“Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade” é baseada na vida de Luiz Gama, ex-escravizado, jornalista, poeta, advogado, primeira voz negra da literatura brasileira e protagonista do abolicionismo no Brasil no século XIX, tendo libertado nos tribunais mais de 700 pessoas do cativeiro ilegal.
A peça, que será apresentado nesta sexta feira, 28/11, no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultua de Nova Iguaçu, destaca sua luta contra o preconceito racial e pela liberdade, apresentando sua trajetória desde o nascimento em condições de escravidão até sua atuação como advogado autodidata.

Foto/Crédito: Maurício Code.
HERÓI DA PÁTRIA
O vibrante espetáculo, destaca os textos de Gama, suas defesas jurídicas em favor de pessoas escravizadas e seus poemas satíricos.
Como reparação e reconhecimento por sua brilhante trajetória Luiz Gama recebeu, em 2015, da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, o diploma de advogado, e três anos depois foi inscrito no livro dos heróis da pátria e nomeado Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil.

RACISMO ESTRUTURAL
A narrativa do espetáculo faz paralelos entre o período escravocrata do Brasil Imperial e o Brasil de hoje, enfatizando que a Abolição ainda não foi completamente alcançada.
A interpretação dos atores combina tons dramáticos com humor e sátira, buscando provocar reflexão sobre a exclusão social, em especial sobre o racismo estrutural na nossa sociedade e se constitui num importante instrumento de luta antirracista, lembrando-nos de que ela permanece urgente e necessária.
Ficha Técnica
“Luiz Gama: uma voz pela liberdade”
Dramaturgia: Deo Garcez
Elenco: Deo Garcez e Soraia Arnoni
Cenário e figurino: Ricardo Torres
Trilha sonora: Deo Garcez, Ricardo Torres
Direção artística e Direção de produção: Deo Garcez
Assistente de produção: Soraia Arnoni
Iluminador: Valdeci Correia
Técnica de som: Consuelo Barros
Produção: Olhos d’Água Produções Artísticas

Foto/Crédito: Vivian Fernández (vivian.fernandez@gmail.com)
SERVIÇO:
“Luiz Gama: uma voz pela liberdade”
Dia: Sexta feira, 28 de Novembro
Local: Teatro Sylvio Monteiro, às 19h
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 5, Nova Iguaçu
Ingressos com Simone Vianna
( 21 ) 99780 8119
Classificação Indicativa: Livre























