Search
Close this search box.

O projeto “Samba na Praça” realiza uma grande festa em Magé

O Projeto “Samba na Praça”, que vem sendo realizado há mais de dez anos pelo produtor e agitador cultural Eric Fanuel, na Praça de Magé, foi certificado pelo Minc como Ponto de Cultura. 

Para comemorar, Eric realiza amanhã, no local, um grande evento com a participação de artistas e celebridades como Elizabeth Justino, Rubens Nascimento e Grão Mestre Ronaldinho Faísca, todos de Magé.

Na ocasião Eric pretende dar o pontapé inicial ao projeto Literacesso, com audiobooks legendados, de acordo com a Lei Nacional de Inclusão.

O Grão Mestre Ronaldinho Faísca.
Elizabeth Justino, contrabaixo.
Rubens Nascimento, músico.

OS CONVIDADOS E ATRAÇÕES DA FESTA

Entre as atrações, participarão do evento artistas, escritores e celebridades da região. Entre eles o Grão Mestre Ronaldinho Faísca, que atua há quase cincoenta anos em Magé e Guapimirim, e foi premiado recentemente com o Diploma Ruth de Souza, conferido pela Alerj.

Débora Oliveira que integra ao projeto uma novidade: a interpretação de libras. 

O músico Rubens Nascimento, que acompanha grandes artistas da região. Elizabeth Justino, a primeira mulher do país formada em contrabaixo pela escola de música Villa Lobos. A cantora e compositora Aimê Braz, embaixadora do turismo em Magé.

Ney Silva, afilhado de Eric Fanuel, e considerado como o grande nome do samba atual, em Magé. O cantor e produtor Lucas Vidal, líder da banda Samambaia Ornamental. A cantora e produtora Ingrid Souza, presidente da Estética Sonora Produções. E Larissa Simões, que é madrinha do projeto e influenciadora digital na luta contra o capacitismo.

Debora Oliveira, intérprete de libras.
Ney Silva, o samba de Magé.
Larissa Simões, influenciadora digital.
A cantora Aimê Braz.
Ingrid Souza, cantora e produtora.
Lucas Vidal, da banda Samambaia Ornamental.

OS LIVROS

Durante a grande festa e dentro do Projeto “Samba do Escritor”, Eric Fanuel lança quatro livros de sua autoria:

“Tio Costelinha e a Última Lenda”, que conta a historia da jovem Mirindiba, transformada em árvore por Tupã para eternizar sua beleza, retorna à forma humana para ajudar o personagem Tio Costelinha (auter ego de Eric Fanuel) a resgatar as lendas esquecidas do folclore brasileiro. Juntos, eles enfrentam a perda da memória cultural e embarcam numa jornada mágica para preservar a rica herança do Brasil.

“Memórias Póstumas de um Poeta Vivo”, que narra a vida de Adolpho Chagas de Sá Vendanova, um poeta que foi expulso de sua casa e, nesta trajetória enfrenta preconceito e repressão. Em meio a perdas e lutas, o poeta, exilado nos Estados Unidos, retorna ao Brasil para refletir sobre sua vida e legado. A bela obra explora amor, dor e resiliência, revelando como a arte e o afeto superam adversidades e deixam marcas profundas.

“Facção”, que conta a história de Pedro e Marcos, amigos de infância que se tornam líderes de facções criminosas rivais. Enquanto Pedro se envolve no crime para sobreviver, Marcos busca vingança pela morte dos pais. O livro explora lealdade, traição e redenção, revelando como suas escolhas transformaram a amizade em uma guerra brutal, e faz, em dez capítulos, uma reflexão sobre as consequências de suas decisões e a amizade perdida.

E a coleção “Nossos Heróis”, que celebra os orixás africanos como heróis, como se celebram os deuses das mitologias grega e nórdica. Inspirada na Lei 10.639, que incentiva a educação antirracista no Brasil, a obra valoriza as tradições afro-brasileiras de forma decolonial, seguindo o estilo do autor.

A festa e o Projeto “Samba na Praça” têm a parceria do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda.

Search