Para percorrer uma jornada pelas camadas invisíveis que constituem o ser humano, o Teatro Cacilda Becker, da Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe neste final de semana – no sábado e domingo – o espetáculo de dança ‘Além da Pele’, numa montagem do Grupo Experimental do Laboratório de Dança Daniel Cortez.
DIVERSIDADE CORPORAL
Nessa viagem ao indesbrarrável, inexplorável, indestrutível, o corpo torna-se voz, revelando o que há além da aparência.
Mais do que apenas uma apresentação coreográfica, “Além da Pele” é fruto de um processo artístico desenvolvido pelo coletivo.
Com um elenco de 12 intérpretes, a proposta da obra é valorizar a diversidade corporal e expressiva, fortalecendo a conexão entre arte e território.

AFIRMAÇÃO, VISIBILIDADE E PERTENCIMENTO
Para o Grupo Experimental, realizar o projeto representa afirmar a potência artística que nasce e resiste na Baixada Fluminense, onde o grupo surgiu. “Em uma região historicamente marcada pela desigualdade e pela escassez de políticas culturais, levar ao palco um trabalho autoral e coletivo é um gesto de afirmação, visibilidade e pertencimento”, afirma o diretor artístico do espetáculo Estevão Freitas.

IDENTIDADE, IMAGINAÇÃO E SENSIBILIDADE
O Grupo Experimental, núcleo integrante do Laboratório de Dança Daniel Cortez, atua há mais de cinco anos em Mesquita, na Baixada Fluminense.
O Laboratório, reconhecido como um grupo de dança influente em todo o Estado, forma jovens artistas e promove a dança contemporânea como instrumento de transformação.
Através da criação cênica, o grupo explora temas como identidade, emoção e imaginação. Seu método de trabalho, que já rendeu prêmios importantes, une formação técnica, expressão criativa e desenvolvimento humano, integrando arte, educação e sensibilidade.

Ficha Técnica
Direção Artística: Estevão Freitas
Coreografia: Daniel Cortez
Elenco: Juliana Graciliano, Nadimile Lucena, Geyslane Souza, Lanna Gonçalves, Kaylane Graciano, Fabiana Silva, Morgana Vitalino, Nicolly Alves, Naira Benites, Paulo Vitor da Silva, Amanda Figueira, Guilherme Couto
Realização: Laboratório de Dança Daniel Cortez — Grupo Experimental
Apoio: Programa Funarte Aberta

SERVIÇO:
Além da Pele
Dias 15 e 16 de novembro de 2025, às 19h
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Catete, Rio de Janeiro (RJ)
Próximo ao Metrô Largo do Machado
Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 40
Meia-entrada: R$20
Vendas pelo site Sympla ou na bilheteria do teatro



















