Para comemorar os 35 anos da morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realiza, de 18 a 21 de julho, a 1ª Edição do Arraiá de Duque de Caxias, com entrada franca.
Com o tema “Luiz Gonzaga – 35 anos de saudade”, a festa vai acontecer na Nova Arena da Baixada, um parque de eventos recentemente inaugurado na Rodovia Washington Luiz, em Santa Cruz da Serra, ao lado da UFRJ, com capacidade para receber até 50 mil pessoas.
Na programação artística, muita gente boa vai se apresentar, como os cantores Belo, Falamansa, Zezé Di Camargo, Bonde do Forró e Felipe Araújo. A festa, é claro, não seria completa sem as tradicionais comidinhas típicas das festas juninas, bandeirinhas e balões, danças de quadrilhas, feirinha de produtos nordestinos e artesanato, além de bares temáticos.
UMA HOMENAGEM AO REI DO BAIÃO
A decoração promete ser uma atração à parte, com uma cenografia que transportará o público para o universo de Luiz Gonzaga. Elementos como uma réplica da igreja de sua cidade natal e de sua casa na cidade de Exu, na região do Cariri, no sertão de Pernambuco, e um boneco de 3 metros de altura retratando o homenageado, compõem o cenário. A igreja de Exu será o portal de entrada da festa julina, representada em uma cenografia com 8 metros de altura.
No local, uma exposição fotográfica em painéis com fotos de Luiz Gonzaga conta um pouco da vida do homenageado, considerado um dos artistas mais importantes da música popular brasileira, responsável pela valorização dos ritmos nordestinos em todo o país.
A ARTE IMITA A VIDA
Uma grande coincidência marca a homenagem que Duque de Caxias presta a um dos mais importantes artistas populares do país. No fim da década de 1940, em pleno sucesso, Luiz Gonzaga adquiriu na mesma Santa Cruz da Serra um sítio para servir como moradia de seus pais, Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, e de outros parentes que vieram de Pernambuco viver no local. A propriedade, chamada de “Exuzinho da Baixada”, numa referência à cidade de Exu, onde nasceu o cantor, ainda existe e continua no mesmo lugar.
De acordo com o jornalista Marcus Nunes, do Extra, o sítio teve presença intensa na rotina de Gonzagão: foi palco de ensaios de shows, serviu de locação para um filme, além de ter sido ponto de encontro de parentes para banquetes e novenas. A propriedade, que ficou conhecida como Rancho dos Gonzaga, foi palco de grandes festas. Lá, além dos seus familiares, Luiz Gonzaga recebeu artistas famosos como Gilberto Gil, seu filho Gonzaguinha e o produtor e gaitista Rildo Hora.
SERVIÇO: ARRAIÁ DE DUQUE DE CAXIAS – LUIZ GONZAGA – 35 ANOS DE SAUDADE
Local: Nova Arena da Baixada – Avenida Washington Luiz, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias
SHOWS:
- Dia 18 de julho – Belo às 23h
- Dia 19 de julho – Falamansa à 1h
- Dia 20 de julho – Zezé Di Camargo à 1h
- Dia 21 de julho – Bonde do Forró às 20h, Felipe Araújo às 23h