Search
Close this search box.

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro.

Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções.

Cesário Candhí no espetáculo “O Patinho Feio”

O PATINHO FEIO

A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de gêneros. No espetáculo infantil “O Patinho Feio” – realizado pela Trupe investigativa Arroto Cênico de Nova Iguaçu – além de dividir a autoria da dramaturgia, Candhí se desdobra no palco interpretando seis personagens diferentes para falar sobre aceitação e o respeito às diferenças.

JOTINHA

Em “Jotinha, o menino que brincava com as palavras”, também uma produção da Troupe, ele assume a responsabilidade em dose dupla, como protagonista e dramaturgo.

A obra, baseada na figura do cordelista Seu Jota Rodrigues, provoca uma forte identificação no ator ao retratar o nordestino que deixa sua terra em busca de uma vida melhor, trajetória idêntica à de sua família.

Era Uma Vez um Tirano
Foto/Crédito:  Stephany Lopez

ERA UMA VEZ UM TIRANO

A tríade nos palcos se completa com “Era uma vez um tirano”, peça infanto-juvenil realizada pelo Instituto Cultural Cerne de São João de Meriti, que debate sonho e liberdade, na qual o ator vive o instigante ‘Lambe Botas’, o puxa-saco oficial do tirano, que se humaniza ao longo da trama.

Candhí, a arte de contar histórias

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Com a agenda de apresentações de circulação garantida em todos os finais de semana até o mês de novembro, Cesário confidencia que o momento atual exige um verdadeiro malabarismo físico e mental.

“É algo inédito para mim e, ao mesmo tempo, desafiador. Mesmo com 40 anos de trajetória dedicada ao teatro, tem finais de semana em que, no sábado, apresento um espetáculo e, no domingo, outro. É cansativo, mas prazeroso, afinal é a concretização do meu sonho, que é trabalhar no que me move: a arte de interpretar e de contar histórias”, celebra o ator.

Caixinhas

SÓ SEI QUE É ASSIM

Prestes a completar 60 anos, Candhí brinca com o vigor para enfrentar a maratona: “Sou um jovem de mente, mas o corpo não sabe disso”, diverte-se.

Para conseguir virar chave entre universos tão distintos, Candhí explica que o processo é quase mágico, “parece que meu cérebro tem várias caixinhas onde estão todos os personagens que dormem após cada espetáculo, e que eu sempre vou lá e o acordo para o próximo’. Parece maluquice, mas “não sei, só sei que é assim’”, brinca, numa referência ao personagem do “Auto da Compadecida”.

“Era Uma Vez um Tirano”, encanta, emociona e faz refletir

EMOCIONA E FAZ REFLETIR

E o ano promete ainda grandes novidades: em julho o artista inicia uma temporada no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio, com a montagem de “Era uma vez um tirano”.

Para o artista, o retorno do espetáculo tem um significado político e social profundo: “É sempre importante que coletivos da Baixada ocupem espaços fora da nossa região e mostrem o que andamos produzindo por aqui. “Era uma vez um tirano” é um espetáculo que encanta, emociona e faz refletir”.

Cesário Candhí, de peão aos palcos

DE PEÃO DE OBRA AOS PALCOS

Olhar para a agenda lotada traz para o artista um sentimento de profunda felicidade e a certeza de estar honrando as suas origens. Nascido no interior da Paraíba, ele começou a fazer teatro na infância sem nem saber, exatamente, o que era a arte. Já no Rio de Janeiro, o futuro artista trabalhou por dez anos como peão de obra, utilizando o salário da construção civil para pagar seus estudos e se formar como ator, sem nunca abandonar o sonho.

O ator fez uma participação na novela “Vale Tudo”

SUCESSOS NO AUDIOVISUAL

Essa dedicação tem rendido frutos também no audiovisual, terreno onde a carreira de Cesário tem sido bastante concorrida nos últimos três anos. Recentemente, ele finalizou as gravações de “Sentar à Mesa”, seu sexto curta-metragem desde o ano passado.

Em julho, ele fará uma participação no terceiro episódio “Sala Comercial” da série “Pablo e Luisão”, criada por Paulo Vieira para o Globoplay, contracenando com a atriz Dira Paes.

Recentemente Candhí participou da novela “Vale Tudo”, da Tv Globo, e aguarda a estreia da quinta temporada da série “Arcanjo Renegado”, no Globoplay.

“Os últimos anos têm sido muito intensos, parece até que foi uma preparação. Mas foi exatamente isso o que eu pedi ao universo”…

O que, certamente, com muito trabalho, talento e dedicação, ele entrega de volta.

Fotos/Crédito: Ana Paula Rolon

Texto: Julia Diniz. DD assessoria

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Jorge Gama lança o livro “A Política em Estado de Alerta”, hoje, na câmara de vereadores de Nova Iguaçu

Ex-vereador de Nova Iguaçu, ex-deputado federal e um dos coordenadores da Campanha pelas Diretas Já, o advogado Jorge Gama lança hoje, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, o livro “A Política em Estado de Alerta – Quando nem os fatos convencem”, uma reflexão sobre os desafios da política atual. – O livro surgiu do interesse em reunir opiniões isoladas sobre diversos temas institucionais, tais como fragmentação partidária, judicialização da política, politização das decisões judiciais, sequestro do orçamento pelo Congresso, demarcação de terras indígenas e

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de gêneros. No espetáculo infantil “O Patinho

Leia mais

Baixada Fluminense ganha nova estação de tratamento de esgoto que vai beneficiar 270 mil pessoas

A Baixada Fluminense deu um passo histórico no saneamento básico com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados. Construída pela Águas do Rio, concessionária do grupo Aegea, com financiamento do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a unidade tem capacidade para tratar até 51 milhões de litros de esgoto por dia das cidades de Queimados, Japeri e partes de Nova Iguaçu. A nova estrutura representa um marco para essas cidades, que, até então,

Leia mais

Indicada aos principais prêmios a comédia “Maldita” retorna aos palcos cariocas em curta temporada em Ipanema

Investindo num humor que há muito tempo não se via nos palcos cariocas, o espetáculo “Maldita” conquistou a cena teatral do Rio de Janeiro e coleciona indicações ao 20º Prêmio APTR, e ao Prêmio do Humor, de Fábio Porchat. Após temporada de sucesso na Tijuca, a montagem retorna aos palcos cariocas em curta temporada, de 18 a 28 de Junho, no Teatro Ipanema Rubens Correa. ARTISTAS DA PERIFERIA Oriundos da Escola Popular de Teatro da Baixada, do Instituto Cultural Cerne – indicado ao Prêmio Shell

Leia mais

Guapimirim se transforma em palco durante cinco dias de literatura e arte na FLIG 2026

Guapimirim, cidade da Baixada Fluminense que faz parte da região turística da Serra Verde Imperial, será envolvida pela magia das palavras, da música e da cultura durante a realização da 4ª edição da FLIG – Feira Literária de Guapimirim. Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento, que começa hoje e vai até sábado (13/06), promete transformar a região num grande encontro de experiências culturais, reunindo literatura, teatro, dança, humor, música, gastronomia e atrações infantis. JACKSON ANTUNES O PATRONO DA FLIG 2026

Leia mais

Em “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra” o ator Humberto Martins retorna aos palcos após 15 anos no Teatro Imperial, em Petrópolis e no TNI, em Nova Iguaçu

Em um consultório nada convencional, um psiquiatra em crise inicia terapia e encontra uma psicóloga e terapeuta sexual tão desajustada quanto ele. Esse é o ponto de partida de “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra”, comédia que estreia hoje no Teatro Imperial, em Petrópolis e que vai estar amanhã (07/06), no Teatro Nova Iguaçu Petrobras – TNI. No palco, Humberto Martins e Aline Müller transportam a plateia para sessões que mais parecem duelos verbais, com situações absurdas que revelam verdades desconfortáveis com muito humor. Enquanto tentam manter

Leia mais

Nova Iguaçu inaugura o Museu de Arqueologia e Etnologia, no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, em Tinguá

Em 15 de Janeiro do ano passado, quando Nova Iguaçu completava 192 anos, o historiador Marcus Monteiro, secretário de cultura da cidade, reuniu no Bairro Barão do Guandú, em Tinguá, um grupo de personalidades de diversos segmentos da sociedade para um grande evento: a inauguração do Pórtico do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, o lançamento da pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu (MAE-NI) e visita as escavações arqueológicas na Casa da Câmara e Cadeia da antiga Vila de

Leia mais

Circulação em Nova Iguaçu conta a história do circo para as novas gerações

A lona subiu, o circo chegou na cidade, mas dessa vez ele está contando a própria história. Tão importante para a cultura popular, o circo existe e resiste ao tempo e às mudanças da sociedade. Dos terrenos abandonados e praças aos estacionamentos de shopping, “Entre Risos e Malabares, eis história do Circo” traz em dez apresentações no mês de maio em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ideia é apresentar o circo da origem e evolução ao longo do tempo para as novas gerações com

Leia mais

Mantendo a tradição a Casa do Bacalhau oferece pratos especiais para comemorar o Dia das Mães

Quando o cliente entra no restaurante Casa do Bacalhau, na Rua Nilo Peçanha, uma rua tradicional no Centro de Nova Iguaçu, ele volta a pelo menos 40 anos na história da gastronomia da Baixada Fluminense. Não, ao contrário do que possa sugerir, o restaurante lembra as pensões portuguesas localizadas nas ladeiras de Lisboa, onde a sofisticação fica por conta da deliciosa gastronomia – do tipo comida feita em casa – daquelas que tem o tempero e o sabor de mãe. Fundada em 1983 pelo casal

Leia mais

Cinema, debate, poesia e meio ambiente: Nilópolis comemora com arte o Dia Internacional da Biodiversidade

A Catu Filmes realiza amanhã, na Usina Cultura, em Nilópolis, uma sessão de Cinema onde serão apresentados dois filmes documentários da cineasta Catu Rizo, “A Terra das Muitas Águas” e “Memória das Águas” BIODIVERSIDADE Não por acaso a sessão será realizada no Dia Internacional da Biodiversidade, e será a “1ª Sessão de Cinema: Memória das Águas”, uma ocupação cultural gratuita com exibição de filmes, debates, intervenção poética e ação ambiental na Usina de Cultura. MOBILIZAÇÃO CULTURAL A sessão marca o início da campanha “Por um Cinema Público em Nilópolis”,

Leia mais

Artesãos de Nova Iguaçu expõem seus trabalhos na 18ª Rio Artes Manuais no Centro de Convenções ExpoRio

O artesanato de Nova Iguaçu, mais uma vez, tem presença marcante na 18ª Rio Artes Manuais, no Centro de Convenções ExpoRio Cidade Nova. O estande da FENIG vem recebendo centenas de visitantes, e muitos aproveitaram para adquirir as belas peças criadas pelos artesãos do município. SERRA DO VULCÃO Durante a exposição, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), montou um estande com painéis com imagens icônicas do município como a rampa de voo livre da Serra do

Leia mais

“TOC TOC” uma das mais divertidas comédias da temporada chega ao Teatro Nova Iguaçu Petrobras

Vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC TOC”, a aclamada obra do autor francês Laurent Baffie e uma das comédias de maior sucesso do teatro brasileiro, chega neste final de semana (sabado e domingo) ao Teatro Nova Iguaçu Petrobras para duas apresentações. HUMOR INTELIGENTE Com adaptação e direção de Alexandre Reinecke, a montagem brasileira conquistou o público ao abordar, com humor inteligente e sensibilidade, os diferentes transtornos obsessivo-compulsivos a partir do encontro inusitado de pacientes na sala de espera de um consultório. Com

Leia mais