Após passar por Paraty, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Brasília, a jornalista, escritora e coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Nilza Valéria, chega hoje a São Paulo para o lançamento do livro “A Casa da Rita”, da Editora Malê, na Livraria Expressão Popular.
O lançamento ocorre a partir das 17h, com apresentação do economista e ativista João Pedro Stedile e participação do educador e militante social Wesley Teixeira.

OLHAR PARA O BRASIL
Nilza Valéria, que viveu 15 anos na cidade, destaca o simbolismo dessa etapa da circulação:
“Lançar A Casa da Rita em São Paulo é especial. Foi aqui que criei meus filhos, construí vínculos essenciais e encontrei uma cidade que moldou meu olhar para o Brasil. Voltar com este livro, que é sobre tantas Ritas, é quase um retorno para casa.” afirma.
AS RITAS
Nos contos que compõem a obra, todas as protagonistas se chamam Rita — um recurso narrativo que reforça o gesto simbólico da autora de iluminar a multiplicidade de experiências das mulheres negras brasileiras. Cada narrativa parte do título de uma canção de Chico Buarque, num diálogo que reinterpreta a obra do compositor a partir das vivências de personagens marcadas por deslocamento, fé, resistência e memória.
Com trajetórias por diferentes capitais brasileiras, “A Casa da Rita” segue consolidando sua circulação nacional e ampliando a presença da literatura negra contemporânea nas programações literárias do país.

VIVAZ E URGENTE
O livro de estreia de Nilza Valeria é destacado por Vagner Amaro, editor e fundador da Malê e doutor em Letras pela PUC-Rio.
Para ele, a obra reafirma a força estética e política da autora: “A escrita de Nilza Valeria reforça a identidade da mulher negra e cria uma atmosfera singular para os contos. Sua ‘autorialidade’ se manifesta em uma linguagem própria, vivaz e urgente como as falas das ruas, mas sempre atenta à subjetividade de cada personagem. Há Ritas que pedem socorro, outras que buscam abrigo e muitas que desejam apenas um pouco de descanso e amor.”
NILZA
Nilza Valeria é jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, coordena a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e desenvolve produtos de comunicação popular para o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos. Ela também integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República.

SERVIÇO:
LIVRO: A Casa da Rita
Lançamento São Paulo
Livraria Expressão Popular — Alameda Nothmann, 806, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Quando: Hoje, 17/11
Horário: 17h
(*) Por Juliana Portella, assessoria de imprensa




















