Search
Close this search box.

Municípios do Estado do Rio são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal

A nova edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) aponta que as cidades do estado do Rio de Janeiro destinam, em média, somente 4,6% da receita para investimentos, ou seja, menos da metade da média nacional, de 10,2%.

Com isso, os municípios do Rio registram 0,3715 ponto no indicador de Investimentos do estudo, que varia de zero a um ponto, e são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil.

NA BAIXADA

Na Baixada Fluminense, esse indicador foi de 0,4923, representando baixo nível de investimentos públicos.

“Chama ainda mais atenção o fato de que esse péssimo resultado foi em momento de conjuntura econômica favorável no país em 2024 e maior repasse de recursos para os municípios. Toda a sociedade precisa acompanhar e cobrar dos gestores maior compromisso com o dinheiro público. Não podemos aceitar esse cenário”, ressalta o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Luiz Césio defende também que as cidades desenvolvam ações para estimular a economia e gerar recursos localmente: “Assim, além de não ficarem tão vulneráveis aos ciclos econômicos, darão oportunidades para a população, com melhoria da renda e da qualidade de vida”, reforça Caetano.

A precarização dos investimentos públicos, somado ao nível crítico de autonomia das prefeituras da Baixada (IFGF Autonomia de 0,3431 ponto), contribuíram para que os municípios da região terminassem o ano de 2024 com uma situação fiscal difícil – IFGF médio de 0,5435 ponto.

Índice Firjan de Gestão Fiscal.

GASTOS E LIQUIDEZ

Apesar disso, as cidades da Baixada registraram bons indicadores no IFGF Gastos com Pessoal (0,7059) – folha de pagamento de funcionários públicos e aposentados – e no IFGF Liquidez (0,6327) – recursos em caixa para o cumprimento das obrigações financeiras de curto prazo.

Com base em dados declarados pelas prefeituras, o IFGF analisa as contas de 5.129 municípios brasileiros e é composto pelos indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez.

Após a análise de cada um deles, a situação das cidades é considerada crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), em dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) ou de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto).

DUQUE DE CAXIAS TEM O MAIOR IFGF MÉDIO DA REGIÃO

Na análise por município, Duque de Caxias se destaca dos demais pela nota máxima no IFGF Autonomia: o município apresenta alta capacidade de suprir suas despesas essenciais com a receita local.

Da mesma forma, a cidade teve avaliação excelente no IFGF Gastos com Pessoal, refletindo boa flexibilidade orçamentária e menor peso da folha de pagamento de funcionários públicos e aposentados.

O resultado positivo dos dois indicadores contribuiu para que o município alcançasse na Baixada, a maior nota média do IFGF (0,7402) – apesar do baixo nível de investimentos públicos e menor liquidez em caixa.

Os municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis, Magé, Guapimirim e Queimados também tiveram boas notas no IFGF médio, devido os bons índices em dois ou mais indicadores.

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano. Foto/Crédito: Paula Johas.

O OPOSTO

No extremo oposto, Seropédica terminou o ano de 2024 em situação fiscal crítica ao acumular nota zero em dois indicadores: o município não gera receita local para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura (IFGF Autonomia 0,000), além disso, mais de 60% da receita está comprometida com despesas de salários e aposentadorias de funcionários públicos (IFGF Gastos com Pessoal 0,000).

Junto a Seropédica, Itaguaí e São João de Meriti também terminaram o ano em situação fiscal crítica ao registrar notas baixas em ao menos três dos indicadores do IFGF.

GERAÇÃO DE RECEITA LOCAL ESTÁ ENTRE OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES

No estado do Rio de Janeiro, foram avaliadas as contas de 83 municípios. Na contramão da média das cidades brasileiras, que apresentaram situação fiscal mais favorável diante da conjuntura de 2024, a média dos municípios fluminenses piorou, registrando 0,5587 ponto (gestão em dificuldade). 

Na análise por indicadores, o de Autonomia apresenta o segundo pior resultado das cidades fluminenses, com 0,4373 ponto (gestão em dificuldade).

O indicador mostra se as receitas oriundas da atividade econômica local suprem as despesas essenciais para o funcionamento da máquina pública municipal. A média fluminense revela a alta dependência das cidades por transferências – realidade muito próxima a observada no restante do país.

Um cenário quase favorável.

GASTO COM O PESSOAL

Já no indicador de Gastos com Pessoal, que aponta quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida, a média fluminense é de 0,7174 ponto (boa gestão). O resultado é influenciado pelo forte crescimento do orçamento total – e não pelo ajuste na folha de pagamentos, medida que atualmente não é possível por conta da legislação.

Apesar da média positiva, a análise individualizada revela que dezesseis prefeituras comprometem mais de 54% da receita com gastos com pessoal.

Nesse grupo, cinco municípios, Cabo Frio, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, São Sebastião do Alto e Seropédica, destinam mais de 60% da receita para esse tipo de despesa, ultrapassando o limite máximo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

LIQUIDEZ

No IFGF Liquidez, que verifica se as prefeituras estão postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte sem a devida cobertura de caixa, os municípios fluminenses registram 0,7086 ponto (boa gestão), resultado também influenciado pelo aumento de receita total. Porém, mesmo nesse contexto, sete prefeituras fluminenses, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Itaguaí, Mangaratiba, Porciúncula, Rio Bonito e Rio das Flores) têm nota zero no indicador por fecharem 2024 sem recursos em caixa para cobrir suas obrigações financeiras.

O gerente de Estudos Econômicos da Firjan Jonathas Goulart. Foto/Crédito: Paula Johas.

CENÁRIO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS MELHORA DIANTE DE CONJUNTURA ECONÔMICA

Num contexto de conjuntura econômica favorável e maior repasse de recursos, o cenário fiscal das cidades brasileiras melhorou e, em média, registram 0,6531 ponto (boa situação) no IFGF. Porém, 36% delas – com 46 milhões de pessoas – ainda têm situação fiscal difícil ou crítica.

Somente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi registrado o total de R$ 177 bilhões de repasses em 2024. O gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, reforça que, diante do quadro geral apresentado pelo estudo, reformas são essenciais para tornar a gestão municipal mais eficiente para o desenvolvimento do país.

(*) Com Vivian Dutra, assessoria de imprensa Firjan

Prêmio Cultura Popular, uma celebração das manifestações juninas que fazem parte da nossa identidade cultural

A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense (SUBIC) recebeu o Prêmio Cultura Popular – União Junina 2025, realizado no Teatro Nova Iguaçu. O evento, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, reuniu representantes, artistas, lideranças comunitárias e autoridades, e foi marcado pela valorização das tradições e expressões culturais juninas, em um ambiente de celebração e reconhecimento da riqueza cultural do nosso estado. A cerimônia simbolizou a união de esforços para que a cultura

Leia mais

Congresso da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, discute migrações e refúgio, com presença de juristas e imigrantes

Termina hoje, na Universidade Candido Mendes (UCAM), em Ipanema, no Rio de Janeiro, o 6º Congresso Brasileiro sobre Migrações e Refúgio. O evento, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos, tem coordenação geral do professor Sidney Guerra  e coordenação dos advogados Eduardo Val – coordenador do PPGD UCAM – e Maria Célia Ferraz. Ontem, Sidney Guerra, professor da UCAM e Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, ao lado de  Eduardo Val e a coordenadora do campus

Leia mais

Guilherme Kaizer recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Um dos profissionais mais talentosos da Baixada e Rio de Janeiro, o fotógrafo Guilherme Kaiser recebeu moção de aplausos e congratulações na Câmara Municipal do Rio, uma indicação legislativa da vereadora Tânia Bastos. Referência em fotografia digital, a homenagem é um reconhecimento a um trabalho sério e de grande qualidade que o profissional vem desenvolvendo há anos nos grandes eventos, tanto na Baixada Fluminense quanto no Rio de Janeiro. EXCELÊNCIA PROFISSIONAL Durante a cerimônia a vereadora Tânia Bastos destacou a

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Prêmio Cultura Popular, uma celebração das manifestações juninas que fazem parte da nossa identidade cultural

A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense (SUBIC) recebeu o Prêmio Cultura Popular – União Junina 2025, realizado no Teatro Nova Iguaçu. O evento, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, reuniu representantes, artistas, lideranças comunitárias e autoridades, e foi marcado pela valorização das tradições e expressões culturais juninas, em um ambiente de celebração e reconhecimento da riqueza cultural do nosso estado. A cerimônia simbolizou a união de esforços para que a cultura

Leia mais

Congresso da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, discute migrações e refúgio, com presença de juristas e imigrantes

Termina hoje, na Universidade Candido Mendes (UCAM), em Ipanema, no Rio de Janeiro, o 6º Congresso Brasileiro sobre Migrações e Refúgio. O evento, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos, tem coordenação geral do professor Sidney Guerra  e coordenação dos advogados Eduardo Val – coordenador do PPGD UCAM – e Maria Célia Ferraz. Ontem, Sidney Guerra, professor da UCAM e Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, ao lado de  Eduardo Val e a coordenadora do campus

Leia mais

Guilherme Kaizer recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Um dos profissionais mais talentosos da Baixada e Rio de Janeiro, o fotógrafo Guilherme Kaiser recebeu moção de aplausos e congratulações na Câmara Municipal do Rio, uma indicação legislativa da vereadora Tânia Bastos. Referência em fotografia digital, a homenagem é um reconhecimento a um trabalho sério e de grande qualidade que o profissional vem desenvolvendo há anos nos grandes eventos, tanto na Baixada Fluminense quanto no Rio de Janeiro. EXCELÊNCIA PROFISSIONAL Durante a cerimônia a vereadora Tânia Bastos destacou a

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Jaquelline Grohalski será coroada hoje como a nova musa da Escola de Samba Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio apresenta hoje em sua quadra, em Duque de Caxias, a bela modelo Jaquelline Grohalski como sua nova musa. Natural de Rondônia, no Norte do Brasil, Jaquelline promete levar para a Marques de Sapucaí a força, a alegria e a essência das mulheres do note do pais, e se transformar em um dos grandes destaques do carnaval 2026. O PODER DAS MULHERES NORTISTAS Atualmente vivendo na Europa, Jaquelline Grohalski retornou esta semana ao Brasil para viver

Leia mais

“Amuleto”, longa-metragem do Mate com Angu, tem estreia nacional no Festival do Rio

O documentário “Amuleto”, dirigido por Heraldo HB e Igor Barradas, fará sua estreia nacional no sábado, 04/10, na Première Brasil do Festival do Rio, a maior vitrine do cinema brasileiro. O filme foi selecionado para a categoria “Competição – Documentário”, um reconhecimento da sua relevância e da sua potência narrativa e histórica. DITADURA MILITAR O filme resgata a história por trás de “O Amuleto de Ogum”, um faroeste místico de 1975 dirigido por Nelson Pereira dos Santos. A trama, que

Leia mais

Alcione e Thiago Soares se apresentam amanhã na Via Music Hall, em São João de Meriti

Ao completar 50 anos de uma vitoriosa trajetória em 2022, Alcione preparou uma série de eventos comemorativos com o propósito de celebrar este antológico meio século de dedicação e amor à Música.   Para resumir uma trajetória tão intensa, vale reafirmar que os domínios da Marrom extrapolam fronteiras. A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais em Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e até mesmo na antiga

Leia mais

Final de Semana Cultural une Brasil e Romênia em evento da Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes

Entre os dias 21 e 24 de outubro, a cidade de Bucareste, capital da Romênia, foi palco de um inspirador Final de Semana Cultural, promovido pela Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes, reunindo escritores, artistas e intelectuais do Brasil e da Romênia em uma grande celebração de intercâmbio, arte e amizade. As atividades tiveram início com um jantar de confraternização que contou com a presença do embaixador do Brasil na Romênia, Sr. Ricardo Guerra, e de artistas convidados. O encontro marcou

Leia mais

Orquestra Som que Transforma apresenta concerto com clássicos da música universal e repertório natalino

Pau Grande, distrito de Vila Inhomirim, em Magé, lugar famoso por ser a terra onde nasceu o craque Mané Garrincha, será embalada por um concerto especial da Orquestra Som que Transforma, amanhã, as 19 horas, na sede da Cooperativa de Pau Grande, na Praça Montese. O evento reúne 30 jovens músicos e celebra o encerramento das atividades, este ano, com obras que vão de Offenbach, Dvořák e trilhas de cinema a clássicos da música brasileira, como Dorival Caymmi, Tom Jobim e Luiz Gonzaga, além das tradicionais músicas

Leia mais

Tiago Alves, um atleta em constante movimento

O que se passa na cabeça de um atleta, quando se prepara para entrar numa pista para correr um longo percurso até a possível conquista de um podium ? Ser o vencedor, parece a resposta mais lógica. Mas, esta é uma pergunta que todos os competidores fazem, inclusive os próprios atletas, sejam eles amadores ou profissionais. E Tiago Alves da Silva, não é a exceção a regra. BORA RUNNING Vendedor numa loja de roupas esportivas, com 38 anos, Tiago é atualmente o líder do Bora Running,

Leia mais

Um ano de sucesso para o Nova Iguaçu Country Club

Vivendo tempos de prosperidade e grandes realizações, onde tudo funciona como uma requintada engrenagem, em que todos os eventos realizados durante o ano fizeram o maior sucesso, o Country Clube de Nova Iguaçu se prepara para entrar 2026 com o pé direito. Com uma direção, comanda pelo presidente Rafael Pinheiro, que tem sido a cereja do bolo e responsável por todo o êxito,  o clube da colina voltou aos trilhos da prosperidade e do crescimento. AGENDA SOCIAL Entre os grandes momentos vividos este ano, que

Leia mais

Banda Gente Estranha no Jardim celebra 15 anos de trajetória e grava seu 1º audiovisual

Em novembro, a super banda “Gente Estranha no Jardim”, comandada pelos cantores-atores Átila Bee e MaurícioMaia, gravou seu 1º audiovisual celebrando 15 anos de fundação. O conteúdo para o audiovisual foi captado durante o show “Tempo”, onde registraram 12 canções do início da banda e 8 músicas inéditas. CENA MUSICAL ALTERNATIVA Em sua trajetória de sucesso, os artistas da Baixada Fluminense, circularam por importantes palcos e festivais da cenamusical alternativa do Rio de Janeiro, chamando atenção pelas letras e performance cênica. Átila Bee, que também é um

Leia mais

O Grupo Experimental do Laboratório de Dança Daniel Cortez apresenta o espetáculo “Além da Pele” no Teatro Cacilda Becker

Para percorrer uma jornada pelas camadas invisíveis que constituem o ser humano, o Teatro Cacilda Becker, da Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe neste final de semana – no sábado e domingo – o espetáculo de dança ‘Além da Pele’, numa montagem do Grupo Experimental do Laboratório de Dança Daniel Cortez. DIVERSIDADE CORPORAL Nessa viagem ao indesbrarrável, inexplorável, indestrutível, o corpo torna-se voz, revelando o que há além da aparência. Mais do que apenas uma apresentação coreográfica, “Além da Pele” é fruto de um processo

Leia mais

Projeto Komboio Cultural chega a Paraty

O projeto Komboio Cultural, em sua terceira edição, vem circulando em uma Kombi pelo interior do Estado do Rio de Janeiro. Em Paraty, a bela cidade da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, a programação terá a apresentação do espetáculo convidado “De Porto e Alma”, na sexta feira (03/10), às 20h, no Silo Cultural,. No sábado (04/10), as 9h30, é a vez da oficina de palhaçaria, “O Corpo Sensível em Estado de Graça”, no Silo Cultural, e apresentação do espetáculo “Um Réquiem para

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu nome a uma sala de

Leia mais

O Amuleto da Baixada na maior vitrine do Cinema Brasileiro

Muitos anos se passaram, mas, quem vive de cinema no Brasil, e das artes numa forma geral, nunca perde a esperança. No início de 2016 – há quase dez anos, portanto – num desses encontros casuais na Baixada Fluminense, Heraldo HB me contava a dificuldade de se fazer cinema na região, sem apoio, mas com uma força extraordinária, característica imprescindível dos grandes criadores. Na época, ele e Igor Barradas, reunia ideias e parcerias para concluir o que viria a ser o grande filme de suas

Leia mais

Sebrae promove dia de conscientização e autocuidado em Nova Iguaçu

Na última quarta-feira, 29/10, o escritório regional do Sebrae em Nova Iguaçu recebeu o evento Delas por Dentro: Outubro Rosa, que reuniu mais de 50 participantes em um dia de atividades voltadas à saúde, ao bem-estar e ao fortalecimento feminino. EMPREENDEDORISMO FEMININO A abertura do evento contou com a participação do Coordenador Regional Sebrae Baixada Fluminense I, Willians Dias, que apoiou a iniciativa e destacou o trabalho de excelência da Gestora Regional em Empreendedorismo Feminino, Glaucia Muniz, responsável pela iniciativa: “Este é um evento importante

Leia mais

Teatro de Cordel de Edmilson Santini chega a Maricá em encerramento de curta-temporada de apresentações pelo Rio de Janeiro

Depois de iluminar Manguinhos, no Rio de Janeiro, e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o projeto “Contando o Imaginário” chega a Maricá, na Região dos Lagos, neste mês de novembro. A missão é homenagear a cultura popular brasileira através das lendas do folclore nacional como Saci Pererê, Cacique Touro Amuado e outras figuras marcantes. A apresentação será no dia 05 de novembro na Biblioteca Pública Municipal Leonor Leite Bastos de Souza, Eldorado, Maricá. Voltado para o público infantil e infanto-juvenil, o projeto marca a carreira

Leia mais