Search
Close this search box.

LGBT+60: Corpos que Resistem

No dia 15 de janeiro, estreia no YouTube, o primeiro episódio da terceira temporada da série “LGBT+60: Corpos que Resistem“, premiada websérie que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas. A nova temporada vai trazer cinco episódios de 10 minutos, repletos de histórias inspiradoras e com uma perspectiva pouco comentada: a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a velhice em sua plenitude. Temas como a adoção e a constituição de uma família LGBT na terceira idade, a descoberta da transgeneridade após os 60, o preconceito, a solidão e a relações familiares são abordados nos novos episódios, que serão publicados ao longo do mês de janeiro. Desde que estreou, em 2018, a série de Yuri Alves Fernandes vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019) e será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo.

LGBT+60: histórias de resistência e conquistas marcam nova temporada da premiada websérie, que estreia dia 15 de janeiro

Relatos de amor, orgulho, superação, resistência e diversidade. A premiada websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas digitais, está de volta em sua terceira temporada, com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de cinco brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude.

Com estreia marcada para 15 de janeiro de 2024, os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – vão contar as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do Seu Franco, de 67 anos. Os episódios serão publicados no canal do YouTube da plataforma de jornalismo independente #Colabora (https://www.youtube.com/@colaborajornalismo) e nas redes sociais.

“LGBT+60” é um projeto que parte de uma ideia simples: ouvir histórias. “Mas são histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes gêneros e contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o diretor, roteirista e idealizador do projeto, Yuri Alves Fernandes. 

A equipe da websérie é composta majoritariamente por pessoas LGBT+, incluindo pessoas trans, como o codiretor Gab Meinberg. A produção é de Giulia da Graça. 

Desde que estreou, em 2018, vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60” também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021).

“Como homem gay e jornalista, eu sempre olhei com inquietação para vivências e assuntos da nossa comunidade que não estão sendo discutidos ou tendo muita visibilidade. No período de pesquisa, me chamou a atenção também uma reportagem sobre velhices LGBT+ na qual os entrevistados não mostravam os rostos por medo do preconceito. Aquilo me despertou várias coisas. Percebi que de fato a velhice LGBT+ tinha pouquíssimo espaço na mídia e, quando tinha, era invisibilizada de alguma forma. Essa falta de representatividade afeta todos os lados e gerações”, ressalta Yuri Alves Fernandes.

Além da nova temporada, a série também será destaque esse ano numa exposição do Museu da Diversidade, em São Paulo, e já passou também pelo Museu da República, RJ.

Conheça os personagens de ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’

Na terceira temporada, prepare-se para se emocionar com novas e tocantes histórias. A paulistana Ana Carolina Apocalypse é a estrela do primeiro episódio. Verdadeiro fenômeno na internet, Ana Carolina tem mais de 100 mil seguidores e comemora seu aniversário de 65 anos, relatando aspectos da sua transição de gênero, realizada a partir dos 59 anos, quando ela assistiu a novela “A Força do Querer”, que trouxe pela primeira vez à teledramaturgia brasileira um processo de transição.

“Com os seus recortes, ‘LGBT+60’ mostra para toda a sociedade que não existe apenas um caminho traçado para nós. Existe, claro, o abandono resultado da intolerância familiar e da sociedade, que coloca muitos idosos, sobretudo pessoas trans, em variadas vulnerabilidades. Porém, existem diversos outros caminhos. O da construção do amor e do casamento; da construção da família e da paternidade ilustrado pelo Márcio na nova temporada; da sobrevivência e dos sonhos realizados, mesmo que tardiamente, como veremos com a Ana, o Seu Franco e com a Denise. O caminho da produtividade e da carreira, a exemplo da Luisa que segue brilhando nos palcos”, afirma Yuri Alves Fernandes.

A protagonista do segundo episódio é Denise Taynáh Leite, de 74 anos, mulher trans negra e carioca. Ativista, trabalha como Secretária dos Direitos LGBT+ na SEDSODH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e conta no episódio sobre violência familiar, sobre sua relação com o carnaval e a arte, sobre seus sete filhos e sobre o emocionante momento em que se entendeu mulher.

A história de amor e de coragem do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos, nascido e criado em Juiz de Fora, também é um dos destaques da série. Há dois anos, Márcio e o seu companheiro há 34 anos, Flávio, adotaram o jovem Phellipe. Hoje, a família vive unida, num ambiente de amor e acolhimento. 

Já o Seu Franco é um homem trans negro, de 67 anos, nascido em Porto Alegre, que saiu de casa aos 13 para morar nas ruas por não se sentir aceito. Aos 17, foi tomando consciência da sua identidade de gênero, mas somente anos depois se entendeu e se aceitou como uma pessoa transmasculina ao assistir uma entrevista com João Nery (convidado da primeira temporada de LGBT+60) na televisão.

No último episódio, a série relata os altos e baixos da carreira da drag queen carioca Luiza Gasparelly, de 60 anos, que relembra como se entendeu como um homem gay e artista, suas vivências fora do país, a perseguição e o preconceito contra as travestis e drag queens na ditadura, apresentações icônicas, a descoberta do HIV e conquistas tanto afetivas quanto profissionais.

A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável

Prêmio Cultura Popular, uma celebração das manifestações juninas que fazem parte da nossa identidade cultural

A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense (SUBIC) recebeu o Prêmio Cultura Popular – União Junina 2025, realizado no Teatro Nova Iguaçu. O evento, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, reuniu representantes, artistas, lideranças comunitárias e autoridades, e foi marcado pela valorização das tradições e expressões culturais juninas, em um ambiente de celebração e reconhecimento da riqueza cultural do nosso estado. A cerimônia simbolizou a união de esforços para que a cultura

Leia mais

Congresso da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, discute migrações e refúgio, com presença de juristas e imigrantes

Termina hoje, na Universidade Candido Mendes (UCAM), em Ipanema, no Rio de Janeiro, o 6º Congresso Brasileiro sobre Migrações e Refúgio. O evento, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos, tem coordenação geral do professor Sidney Guerra  e coordenação dos advogados Eduardo Val – coordenador do PPGD UCAM – e Maria Célia Ferraz. Ontem, Sidney Guerra, professor da UCAM e Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, ao lado de  Eduardo Val e a coordenadora do campus

Leia mais

Guilherme Kaizer recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Um dos profissionais mais talentosos da Baixada e Rio de Janeiro, o fotógrafo Guilherme Kaiser recebeu moção de aplausos e congratulações na Câmara Municipal do Rio, uma indicação legislativa da vereadora Tânia Bastos. Referência em fotografia digital, a homenagem é um reconhecimento a um trabalho sério e de grande qualidade que o profissional vem desenvolvendo há anos nos grandes eventos, tanto na Baixada Fluminense quanto no Rio de Janeiro. EXCELÊNCIA PROFISSIONAL Durante a cerimônia a vereadora Tânia Bastos destacou a

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Prêmio Cultura Popular, uma celebração das manifestações juninas que fazem parte da nossa identidade cultural

A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense (SUBIC) recebeu o Prêmio Cultura Popular – União Junina 2025, realizado no Teatro Nova Iguaçu. O evento, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, reuniu representantes, artistas, lideranças comunitárias e autoridades, e foi marcado pela valorização das tradições e expressões culturais juninas, em um ambiente de celebração e reconhecimento da riqueza cultural do nosso estado. A cerimônia simbolizou a união de esforços para que a cultura

Leia mais

Congresso da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, discute migrações e refúgio, com presença de juristas e imigrantes

Termina hoje, na Universidade Candido Mendes (UCAM), em Ipanema, no Rio de Janeiro, o 6º Congresso Brasileiro sobre Migrações e Refúgio. O evento, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos, tem coordenação geral do professor Sidney Guerra  e coordenação dos advogados Eduardo Val – coordenador do PPGD UCAM – e Maria Célia Ferraz. Ontem, Sidney Guerra, professor da UCAM e Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, ao lado de  Eduardo Val e a coordenadora do campus

Leia mais

Guilherme Kaizer recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Um dos profissionais mais talentosos da Baixada e Rio de Janeiro, o fotógrafo Guilherme Kaiser recebeu moção de aplausos e congratulações na Câmara Municipal do Rio, uma indicação legislativa da vereadora Tânia Bastos. Referência em fotografia digital, a homenagem é um reconhecimento a um trabalho sério e de grande qualidade que o profissional vem desenvolvendo há anos nos grandes eventos, tanto na Baixada Fluminense quanto no Rio de Janeiro. EXCELÊNCIA PROFISSIONAL Durante a cerimônia a vereadora Tânia Bastos destacou a

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Jaquelline Grohalski será coroada hoje como a nova musa da Escola de Samba Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio apresenta hoje em sua quadra, em Duque de Caxias, a bela modelo Jaquelline Grohalski como sua nova musa. Natural de Rondônia, no Norte do Brasil, Jaquelline promete levar para a Marques de Sapucaí a força, a alegria e a essência das mulheres do note do pais, e se transformar em um dos grandes destaques do carnaval 2026. O PODER DAS MULHERES NORTISTAS Atualmente vivendo na Europa, Jaquelline Grohalski retornou esta semana ao Brasil para viver

Leia mais

“Amuleto”, longa-metragem do Mate com Angu, tem estreia nacional no Festival do Rio

O documentário “Amuleto”, dirigido por Heraldo HB e Igor Barradas, fará sua estreia nacional no sábado, 04/10, na Première Brasil do Festival do Rio, a maior vitrine do cinema brasileiro. O filme foi selecionado para a categoria “Competição – Documentário”, um reconhecimento da sua relevância e da sua potência narrativa e histórica. DITADURA MILITAR O filme resgata a história por trás de “O Amuleto de Ogum”, um faroeste místico de 1975 dirigido por Nelson Pereira dos Santos. A trama, que

Leia mais

Alcione e Thiago Soares se apresentam amanhã na Via Music Hall, em São João de Meriti

Ao completar 50 anos de uma vitoriosa trajetória em 2022, Alcione preparou uma série de eventos comemorativos com o propósito de celebrar este antológico meio século de dedicação e amor à Música.   Para resumir uma trajetória tão intensa, vale reafirmar que os domínios da Marrom extrapolam fronteiras. A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais em Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e até mesmo na antiga

Leia mais

Final de Semana Cultural une Brasil e Romênia em evento da Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes

Entre os dias 21 e 24 de outubro, a cidade de Bucareste, capital da Romênia, foi palco de um inspirador Final de Semana Cultural, promovido pela Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes, reunindo escritores, artistas e intelectuais do Brasil e da Romênia em uma grande celebração de intercâmbio, arte e amizade. As atividades tiveram início com um jantar de confraternização que contou com a presença do embaixador do Brasil na Romênia, Sr. Ricardo Guerra, e de artistas convidados. O encontro marcou

Leia mais

Orquestra Som que Transforma apresenta concerto com clássicos da música universal e repertório natalino

Pau Grande, distrito de Vila Inhomirim, em Magé, lugar famoso por ser a terra onde nasceu o craque Mané Garrincha, será embalada por um concerto especial da Orquestra Som que Transforma, amanhã, as 19 horas, na sede da Cooperativa de Pau Grande, na Praça Montese. O evento reúne 30 jovens músicos e celebra o encerramento das atividades, este ano, com obras que vão de Offenbach, Dvořák e trilhas de cinema a clássicos da música brasileira, como Dorival Caymmi, Tom Jobim e Luiz Gonzaga, além das tradicionais músicas

Leia mais

Tiago Alves, um atleta em constante movimento

O que se passa na cabeça de um atleta, quando se prepara para entrar numa pista para correr um longo percurso até a possível conquista de um podium ? Ser o vencedor, parece a resposta mais lógica. Mas, esta é uma pergunta que todos os competidores fazem, inclusive os próprios atletas, sejam eles amadores ou profissionais. E Tiago Alves da Silva, não é a exceção a regra. BORA RUNNING Vendedor numa loja de roupas esportivas, com 38 anos, Tiago é atualmente o líder do Bora Running,

Leia mais

Um ano de sucesso para o Nova Iguaçu Country Club

Vivendo tempos de prosperidade e grandes realizações, onde tudo funciona como uma requintada engrenagem, em que todos os eventos realizados durante o ano fizeram o maior sucesso, o Country Clube de Nova Iguaçu se prepara para entrar 2026 com o pé direito. Com uma direção, comanda pelo presidente Rafael Pinheiro, que tem sido a cereja do bolo e responsável por todo o êxito,  o clube da colina voltou aos trilhos da prosperidade e do crescimento. AGENDA SOCIAL Entre os grandes momentos vividos este ano, que

Leia mais

Banda Gente Estranha no Jardim celebra 15 anos de trajetória e grava seu 1º audiovisual

Em novembro, a super banda “Gente Estranha no Jardim”, comandada pelos cantores-atores Átila Bee e MaurícioMaia, gravou seu 1º audiovisual celebrando 15 anos de fundação. O conteúdo para o audiovisual foi captado durante o show “Tempo”, onde registraram 12 canções do início da banda e 8 músicas inéditas. CENA MUSICAL ALTERNATIVA Em sua trajetória de sucesso, os artistas da Baixada Fluminense, circularam por importantes palcos e festivais da cenamusical alternativa do Rio de Janeiro, chamando atenção pelas letras e performance cênica. Átila Bee, que também é um

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu nome a uma sala de

Leia mais

Shopping Nova Iguaçu promove um Natal de afetos e solidariedade

Este mês o Shopping Nova Iguaçu vem realizando uma série de ações sociais com foco na solidariedade e na inclusão social. Além da campanha Natal sem Fome, em parceria com a ONG Ação da Cidadania, o empreendimento promoveu o Natal Social e o Natal Azul, iniciativas que proporcionam a experiência natalina às pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os visitantes são convidados a conhecer a decoração e celebrar a magia do Natal.  NATAL SOCIAL A primeira ação do

Leia mais

“Chaplin” faz 12 anos e comemora com flores e balões numa homenagem ao personagem mais famoso do cinema de todos os tempos

Para comemorar os 12 anos intensos da Chaplin Pastelaria, um dos mais famosos entre bares e restaurantes de Nova Iguaçu, a empresária Ana Luiza resolveu espalhar um pouquinho de amor pela cidade. BALÕES AMARELOS Esta semana, ao lado do ator Paim Silva, caracterizado com sua melhor criação, o famoso personagem do cinema mudo Carlitos, Ana distribuiu pelo comércio e pelas ruas da cidade, margaridas e balões amarelos, em forma de gratidão. E fez o maior sucesso. Todo mundo queria ser abraçado pela energia positiva da

Leia mais

Baile Charme celebra o Dia da Consciência Negra no Shopping Nova Iguaçu

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Shopping Nova Iguaçu promove um Baile Charme amanhã, 2/11, com uma programação que valoriza a cultura negra e seus ritmos marcantes. O evento gratuito acontece às 19h, no palco da Praça de Alimentação, e promete uma noite de música, dança e muita energia. AULÃO Antes do baile, às 18h, os apaixonados pelo ritmo poderão participar de um aulão gratuito, ideal para quem quer aprender os passos ou se aperfeiçoar. Para garantir a vaga, é necessário resgatar o

Leia mais

Arte & Devoção, a mais completa exposição do barroco brasileiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu

Preparem os corações e mentes. Nesta quarta feira, 19/11, a Baixada Fluminense verá uma das  mais belas exposições de sua história: “Arte & Devoção – A escultura religiosa no Brasil colonial”, que estará aberta a visitação no Complexo Cultural Mário Marques, a Casa de Cultura de Nova Iguaçu. EXPRESSÕES VIVAS DO OLHAR DE UM POVO Montada com a assinatura e a assessoria de grandes profissionais da arte, a mostra reúne peças e esculturas religiosas do barroco brasileiro, português e espanhol, abrangendo vários períodos dos primeiros

Leia mais

O Natal Iluminado de Queimados

O brilho das luzes natalinas promete transformar a cidade de Queimados em um cenário de encanto, magia e celebração. Até 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, o espírito natalino pulsará no município da Baixada Fluminense que realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Natal Iluminado. Nesta edição, a Prefeitura promete promover apresentações culturais, música ao vivo e diversos outros momentos mágicos na Praça dos Eucaliptos, no Centro.  AS LUZES DE NATAL Para inaugurar a decoração de Natal da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura preparou

Leia mais