Com objetivo de valorizar e difundir o universo circense e promover uma oportunidade para a população ter acesso e abraçar o Circo e suas tradições, o Centro Experimental de Teatro e Artes, o CETA, realiza o FESTCIRCO IGUASSU 2025, com uma programação variada de oficinas e apresentações circenses envolvendo cerca de 50 profissionais, entre artistas e técnicos.
Dirigida por Vânia Santos, atriz e circense formada pela Escola Nacional de Circo, o “FESTCIRCO IGUASSU 2025” nasce com o propósito de ser um tributo aos pequenos Circos e sua peculiar maneira de sobreviver.

Foto/Crédito: Larissa Fróes.
TRANCOS E BARRANCOS
Historicamente a Baixada Fluminense, região que tem uma vida cultural efervescente, sempre apresentou circos familiares que sobreviveram ou sobrevivem em pequenas comunidades e bairros populares, mantendo “aos trancos e barrancos”, a sua tradição.

Foto/Crédito: Renato Coradelo.
DIVERSAS ATRAÇÕES
Com uma programação gratuita, o FESTCIRCO IGUASSU 2025, que vai até sexta feira, 07/11, oportuniza a população de Nova Iguaçu e da Baixada a ter acesso a diversas atrações circenses.

Foto – Renato Coradelo.
PROGRAMAÇÃO
Hoje, no Dia Nacional da Cultura, será apresentado as 18hs, no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, o premiado espetáculo circense “Optcha!” – um tributo ao povo cigano e tradição milenar do Circo. Em seguida será feito uma homenagem aos mestres circenses da Escola Nacional de Circo da Funarte, Delisier Rethy e Pirajá Bastos e, in Memorian, Robby Rethy, Jamelão Sigmaringa e Latur Azevedo.
Amanhã, será realizado, no Teatro Sylvio, das 18hs às 20hs, uma Vivência de Técnicas Aéreas com Tecido e Lira.
Na sexta feira, 07/11, as 18 horas, encerrando “FESTCIRCO IGUASSU 2025” terá a apresentação do CETA CIRCO SHOW, com varidos números circenses, na Praça Rui Barbosa, no inicio do Calçadão de Nova Iguaçu.

Foto/Crédito: Larissa Fróes.
VANIA SANTOS E A REDE BAIXADA ENCENA
O Centro Experimental de Teatro e Artes é dirigido pela premiada atriz e circense Vânia Santos, formada pela Escola Nacional de Circo.
Desde 1998, a artista realiza a “Oficina Permanente de Teatro e Circo”,o primeiro Circo Social da Baixada Fluminense.
Em 2011, a Oficina Permanente de Teatro e Circo é premiado no Encontro Nacional de Novas Metodologias Culturais (Boas Práticas) realizado pela FUNARTE.
Em 2008, Vania Santos realiza o primeiro “Baixada Encena” – Mostra regional de Teatro de caráter associativo e cooperativo, consolidando-se, posteriormente, na Rede Baixada em Cena que, atualmente conta com 17 grupos, sendo considerado como o maior movimento regional de Teatro no estado.
Em 2017 o “Baixada Encena” ganha o Prêmio Shell de Teatro, uma das mais importantes premiações teatrais no Brasil
Atualmente, a Rede tem cinco espetáculos no seu repertório: “A Cerca”, “Roda..rodar..rodei!”, o monólogo “Perdoa-me por amar” e os espetáculos circenses: “Optcha!” e “Pequeno grande Circo Brasil”.
O FESTCIRCO IGUASSU tem apoio da Fenig, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu.

Para mais informações:
Instagram @ceta_centro_experimental.
O Complexo Cultural Mario Marques, mais conhecido como a Casa de Cultura de Nova Iguaçu, fica na rua Getúlio Vargas, 5, no Centro da cidade.

Foto/Crédito: @gilsonmoreira.























