Primeira premiação de carnaval voltada aos profissionais dos bastidores do carnaval, o Plumas & Paetês Cultural chega à sua 19ª edição com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de quem atua nos bastidores da criação, produção, realização e cobertura do carnaval do Rio de Janeiro.
O prêmio, criado pelo produtor cultural José Antônio Rodrigues, será entregue na quarta feira, 20 de novembro, durante uma grande festa realizada na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro.
UMA CELEBRAÇÃO AO CARNAVAL
Nesses quase 20 anos, o Prêmio Plumas e Paetês Cultural já contemplou mais de mil profissionais de 51 categorias, em uma grande celebração em torno da Economia Criativa do Carnaval.
Este ano, aproximadamente 100 profissionais serão contemplados com o troféu que fará uma homenagem ao mestre Oswaldo Alves Pereira, o Noca da Portela, cantor, compositor e instrumentista brasileiro, nascido em Leopoldina, nas Minas Gerais, cuja história de vida se entrelaça com o samba.
Desta forma, Noca da Portela se junta à galeria de personalidades como Elza Soares, do empresário Maurício Mattos e do carnavalesco Fernando Pamplona, que foi o homenageado na edição do Prêmio no ano passado.
NOCA DA PORTELA
O sambista Noca da Portela, que completa 92 anos em dezembro, é autor de mais de 300 músicas, muitas delas famosas, como “Caciqueando”, “Celular” e “Virada”, que foi um dos hinos do movimento Diretas Já!
Algumas de suas músicas foram gravadas por nomes consagrados da MPB como Paulinho da Viola, Beth Carvalho e Maria Bethânia e serviram de inspiração para que Ciraninho, cantor, compositor e produtor musical, lançasse a coleção “Flores em Vida”, cujo primeiro volume traz grandes nomes da MPB cantando sucessos ao lado do sambista.
UMA NOITE DE GRANDES EMOÇÕES
No evento, somente para convidados, além de toda a emoção dos premiados, a cadência do samba dará o ritmo da festa.
Logo na abertura, o cantor Marcelo Guimarães apresentará o Show Natural da Batucada. Em seguida haverá apresentações da Comissão de Frente da Mocidade Independente, coreografada pelo premiado Paulo Pinna, e do grupo Samballet, dirigido Renata Monnier e Márcio Vasconcelos, que estão entre os destaques desta edição.
Após a premiação, Ciraninho e Noca Neto subirão ao palco para encerrar a festa em grande estilo, apresentando a coletânea em homenagem ao grande sambista mineiro, que conquistou o país.
Os amantes do samba poderão acompanhar todos os momentos do Prêmio ao vivo pelo canal Fita Amarela (YouTube), responsável pela transmissão oficial do evento.