocantes histórias. A paulistana Ana Carolina Apocalypse é a estrela do primeiro episódio. Verdadeiro fenômeno na internet, Ana Carolina tem mais de 100 mil seguidores e comemora seu aniversário de 65 anos, relatando aspectos da sua transição de gênero, realizada a partir dos 59 anos, quando ela assistiu a novela “A Força do Querer”, que trouxe pela primeira vez à teledramaturgia brasileira um processo de transição.

“Com os seus recortes, ‘LGBT+60’ mostra para toda a sociedade que não existe apenas um caminho traçado para nós. Existe, claro, o abandono resultado da intolerância familiar e da sociedade, que coloca muitos idosos, sobretudo pessoas trans, em variadas vulnerabilidades. Porém, existem diversos outros caminhos. O da construção do amor e do casamento; da construção da família e da paternidade ilustrado pelo Márcio na nova temporada; da sobrevivência e dos sonhos realizados, mesmo que tardiamente, como veremos com a Ana, o Seu Franco e com a Denise. O caminho da produtividade e da carreira, a exemplo da Luisa que segue brilhando nos palcos”, afirma Yuri Alves Fernandes.

A protagonista do segundo episódio é Denise Taynáh Leite, de 74 anos, mulher trans negra e carioca. Ativista, trabalha como Secretária dos Direitos LGBT+ na SEDSODH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e conta no episódio sobre violência familiar, sobre sua relação com o carnaval e a arte, sobre seus sete filhos e sobre o emocionante momento em que se entendeu mulher.

A história de amor e de coragem do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos, nascido e criado em Juiz de Fora, também é um dos destaques da série. Há dois anos, Márcio e o seu companheiro há 34 anos, Flávio, adotaram o jovem Phellipe. Hoje, a família vive unida, num ambiente de amor e acolhimento. 

Já o Seu Franco é um homem trans negro, de 67 anos, nascido em Porto Alegre, que saiu de casa aos 13 para morar nas ruas por não se sentir aceito. Aos 17, foi tomando consciência da sua identidade de gênero, mas somente anos depois se entendeu e se aceitou como uma pessoa transmasculina ao assistir uma entrevista com João Nery (convidado da primeira temporada de LGBT+60) na televisão.

No último episódio, a série relata os altos e baixos da carreira da drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, que relembra como se entendeu como um homem gay e artista, suas vivências fora do país, a perseguição e o preconceito contra as travestis e drag queens na ditadura, apresentações icônicas, a descoberta do HIV e conquistas tanto afetivas quanto profissionais.

A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável

Festival de performance LAB CORPO ocupa Maré, Duque de Caxias e Centro do Rio com arte dissidente e transformação social

De sexta a domingo, o Rio de Janeiro será palco do Festival de Performance Lab Corpo, evento gratuito e multilinguagem que ocupará três territórios distintos: no Centro de Artes da Maré; no Gomeia Galpão Criativo, em  Duque de Caxias;  e no Amarathi Hub Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, com uma programação intensa voltada à celebração da cultura LGBTQIAPN+, à descentralização dos circuitos culturais e ao fortalecimento de vínculos entre arte, território e transformação social. Promovido pelo Coletivo Lab

Leia mais

Festival Mate com Angu de Cinema Popular promove a Baixada em 1 minuto

O 5º Festival Mate Com Angu de Cinema Popular está com as inscrições abertas para o concurso “Baixada 1 Minuto”, que convida moradores e nascidos na Baixada Fluminense a criar vídeos de até um minuto sobre a região. O prazo final para participar foi prorrogado para 31 de agosto, uma oportunidade para que a população local mostre seu talento e sua visão da Baixada. PRÊMIOS O concurso aceita vídeos nos mais variados formatos – ficção, documentário, experimental, poesia visual –

Leia mais

ZIMBA, espetáculo da Cia de Teatro AR Cênico, estreia na Casa de Cultura de Nova Iguaçu

Entre a mesa de cirurgia e o palco, um paciente submetido à retirada de um tumor cerebral atravessa as fronteiras da realidade, entre memórias e delírios. No torpor da anestesia, seu corpo se transfigura, agora abriga o espírito de Ziembinski, o lendário ator e diretor teatral que ficou conhecido por Zimba. O hospital então cede lugar ao delírio teatral. Entre luzes frias e ecos de máquinas, o protagonista escreve — ou sonha que escreve — uma peça. UM MERGULHO NO

Leia mais

Vem aí o 1º Festival Cultural Arcádia Cultural Top Shopping

A Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos da Arte e da Cultura, é uma entidade da sociedade civil cuja missão principal é fomentar iniciativas artísticas e culturais em Nova Iguaçu, um dos mais importantes municípios da Baixada Fluminense. Atualmente presidida pela bailarina Tereza Petsold, a instituição promete movimentar neste final de semana a cena cultural da Baixada, com a realização do 1º Festival Cultural Arcádia Top Shopping, reunindo artistas e público com uma programação gratuita que vai do teatro às artes

Leia mais

Festival de performance LAB CORPO ocupa Maré, Duque de Caxias e Centro do Rio com arte dissidente e transformação social

De sexta a domingo, o Rio de Janeiro será palco do Festival de Performance Lab Corpo, evento gratuito e multilinguagem que ocupará três territórios distintos: no Centro de Artes da Maré; no Gomeia Galpão Criativo, em  Duque de Caxias;  e no Amarathi Hub Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, com uma programação intensa voltada à celebração da cultura LGBTQIAPN+, à descentralização dos circuitos culturais e ao fortalecimento de vínculos entre arte, território e transformação social. Promovido pelo Coletivo Lab

Leia mais

Festival Mate com Angu de Cinema Popular promove a Baixada em 1 minuto

O 5º Festival Mate Com Angu de Cinema Popular está com as inscrições abertas para o concurso “Baixada 1 Minuto”, que convida moradores e nascidos na Baixada Fluminense a criar vídeos de até um minuto sobre a região. O prazo final para participar foi prorrogado para 31 de agosto, uma oportunidade para que a população local mostre seu talento e sua visão da Baixada. PRÊMIOS O concurso aceita vídeos nos mais variados formatos – ficção, documentário, experimental, poesia visual –

Leia mais

ZIMBA, espetáculo da Cia de Teatro AR Cênico, estreia na Casa de Cultura de Nova Iguaçu

Entre a mesa de cirurgia e o palco, um paciente submetido à retirada de um tumor cerebral atravessa as fronteiras da realidade, entre memórias e delírios. No torpor da anestesia, seu corpo se transfigura, agora abriga o espírito de Ziembinski, o lendário ator e diretor teatral que ficou conhecido por Zimba. O hospital então cede lugar ao delírio teatral. Entre luzes frias e ecos de máquinas, o protagonista escreve — ou sonha que escreve — uma peça. UM MERGULHO NO

Leia mais

Vem aí o 1º Festival Cultural Arcádia Cultural Top Shopping

A Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos da Arte e da Cultura, é uma entidade da sociedade civil cuja missão principal é fomentar iniciativas artísticas e culturais em Nova Iguaçu, um dos mais importantes municípios da Baixada Fluminense. Atualmente presidida pela bailarina Tereza Petsold, a instituição promete movimentar neste final de semana a cena cultural da Baixada, com a realização do 1º Festival Cultural Arcádia Top Shopping, reunindo artistas e público com uma programação gratuita que vai do teatro às artes

Leia mais

O Festival Guapi Festeja Viseu! é uma viagem cultural e sensorial que conecta Brasil e Portugal

Imagine um lugar onde o friozinho da serra combina com aromas da culinária portuguesa, o som das danças folclóricas ecoa pelas praças e os sabores te levam direto ao coração da Europa com o tempero brasileiro — isto sem sair do Rio de Janeiro. Assim é o Guapi Festeja Viseu!, festival que chega à sua segunda edição de sexta a domingo, 4 a 6 de julho, transformando a Praça Jardim da Cotia, em Guapimirim (RJ), em um verdadeiro portal cultural

Leia mais

APAE – Mesquita comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Associação de Pais e Amigos de Mesquita, a APAE,  realizou ontem, em sua sede, a solenidade de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Instituição comprometida com a inclusão e a acessibilidade, o evento tem o objetivo de promover a conscientização e o apoio às pessoas com deficiência. Durante a semana, que vai até o dia 28 de agosto, serão realizadas diversas atividades, incluindo palestras e ações de conscientização. “Estamos ansiosos em promover a conscientização

Leia mais

O quarto Baião nas águas da Guanabara

O autor, teatrólogo, diretor e ator Vinicius Baião lança hoje, às 18h, na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio, o livro “Turmalina 18-50”, baseado no premiado espetáculo do mesmo nome da Cia Cerne, de São João de Meriti. TURMALINA 18-50 “Turmalina 18-50” refez os caminhos percorridos por João Cândido, marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, um marco na luta por igualdade racial no país e que foi esquecido, como tantos outros heróis populares do Brasil. O marinheiro nasceu em Encruzilhada, no Rio Grande

Leia mais

Com Sabor de Vitória

Nascido em Natividade, uma pequena cidade de um pouco mais de 15mil habitantes no norte fluminense, e morador de Queimados, o chef Fernando Gomes levou o nome da Baixada Fluminense para o pódio no concurso Sabores da Orla, o maior festival de gastronomia das praias carioca. Representando o Quiosque Pedra do Leme, o chef se classificou pra final do concurso em três categorias, conquistando o segundo lugar com o Prato Estrela -uma sardinha espalmada – e o Pastel Vegano da Pedra, carinhosamente apelidado de ‘Pastel do Pódio’. “O pastel

Leia mais

Criada no complexo da Maré, Kaê Guajajara é a primeira mulher indígena a se apresentar no The Town

Nascida em Mirinzal, no Maranhão, e criada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Kaê Guajajara, uma mulher indígena, faz sua estreia hoje, as 13 horas, no Palco Factory, no The Town, em São Paulo, com um show que celebra a prosperidade indígena e a diversidade em todas as suas formas. Primeira mulher indígena no The Town, Kaê prepara uma apresentação inédita baseada em seu terceiro álbum de estúdio, Forest Club, que foi lançado no ano passado, misturando ritmos como funk, french house, amapiano e eletrônica com

Leia mais

Top Shopping realiza no final de semana a 5ª Edição do Festival do Café – Brasil na Xícara

Aguardada pelos apreciadores de Cafés Especiais, a 5ª edição do Festival do Café – Brasil na Xícara, vai acontecer neste final de semana na Praça de Eventos do TopShopping Nova Iguaçu.  Com cerca de 20 expositores, o público terá a oportunidade de conhecer várias marcas de cafés e torrefações, tais como a Doko Cafés, Café no Chalé, Lab Cup, Grão da Arca Cafés, Mizani, Cafeteria Gaby Fontes, entre outras, e produtos diversos como doces de café Teu Doce, Café Caramello e Batidas de Café. PALESTRAS E DEGUSTAÇÕES

Leia mais

Personalidades Históricas de Iguassú – Império resgata a memória de 32 personagens da história da antiga Villa de Iguassú

Com o objetivo de resgatar a memória de personagens que viveram ou atuaram na  antiga Villa de Iguassú (atual Nova Iguaçu), no período imperial, e que ajudaram a moldar a identidade cultural e social da região e do Brasil, um grupo de notáveis historiadores e pesquisadores lançam hoje, no Quintal das Artes, no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu, o livro “Personalidades Históricas de Iguassú – Império”. GRANDE IGUASSÚ A obra reúne a história de 32 personagens da “Grande Iguassú” do século XIX, composta

Leia mais

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena com espetáculo em vários pontos da cidade 

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, com espetáculo em vários pontos da cidade  Depois de um longo intervalo – a última edição foi realizada em 2017-, o Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, idealizado pelo ator e produtor Leandro Santanna, com coordenação do ator Marcelo Viégas, volta a cena cultural na cidade onde nasceu e leva o seu nome. Em sua 10ª Edição, o evento, que tem o apoio da Unirio, será realizado de hoje a sábado nas

Leia mais

DICA EXTRAVIP: No inverno, Fogo de Chão lança novas receitas na Mesa de Saladas

O inverno no Brasil começa oficialmente no dia 21 de junho e nada melhor do que aproveitar o clima frio com uma gastronomia que acolhe, surpreende e aquece. Pensando nisso, o Fogo de Chão preparou um cardápio exclusivo para a estação. Entre as novidades, dois pratos ganham destaque na Mesa de Saladas: o Homus com abóbora, queijo feta e sementes de romã, uma combinação criativa e saborosa, e a Sopa de abóbora com batata-doce, um  convite perfeito para curtir o inverno com muito mais sabor.

Leia mais

Artista de Duque de Caxias embarca para a Amazônia em projeto que transforma palafitas em arte

A artista visual Clarissa Barbosa, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, embarca em uma jornada única que une arte, natureza e transformação social. Ela segue rumo ao Amazonas para integrar o projeto Palafita e Arte, uma iniciativa sociocultural que vai colorir as casas de palafita da comunidade ribeirinha de Boca da Valéria, nas margens do Rio Amazonas, próxima a Parintins. Idealizado pelo artista Freyzer Andrade, fundador do Instituto Serra da Valéria, o projeto reúne artistas de diferentes partes do país com a missão de

Leia mais

Festival de performance LAB CORPO ocupa Maré, Duque de Caxias e Centro do Rio com arte dissidente e transformação social

De sexta a domingo, o Rio de Janeiro será palco do Festival de Performance Lab Corpo, evento gratuito e multilinguagem que ocupará três territórios distintos: no Centro de Artes da Maré; no Gomeia Galpão Criativo, em  Duque de Caxias;  e no Amarathi Hub Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, com uma programação intensa voltada à celebração da cultura LGBTQIAPN+, à descentralização dos circuitos culturais e ao fortalecimento de vínculos entre arte, território e transformação social. Promovido pelo Coletivo Lab Corpo, o festival reúne shows,

Leia mais

Festival de Ogans Vozes e Tambores leva música e tradição dos terreiros para espaços públicos da Baixada Fluminense

Para celebrar a importância cultural das religiões do candomblé e da umbanda, conectando ritmo, canto, dança e história em apresentações e rodas de conversa sobre as tradições de matriz africana, a Portão de Ferro realiza de hoje a domingo o Festival de Ogans Vozes e Tambores. O evento, realizado em espaços públicos nas cidades de Duque de Caxias, Nilópolis e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, tem o objetivo de celebrar e valorizar os diferentes estilos de percussão de cada território, aproximando o público das tradições

Leia mais

O médico Joé Sestello recebe o título de acadêmico titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro

A Academia de Medicina do Rio de Janeiro (ACAMERJ) realiza hoje, às 18h, a sessão solene de posse do diretor presidente da Unimed Nova Iguaçu, Joé Sestello, como acadêmico titular da cadeira de nº 20 da instituição. A cerimônia será realizada no Núcleo de Estudos de Biomassa e Gerenciamento de Águas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói. HOMENAGENS Cirurgião vascular e angiologista , o doutor Joé Sestello é um dos médicos de maior prestígio da Baixada. Entre várias participações acadêmicas em seminários e congressos

Leia mais

Vinícius Rodrigues é o novo Diretor Artístico da Acadêmicos de Niterói

Após desenvolver um grande espetáculo para a noite dos enredos, apresentado pela agremiação na Cidade do Samba, Vinícius Rodrigues foi anunciado como novo Diretor Artístico da Acadêmicos de Niterói. O profissional é dançarino, professor e coreógrafo e reforçará a equipe da escola azul e branca rumo a estreia no Grupo Especial na Marques de Sapucaí, no carnaval de 2026. Nascido e criado no mundo do samba, Vinícius Rodrigues começou oficialmente como passista aos 5 anos de idade na Beija-Flor de Nilópolis, depois migrou para o

Leia mais