Search
Close this search box.

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena com espetáculo em vários pontos da cidade 

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, com espetáculo em vários pontos da cidade 

Depois de um longo intervalo – a última edição foi realizada em 2017-, o Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, idealizado pelo ator e produtor Leandro Santanna, com coordenação do ator Marcelo Viégas, volta a cena cultural na cidade onde nasceu e leva o seu nome.

Em sua 10ª Edição, o evento, que tem o apoio da Unirio, será realizado de hoje a sábado nas praças, escolas, teatro e ruas da cidadecom espetáculos apresentado em três horários: as 10h, as 14h e as 19horas.

UMA PARCERIA DE SUCESSO

“A parceria da Unirio para a realização do Festival de Teatro de Queimados é a possibilidade de a cidade voltar a apreciar espetáculos teatrais que estão em cartaz em equipamentos que o cidadão queimadense não tem acesso devido a distância ou até mesmo por questões financeiras. Apresentar os espetáculos gratuitamente em espaços alternativos e de fácil acesso é a proposta da Festival desde a sua criação, garantiu Marcelo Viégas, que alem de ator da peça “Zé Ketti, Eu Quero Matar a Saudade”,  é coordenador do Festival.

Para Marina Vianna, professora de Teoria Teatral da Unirio, o Festival é mais uma oportunidade de chancelar a parceria da UNIRIO com os grupos de teatro da Baixada.

OFICINAS E DEBATES

Em paralelo aos espetáculos, a produção do FESQUE 2025 realiza na sexta feira, 12/09, no Circo Escola Cesar Marques, no Colégio Estadual São João, o debate “Arte nas Bordas”, com a presença de representantes de grupos de teatro da Baixada, do Ministério da Cultura – FUNARTE, e da UNIRIO, para discutir sobre a manutenção de grupos culturais em territórios ditos periféricos.

E no sábado, 13/09, na Universidade Estácio de Queimados, a oficina “O Jogo da Palhaçada”com Ana Aschar e Laura de Castro, que abordará jogos que operam os mecanismos do riso e do risível, buscando os novos sentidos de fazer rir.

“Retomar o Festival tem um sabor incrível, mesmo que nesta versão reduzida, onde vários coletivos importantes não puderam estar conosco, mas nos dá esperança de fazermos uma edição maior e melhor no ano que vem, além de reafirmar o compromisso da nossa Companhia com a cidade. Nos produzimos arte, independente das adversidades e dos governos.”, afirmou Leandro Santanna, produtor e idealizador do Festival Queimados Encena.

Os atores Marcelo Viégas e Leandro Santana realizam o 10º Festival de Teatro Queimados Encena.

COMPANHIA TEATRAL QUEIMADOS ENCENA

Companhia Teatral Queimados Encena possui mais de 20 anos de atividades e acumula em seu currículo mais de 20 espetáculos teatrais, projetos como rodas de leituras dramatizadas, saraus autorais, oficinas teatrais para crianças, jovens e adultos, eventos musicais, literários e Festivais.

O 10º Festival Queimados Encena conta com a parceria com a UNIRIO, através de recursos de uma emenda parlamentar da Deputada Jandhira Feghali.

SERVIÇO:

10º Festival de Teatro Queimados Encena – FESQUE 2025

Dias: De Quinta a Sábado, dias 11/12 e 13 de Setembro, em vários lugares da cidade e em três horários específicos, as 10h, 14h e 19 h.

QUINTA – 11 Setembro

10 Horas:

FANFARRA KOMBOIO

Grupo Teatro Circense Andança e Palhastônicos

Da cidade de Petrópolis

LOCAL: Praça Nossa Senhora da Conceição – Centro de Queimados

SINOPSE

“Fanfarra Komboio”, é um espetáculo de palhaços em cantoria, entremeada por números circenses, danças, poesias e elucidação a algumas de nossas tradições populares, através de versos, ritmos e danças, em um clima de descontração e brincadeira, com espaço para o jogo livre com o público. Esteticamente, o espetáculo utiliza um automóvel Kombi como palco/cenário para a sua realização. Entre as técnicas circenses que são utilizadas estão a perna-de-pau, o monociclo, os malabares, o diabolô e a acrobacia. O repertório é composto por músicas autorais e de domínio público oriundas de nossas manifestações populares, com uma atenção especial voltada para os ritmos de nossas tradições como o baião, o xote, o coco, a ciranda, o cacuriá, o jongo, dentre outros.

Fanfarra Komboio. Foto/Crédito: João Carlos Benedito.

14 Horas:

TITO EM: NAS PISTAS DA IMAGINAÇÃO

Grupo Cochicho na Coxia

LOCAL: Quadra do São Roque 14:00

SINOPSE

“Tito em: Nas Pistas da Imaginação” é uma encantadora jornada de aventura e mistério, protagonizada por Tito, um garoto curioso que adora explorar o poder da imaginação. Em sua busca pelo livro perdido que seu avô, Vovô Zé, lhe deu como amuleto, Tito se transforma em um verdadeiro detetive. A oficina de Vovô Zé ganha vida e se transforma em um mundo mágico, repleto de enigmas e criaturas fantásticas. Entre risos e desafios, Tito aprende que, com criatividade e coragem, ele pode transformar qualquer situação em uma grande aventura.

Tito em Nas Pistas da Imaginação, do Grupo Cochicho na Coxia.

19 Horas:

DE REPENTE 27

Grupo Cia de Arte Popular

LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

A Companhia de Arte Popular se reúne para celebrar seus 27 anos de trajetória artística. Revisitando suas próprias memórias, o grupo reflete sobre o ofício que escolheram para si, sobre as diferenças da cena teatral de ontem e de hoje e, com muita coragem, muita bravura e muita fé, constrói no palco uma verdadeira declaração de amor ao teatro.

De Repente 27, da Cia de Arte Popular.

Foto/Crédito:  Stephany Lopez

SEXTA – 12 Setembro

10 Horas:

MEMÓRIAS MALCRIADAS

Grupo Cia Casa Verde

LOCAL: Praça da Carmem, Rua Rogélia Bairros nº 50 – Bairro Três Fontes.

SINOPSE

Com uma abordagem leve e bem-humorada, a peça conta várias histórias que exploram a malcriação sob diferentes perspectivas, desde a infância até a adolescência, revelando as situações inusitadas que surgem em meio a essas travessuras.

Memórias Malcriadas da Cia Casa Verde. Foto/Crédito:  Mauro Marques.

14 Horas:

AMADINHO O REIZINHO DO SERTÃO

Grupo Cordão Popular

LOCAL: FAETEC Queimados – Rua Artur Gragantini – Vila Camarim – Fanchem.

SINOPSE

Amadinho, um garoto típico do sertão vive uma infância ingênua e livre até se encantar por uma caixa mágica que reproduz imagens e sons: a televisão. A partir desse momento, sua vida se transforma completamente, sua cultura e estilo de vida perdem o interesse e apenas o que é mostrado na TV chama sua atenção.

Amadinho o Reizinho do Sertão, do Grupo Cordão Popular. Foto/Crédito: Boop Fotografias.

19 Horas:

OPTHA

Grupo CETA

LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

“Optha” é um espetáculo de números de Danças Ciganas Ibéricas e Árabes, manipulação de bandeiras, Contorção, palhaçaria, malabares, lira pirulito, palhaçaria, e outros desenhos cênicos. Com trilha sonora da Índia, Oriente Médio, Europa Oriental e Europa Ocidental , o público é transportado para um acampamento cigano, onde a indumentária criada por Marcelo Viégas e Vânia Santos, destacam o vestuário das diásporas ciganas de imagens históricas.

Optcha, do Grupo Ceta. Foto/Crédito: Renato Coradelo.

SÁBADO  – 13 de Setembro

10 Horas:

A BELA ADORMECIDA

Grupo Golden Arte

LOCAL: Escola Municipal Pastor Tasso, Rua Piracaba, 16 -Delamari

SINOPSE

“A Bela Adormecida” é uma adaptação do famoso conto de fadas, onde a história se passa em um reino africano tendo como protagonista uma princesa negra, que é enfeitiçada por uma maléfica feiticeira, por um dedo picado pelo espinho da folha de um dendezeiro (palmeira de origem africana) para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro.

Utilizando diversos elementos da cultura e mitologia africana, “A Bela Adormecida” quer empoderar crianças negras e, ao mesmo tempo, falar da falta de representatividade de pessoas negras nos clássicos infantis e personagens do imaginário popular. Com Vitória Rodrigues no papel principal, Leandro Santana na Direção e grande elenco negro.

A Bela Adormecida, do Grupo Golden Arte.

14 Horas:

AS MENINAS SUPER PODEROSAS
Grupo Fanfarras Produções

LOCAL: Bloco B – Minha Casa Minha Vida –Valdariosa – Rua Fernandino s/nº Bairro Valdariosa

SINOPSE

A cidade está em perigo! O terrível Macaco Louco arquitetou um plano para transformar tudo em um gigantesco lixão e, assim, se tornar o novo prefeito. Mas as Meninas Superpoderosas não vão deixar barato. Dessa vez, porém, o desafio é ainda maior: enquanto Lindinha lida com seu medo de perder para meninos — trauma que vem desde antigas partidas de videogame — o vilão se aproveita de sua fragilidade para enganá-la e capturá-la. Presa, ela se vê diante de uma ameaça devastadora: uma bomba capaz de destruir a cidade inteira. Agora, Cabeça-dura (Florzinha), a mais inteligente, e Docinho, a mais forte, precisam unir forças e correr contra o tempo para salvar a irmã e impedir o plano maligno. Entre cenas cômicas, momentos de tensão e muita ação, a peça mostra que a verdadeira força vem da união e da confiança em si mesmo.

As Meninas Super Poderosas, do Grupo Fanfarras Produções.

19 Horas:

ZÉ KETTI, EU QUERO MATAR A SAUDADE

Grupo AAJOB

LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

No meio de um gurufim, em um quintal da Zona Norte carioca, Geovana descobre que sua avó, antes de morrer lhe deixa como herança, alguns pertences e um pedido inusitado: A missão de realizar um Show em homenagem ao Zé Ketti, seu grande ídolo desde juventude. A moça, conta com a ajuda do Tio Humberto e de todos os agregados da casa tipicamente suburbana que recebe quase toda a vizinhança para uma feijoada que embala as cantorias de ensaio do show. Em um clima descontraído 27 canções de Zé Ketti (interpretado pelo ator Leandro Santana), vão embalando uma homenagem ao compositor que acaba “baixando” na área pra celebrar sua própria história e a malandragem carioca-brasileira.

Zé Ketti, eu quero matar a saudade, do Grupo AAJOB.

Teatro Metodista (*) – Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/n,  Centro, Queimados

(*) Nos três dias de evento, os espetáculos das 19 horas, serão apresentados no Teatro Metodista.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

DEBATE:

Na sexta feira, 12/09, das 13h às 17h, no Circo Escola Cesar Marques, no Colégio Estadual São João, a produção do vento promove um debate com o tema “Arte nas bordas”.

O evento propõe uma conversa sobre as possibilidades de manutenção dos coletivos de territórios ditos periféricos, dialogando saberes experiências e possibilidades sobre as agruras de manter Companhias Teatrais e grupos culturais de todas as áreas.

O ator e produtor Alexandre Gomes, da Companhia Atores da Fábrica de Nova Iguaçu; Gabriela Estolano, da Cia Cerne, de São João de Meriti; e Marcos Teixeira Coordenador de Artes Cênicas do Ministério da Cultura – FUNARTE, comporão a mesa do debate.

Endereço: O Circo Escola São João, do Colégio Estadual São João, fica na Rua Bambi, na Vila São João, em Queimados.

OFICINA:

‘O Jogo da Palhaçada’

No Sábado, 13/09, das 10h às 13h, na Universidade Estácio, em Queimados, será realizada a Oficina “O Jogo da Palhaçada”, com a atriz, palhaça, professora e pesquisadora da Escola de Teatro da UNIRIO, Ana Achcar e a bailarina, atriz, palhaça, musicista e professora Laura de Castro, que propõe a experiência da comicidade através de exercícios e jogos que operam os mecanismos do riso e do risível. Do que achamos graça? Os novos sentidos de fazer rir.

A Oficina contempla 30 vagas com idade mínima de 16 anos

Endereço: A Universidade Estácio, fica na Rua Eloy Teixeira, 165, no Shopping da Estação, no Centro de Queimados.

Maiores informações: https://www.instagram.com/queimados.encena/

Festival Mate com Angu de Cinema Popular promove a Baixada em 1 minuto

O 5º Festival Mate Com Angu de Cinema Popular está com as inscrições abertas para o concurso “Baixada 1 Minuto”, que convida moradores e nascidos na Baixada Fluminense a criar vídeos de até um minuto sobre a região. O prazo final para participar foi prorrogado para 31 de agosto, uma oportunidade para que a população local mostre seu talento e sua visão da Baixada. PRÊMIOS O concurso aceita vídeos nos mais variados formatos – ficção, documentário, experimental, poesia visual –

Leia mais

Ator da Baixada estreia em Vermelho Sangue, da Globoplay

O ator e produtor Marcos Carneiro mora em Nova Iguaçu e vive intensamente a cultura da Baixada Fluminense. Recentemente, o mineiro de Conceição do Mato Dentro voltou às origens ao gravar episódios da série “Vermelho Sangue”, original da Globoplay, na cidade de Catas Altas, em Minas Gerais. Na série, Marcos interpreta João, amigo de Neto (Rogeann Bibiano), irmão de Flora, personagem da atriz Alanis Guillen. Marcos Carneiro aparecerá no final da primeira temporada, em dois episódios. MISTÉRIOS E SEGREDOS O

Leia mais

“O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras’ pelo olhar de Ciro Fernandes

Retratando a cidade maravilhosa através da força da arte nordestina, o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, abre as portas para a exposição “O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras”, celebrando a trajetória do artista plástico Ciro Fernandes e a sua paixão pelo Rio de Janeiro. A exposição se dá por meio de 76 obras autorais que transitam entre a técnica milenar da xilogravura e demais estilos, como pinturas, calcogravuras, litogravuras e nanquim. Obras que dialogam com as narrativas populares do nordeste e

Leia mais

Vem aí o 1º Festival Cultural Arcádia Cultural Top Shopping

A Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos da Arte e da Cultura, é uma entidade da sociedade civil cuja missão principal é fomentar iniciativas artísticas e culturais em Nova Iguaçu, um dos mais importantes municípios da Baixada Fluminense. Atualmente presidida pela bailarina Tereza Petsold, a instituição promete movimentar neste final de semana a cena cultural da Baixada, com a realização do 1º Festival Cultural Arcádia Top Shopping, reunindo artistas e público com uma programação gratuita que vai do teatro às artes

Leia mais

Festival Mate com Angu de Cinema Popular promove a Baixada em 1 minuto

O 5º Festival Mate Com Angu de Cinema Popular está com as inscrições abertas para o concurso “Baixada 1 Minuto”, que convida moradores e nascidos na Baixada Fluminense a criar vídeos de até um minuto sobre a região. O prazo final para participar foi prorrogado para 31 de agosto, uma oportunidade para que a população local mostre seu talento e sua visão da Baixada. PRÊMIOS O concurso aceita vídeos nos mais variados formatos – ficção, documentário, experimental, poesia visual –

Leia mais

Ator da Baixada estreia em Vermelho Sangue, da Globoplay

O ator e produtor Marcos Carneiro mora em Nova Iguaçu e vive intensamente a cultura da Baixada Fluminense. Recentemente, o mineiro de Conceição do Mato Dentro voltou às origens ao gravar episódios da série “Vermelho Sangue”, original da Globoplay, na cidade de Catas Altas, em Minas Gerais. Na série, Marcos interpreta João, amigo de Neto (Rogeann Bibiano), irmão de Flora, personagem da atriz Alanis Guillen. Marcos Carneiro aparecerá no final da primeira temporada, em dois episódios. MISTÉRIOS E SEGREDOS O

Leia mais

“O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras’ pelo olhar de Ciro Fernandes

Retratando a cidade maravilhosa através da força da arte nordestina, o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, abre as portas para a exposição “O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras”, celebrando a trajetória do artista plástico Ciro Fernandes e a sua paixão pelo Rio de Janeiro. A exposição se dá por meio de 76 obras autorais que transitam entre a técnica milenar da xilogravura e demais estilos, como pinturas, calcogravuras, litogravuras e nanquim. Obras que dialogam com as narrativas populares do nordeste e

Leia mais

Vem aí o 1º Festival Cultural Arcádia Cultural Top Shopping

A Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos da Arte e da Cultura, é uma entidade da sociedade civil cuja missão principal é fomentar iniciativas artísticas e culturais em Nova Iguaçu, um dos mais importantes municípios da Baixada Fluminense. Atualmente presidida pela bailarina Tereza Petsold, a instituição promete movimentar neste final de semana a cena cultural da Baixada, com a realização do 1º Festival Cultural Arcádia Top Shopping, reunindo artistas e público com uma programação gratuita que vai do teatro às artes

Leia mais

Municípios do Estado do Rio são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal

A nova edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) aponta que as cidades do estado do Rio de Janeiro destinam, em média, somente 4,6% da receita para investimentos, ou seja, menos da metade da média nacional, de 10,2%. Com isso, os municípios do Rio registram 0,3715 ponto no indicador de Investimentos do estudo, que varia de zero a um ponto, e são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil. NA BAIXADA Na Baixada Fluminense, esse indicador foi de 0,4923,

Leia mais

Estudantes são premiados no Projeto Rio de Letras, da Firjan SESI, no Theatro Municipal

Estudantes de todo o estado, cujos textos foram selecionados por imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), estiveram no Theatro Municipal do Rio para receber a premiação do Rio de Letras 2025. O projeto é realizado pela Firjan SESI, com curadoria da ABL e parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). As 58 crônicas, contos e poesias de alunos do Ensino Médio das redes estadual e das Escolas Firjan SESI foram reunidas em um livro entregue durante a cerimônia, que

Leia mais

A união que faz a força e transforma uma roda de samba numa grande festa de bambas

A união de duas forças das mais relevantes da Baixada Fluminense: o SAMBAIXADA – O Samba da Baixada Fluminense e o QG dos Compositores e Amigos do Bezerra da Silva, realizam no domingo, 26/10, as 17 horas, da melhor roda de samba da Baixada Fluminense. O local escolhido para o grande encontro é a já tradicional Praça Vitória, na Avenida Luz, em Nova Iguaçu. SAMBAS ANTOLÓGICOS Nomes de projeção nacional como Cremilson Bico Doce, um dos intérpretes oficiais da Mangueira; ManoDécioCavaquinho, Tia Rosa e Evandro

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu nome a uma sala de

Leia mais

Mocidade Unida do Santa Marta faz hoje a final de samba-enredo para o Carnaval 2026

A Mocidade Unida do Santa Marta realiza hoje, em sua quadra, no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a aguardada finalíssima do seu Samba-Enredo para o Carnaval 2026. SAMBA É MINHA CACHAÇA Com o enredo “Samba É Minha Cachaça”, desenvolvido pela carnavalesca Carila Matzenbacher e pelo enredista Patrick Felipe, a azul e branco de Botafogo promete uma noite de muita emoção, musicalidade e celebração da cultura popular. O evento contará com show do grupo “Café Samba e Pingado”, apresentação

Leia mais

Começa hoje o 5 Festival Mate com Angu de Cinema

Estreia hoje em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a 5ª edição do Festival Mate Com Angu de Cinema. Com o lema “Bora se ver no Cinema”, o evento celebra o cinema popular e autoral, levando a sétima arte para geral por meio de exibições em espaços públicos, escolas e em um novo centro cultural na região. CRÍTICO E PROVOCADOR O festival, uma produção da Mate Com Angu e da Circular Filmes, destaca a importância do cinema de proximidade, com um forte foco em exibir filmes

Leia mais

Andressa Fonseca é nova Princesa da Império Serrano

A noite de escolha de samba do Império Serrano para 2026 foi mais do que especial. Passista da escola, a bela Andressa Fonseca foi anunciada como a nova Princesa da tradicional escola de Madureira para o carnaval de 2026. O anúncio, feito de surpresa, emocionou não só a passista, mas toda comunidade imperiana e os integrantes da ala do reizinho de Madureira. MUSA DA LEÃO Andressa começou no carnaval em 2019 e nunca mais parou. A bela já desfilou em alegorias, comissão de frente e

Leia mais

FLIS promove encontro literário e cultural no Teatro Firjan SESI Caxias

Sob o tema “Sente o Clima! – Mudanças socioambientais nas artes e vivências da Baixada e do Brasil”, a segunda edição da Feira Literária dos Subúrbios (FLIS), considerado um dos principais encontros literários e culturais da Baixada Fluminense, acontece hoje e amanhã, no Teatro Firjan SESI Caxias. Além de palestras, a FLIS contará com oficinas de dança e grafite, apresentações musicais, sarau e contação de histórias. A feira é produzida pela pedagoga Débora Amorim, com a curadoria do escritor Pedro Machado. PROTAGONISMO ESTUDANTIL Com o protagonismo de estudantes

Leia mais

Oldd Simão leva ao palco do Teatro Brigitte Blair o espetáculo “Encantos de Nzila Vol. 4”

O cantor, compositor e produtor artístico Oldd Simão, um dos nomes mais versáteis da nova cena musical contemporânea, apresenta amanhã, 03/10, no Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, a quarta edição do espetáculo “Encantos de Nzila”, um show que mistura ancestralidade, performance e releituras marcantes da música brasileira e latino-ibérica. PERFORMÁTICO Radicado em Madri, Oldd Simão construiu sua trajetória unindo música, teatro e dança, o que lhe garante um estilo único e performático. Graduado em Produção Fonográfica pela Universidade Estácio de Sá, o artista ampliou sua

Leia mais

Léo Gama prepara novo álbum e faz show no Centro Cultural Feso Pro Arte, em Teresópolis

Leo Gama é um daqueles casos raros, em que um artista consegue falar de amor com um grande público, justamente pela qualidade de suas letras e melodias. Dono de uma bela voz e inquietude criativa, o carioca criado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, viu seu público crescer consideravelmente a cada trabalho. “Isso tem a ver com o envolvimento criado por minhas composições tão sinceras, quanto bem-feitas, vistas ao longo de minha crescente discografia”, atesta o cantor. TOUR ON O seu novo álbum ON,

Leia mais

O Amuleto da Baixada na maior vitrine do Cinema Brasileiro

Muitos anos se passaram, mas, quem vive de cinema no Brasil, e das artes numa forma geral, nunca perde a esperança. No início de 2016 – há quase dez anos, portanto – num desses encontros casuais na Baixada Fluminense, Heraldo HB me contava a dificuldade de se fazer cinema na região, sem apoio, mas com uma força extraordinária, característica imprescindível dos grandes criadores. Na época, ele e Igor Barradas, reunia ideias e parcerias para concluir o que viria a ser o grande filme de suas

Leia mais

Hoje tem Jazz da Baixada no Centro Cultural Banco do Brasil

O Rio de Janeiro é um caldeirão de sons, estéticas e narrativas que muitas vezes fervem à margem do mainstream. Para lançar luz sobre essas expressões e criar pontes entre artistas e novos públicos, o projeto “Queremos! no CCBB” estreou com ciclos de conversas e pocket shows, por cinco quintas-feiras, no Espaço Conceito Banco Brasil na sede carioca do CCBB. A série, promovida pelo Queremos!, é dedicada a mapear e apresentar cenas artísticas e inovadoras da cidade que, apesar de efervescentes e relevantes, permanecem restritas aos seus nichos e enfrentam

Leia mais

Entre memórias, sonhos, denúncias e reflexões, ativistas do Brasil e do mundo compartilham opiniões que movem suas vidas

“Com Causa”, documentário de Belisario Franca e Pedro Nóbrega, reúne depoimentos e imagens, que vão da Amazônia à África e da Síria ao Rio de Janeiro. O mosaico criado traz vivências e emoções que aproximam o público do olhar de quem escolheu enfrentar os grandes males de nosso tempo sem nunca perder a esperança. O longa-metragem documental com depoimentos de Ailton Krenak, Paul Watson, Carmen Silva, Muzoon Almellehan, faz sua estreia no 27º Festival do Rio, dentro da mostra Première Brasil Estado das Coisas/COP 30. As exibições ocorrem no sábado

Leia mais

Vareta mistura palhaçaria e acrobacias feitas em bambus gigantes para comemorar o mês das crianças

No mês dedicado as crianças, o espetáculo VARETA dá início a circulação no Sesc Pulsar 2025, e promete comemorar a data com um show de virtuose acrobática e comicidade visual. Destaque na 9ª edição do Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, indicado em 10 categorias, VARETA realiza turnê alternando apresentações gratuitas e com ingressos a preços populares. “O espetáculo é alegria e diversão garantida para todos os bolsos”, confirma o seu idealizador Ricardo Gadelha que integrou o Blue Man Group e foi apresentador da MTV no programa Catfish Brasil.

Leia mais