Começou no dia 1º de maio, em Petrópolis, região serrana do Rio, a primeira Flipetrópolis, o primeiro festival literário internacional da famosa cidade imperial. O evento tem como homenageadas as escritoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo.
O evento, que vai até domingo (05), terá a presença de renomados autores e personalidades nacionais, como a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, a autora Infanto Juvenil Paula Pomenta, e internacionais como Scholastique Mukasonga.
O líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenaque e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, fará um bate-papo com o público, com a mediação da jornalista Míriam Leitão.
O evento inclui sessões de autógrafos, prêmio de redação, exposição de Portinari, festival de viola caipira, gastronomia e atrações infantis.
E atividades culturais acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas, artísticas, carregadas de conceito e de conteúdo.
A diversidade, aliás, é a marca do Flipetrópolis, que interage com a cidade na montagem da estrutura do evento, que inclui a livraria e a exposição “Portinari para Crianças”, no Palácio de Cristal, e o espaço gastronômico, movimentando a economia local e o turismo.
Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.