Search
Close this search box.

Baixada Fluminense ganha nova estação de tratamento de esgoto que vai beneficiar 270 mil pessoas

A Baixada Fluminense deu um passo histórico no saneamento básico com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados.

Construída pela Águas do Rio, concessionária do grupo Aegea, com financiamento do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a unidade tem capacidade para tratar até 51 milhões de litros de esgoto por dia das cidades de Queimados, Japeri e partes de Nova Iguaçu.

A nova estrutura representa um marco para essas cidades, que, até então, não contavam com sistema de tratamento de esgoto.

Instalada em uma área de 38,4 mil metros quadrados próxima ao Rio Guandu, a estação faz parte de um investimento total de R$ 640 milhões que está sendo realizado pela concessionária para ampliar a infraestrutura de saneamento da região.

A entrega vai fornecer mais saúde e qualidade de vida para cerca de 270 mil moradores e impactar de forma positiva o meio ambiente. Com a operação da estação, os efluentes que hoje são lançados in natura na Bacia do Guandu passarão a ser tratados, reduzindo a carga

de poluição no manancial responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.

Implantação de redes de esgoto em Japeri e Queimados

Esgotamento sanitário sai do zero em Japeri e Queimados

Enquanto a moderna estrutura de tratamento era construída, a companhia iniciou a implantação das redes de esgoto em Queimados e Japeri. O foco é formar um sistema integrado capaz de coletar e tratar os efluentes da região. Gradualmente, a população será conectada à infraestrutura implantada.

O projeto contará com 700 quilômetros de redes coletoras, 13,2 quilômetros de coletores-tronco e mais de 60 estações elevatórias.

Ministro das Cidades, Vladimir Lima.

O projeto de universalização do serviço de esgoto da região conta com R$ 172,8 milhões de investimento financiado pelo Programa Saneamento para Todos, gerido pelo Ministério das Cidades.

Na cerimônia de entrega da ETE, o Ministro das Cidades, Vladimir Lima, afirmou que só é possível tirar do papel grandes obras de infraestrutura no país com união entre governos e capital privado.

“É importante a parceria com estados, prefeituras e concessionária. Só é possível fazer isso aqui acontecer a quatro mãos”, afirmou o ministro.

Para o CEO da Aegea, Radamés Casseb, a inauguração da ETE Queimados simboliza uma transformação histórica para o estado.

A nova estação integra um amplo plano de expansão do saneamento conduzido pela Águas do Rio, que já investiu R$ 6,3 bilhões em quase cinco anos de operação e prevê chegar a R$ 24 bilhões em infraestrutura sanitária nos próximos anos. 

Inauguração do ETE Queimados conta com presença de autoridades.

“Essa entrega é um passo importante para a região, parte da jornada de universalização do saneamento. São investimentos que transformam a vida dos fluminenses com mais saúde e geração de emprego, ajudando também a recuperar os nossos mananciais. Esse trabalho é um símbolo do compromisso nacional da Aegea, que já atende quase 40 milhões de pessoas em todo o Brasil”, destaca Radamés.

Anselmo Leal, presidente da Águas do Rio

Em 2024, o país registrou 336 mil internações por doenças de veiculação hídrica e cerca de 11,5 mil mortes associadas a esse tipo de enfermidade, além de um impacto estimado em R$ 174 milhões para o sistema público de saúde, segundo dados do Trata Brasil. Nesse contexto, o presidente da Águas do Rio, Anselmo Leal, afirmou que a ETE Queimados terá efeito direto na saúde da população da Baixada Fluminense.

“Em breve, as prefeituras de Queimados e Japeri vão conseguir medir nas unidades do SUS a redução de doenças típicas da falta de saneamento básico, como diarreias, hepatite e leptospirose”, disse.

Inauguração da ETE Queimados contou com presença de autoridades.

Também participaram da cerimônia o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Márcio Leão; o chefe do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES, Eduardo Nali; o presidente da Agenersa, Rafael Menezes; o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodrigo Mascarenhas; a prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros; e o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer; entre outras autoridades. 

Rio Guandu.

Guandu mais limpo e geração de renda

Além da melhora na saúde das famílias, a chegada do saneamento renova a esperança de quem sempre tirou o sustento do Rio Guandu. É o caso de Priscila Amorim, cuja família viveu da pesca por gerações. Porém, o avanço da poluição afastou os peixes e inviabilizou o trabalho. 

Priscila Amorim – Pescadora Moradora do enterno do Guandu.

“Nós tivemos muita perda na renda familiar com a falta de peixes fortes, como a tilápia, o robalo e o tucunaré. Com a água livre de esgoto, a reprodução aumenta e o pescado volta com mais qualidade para garantir o nosso arroz e feijão”, disse a ribeirinha.

A ETE integra o projeto da Águas do Rio para universalizar o saneamento básico na Baixada Fluminense

Equipe que trabalhou na construção da ETE Queimados.

(*) Texto: assessoria de imprensa Águas do Rio

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jorge Gama lança o livro “A Política em Estado de Alerta”, hoje, na câmara de vereadores de Nova Iguaçu

Ex-vereador de Nova Iguaçu, ex-deputado federal e um dos coordenadores da Campanha pelas Diretas Já, o advogado Jorge Gama lança hoje, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, o livro “A Política em Estado de Alerta – Quando nem os fatos convencem”, uma reflexão sobre os desafios da política atual. – O livro surgiu do interesse em reunir opiniões isoladas sobre diversos temas institucionais, tais como fragmentação partidária, judicialização da política, politização das decisões judiciais, sequestro do orçamento pelo Congresso, demarcação de terras indígenas e

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de gêneros. No espetáculo infantil “O Patinho

Leia mais

Baixada Fluminense ganha nova estação de tratamento de esgoto que vai beneficiar 270 mil pessoas

A Baixada Fluminense deu um passo histórico no saneamento básico com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados. Construída pela Águas do Rio, concessionária do grupo Aegea, com financiamento do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a unidade tem capacidade para tratar até 51 milhões de litros de esgoto por dia das cidades de Queimados, Japeri e partes de Nova Iguaçu. A nova estrutura representa um marco para essas cidades, que, até então,

Leia mais

Indicada aos principais prêmios a comédia “Maldita” retorna aos palcos cariocas em curta temporada em Ipanema

Investindo num humor que há muito tempo não se via nos palcos cariocas, o espetáculo “Maldita” conquistou a cena teatral do Rio de Janeiro e coleciona indicações ao 20º Prêmio APTR, e ao Prêmio do Humor, de Fábio Porchat. Após temporada de sucesso na Tijuca, a montagem retorna aos palcos cariocas em curta temporada, de 18 a 28 de Junho, no Teatro Ipanema Rubens Correa. ARTISTAS DA PERIFERIA Oriundos da Escola Popular de Teatro da Baixada, do Instituto Cultural Cerne – indicado ao Prêmio Shell

Leia mais

Guapimirim se transforma em palco durante cinco dias de literatura e arte na FLIG 2026

Guapimirim, cidade da Baixada Fluminense que faz parte da região turística da Serra Verde Imperial, será envolvida pela magia das palavras, da música e da cultura durante a realização da 4ª edição da FLIG – Feira Literária de Guapimirim. Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento, que começa hoje e vai até sábado (13/06), promete transformar a região num grande encontro de experiências culturais, reunindo literatura, teatro, dança, humor, música, gastronomia e atrações infantis. JACKSON ANTUNES O PATRONO DA FLIG 2026

Leia mais

Em “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra” o ator Humberto Martins retorna aos palcos após 15 anos no Teatro Imperial, em Petrópolis e no TNI, em Nova Iguaçu

Em um consultório nada convencional, um psiquiatra em crise inicia terapia e encontra uma psicóloga e terapeuta sexual tão desajustada quanto ele. Esse é o ponto de partida de “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra”, comédia que estreia hoje no Teatro Imperial, em Petrópolis e que vai estar amanhã (07/06), no Teatro Nova Iguaçu Petrobras – TNI. No palco, Humberto Martins e Aline Müller transportam a plateia para sessões que mais parecem duelos verbais, com situações absurdas que revelam verdades desconfortáveis com muito humor. Enquanto tentam manter

Leia mais

“Hadassa – O Musical” faz apresentações de hoje a domingo no Teatro Nova Iguaçu Petrobras – TNI

Para quem preferiu não pegar a estrada neste feriadão prolongado, uma boa dica é assistir ao espetáculo ‘Hadassa’, que chega ao Rio de Janeiro para uma curta temporada, de hoje a domingo no Teatro Nova Iguaçu – Petrobrás (TNI), e no próximo final de semana, nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Teatro da Ilha, na Ilha do Governador. RAINHA ESTER Inspirado numa emocionante trajetória bíblica, o musical traz uma narrativa que une a Varsóvia de 1939 à força ancestral da Rainha Ester.

Leia mais

Evidências Urbanas: Novos olhares sobre o futuro das cidades

Entre as contradições e o possível, o livro “Evidências Urbanas”, da editora Outras Letras, o terceiro escrito pelo arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que será lançada nesta segunda feira (08/06), na Livraria Travessa, em Botafogo, no Rio de Janeiro, propõe novos olhares sobre o futuro das cidades “As cidades, estão à beira de uma transformação — silenciosa em alguns pontos, acelerada em outros, mas inevitável. E é desse território em movimento que nasce ‘Evidências Urbanas’, um livro que reúne ensaios instigantes sobre os rumos do

Leia mais

Artesãos de Nova Iguaçu expõem seus trabalhos na 18ª Rio Artes Manuais no Centro de Convenções ExpoRio

O artesanato de Nova Iguaçu, mais uma vez, tem presença marcante na 18ª Rio Artes Manuais, no Centro de Convenções ExpoRio Cidade Nova. O estande da FENIG vem recebendo centenas de visitantes, e muitos aproveitaram para adquirir as belas peças criadas pelos artesãos do município. SERRA DO VULCÃO Durante a exposição, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), montou um estande com painéis com imagens icônicas do município como a rampa de voo livre da Serra do

Leia mais

Matuê agita a Baixada Fluminense na Via Music Hall, em São João de Meriti

O rapper Matuê se apresenta amanhã na Via Music Hall, em São João de Meriti, para uma apresentação que promete agitar a Baixada Fluminense.  Dono de grandes sucessos do trap nacional e de uma legião de fãs, o artista chega com sua nova turnê trazendo muita energia, efeitos visuais e um repertório repleto de hits que marcaram sua carreira. FENÔMENO DO TRAP NACIONAL Matheus Brasileiro Aguiar, mais conhecido como Matuê, estourou para o grande público em 2017, com o single ‘Anos Luz’. De lá para

Leia mais

Oficina Transbordo oferece curso gratuita de escrita criativa para mulheres em Nova Iguaçu

Mulheres interessadas em explorar a escrita como forma de expressão e criação estão tendo uma nova oportunidade na Baixada Fluminense. A oficina Transbordo – Mulheres e a Escrita Criativa Além das Margens iniciou no sábado (28/03) aulas presenciais em Nova Iguaçu. O curso esta sendo realizado na Biblioteca Comunitária Professora Judith Lacaz, sempre aos sábados, das 14h às 17h. Ao todo serão sete encontros voltados para o exercício da escrita criativa, leitura compartilhada e produção de textos. HISTÓRIAS COLETIVAS A oficina apresenta um espaço de

Leia mais

Estevão Freitas, de Nova Iguaçu para a TV em homenagem a Ronaldo Fenômeno

A arte e a dedicação à dança levaram o bailarino Estêvão Freitas a viver um momento especial em sua trajetória profissional. Diretor da Escola Laboratório de Dança Daniel Cortez, Estevão participou do programa Domingão com Huck, integrando o elenco da homenagem ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro. ARTE E TRANSFORMAÇÃO Morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Estêvão construiu sua carreira unindo a paixão pela dança ao compromisso com a formação artística de crianças, jovens e adultos. À

Leia mais