Search
Close this search box.

Com Sabor de Vitória

Nascido em Natividade, uma pequena cidade de um pouco mais de 15mil habitantes no norte fluminense, e morador de Queimados, o chef Fernando Gomes levou o nome da Baixada Fluminense para o pódio no concurso Sabores da Orla, o maior festival de gastronomia das praias carioca.

Representando o Quiosque Pedra do Leme, o chef se classificou pra final do concurso em três categorias, conquistando o segundo lugar com o Prato Estrela -uma sardinha espalmada – e o Pastel Vegano da Pedra, carinhosamente apelidado de ‘Pastel do Pódio’.

“O pastel Vegano foi inspirado na forma de inclusão onde além de muito sabor traz aquela sensação de leveza e cozinha saudável a beira mar. Já a Sardinha Espalmada veio da inspiração da história de vida de uma senhora lutadora que ali no Leme, a mais de 40 anos, cuidou dos seus filhos vendendo sardinha e hoje são eles continuam o seu legado, trabalhando unidos em função de representar essa mãe maravilhosa”, atestou o chef, com alegria e emoção.

O chef Fernando Gomes recebe um dos seus prêmios.

UMA RECEITA ESPECIAL

Durante o concurso o Chef Fernando Gomes encantou os jurados revelando esta bela história de superação, e levando para o fogão a crocância, o sabor da sardinha empanada, que, na sugestão do chef, foi servida com um delicioso risoto de camarão, sofrito de pimentões (que, para quem não sabe é uma mistura aromática de vegetais), ervas e especiarias, com alho poró e tomatinhos confitado com molho de capim limão. 

Os jurados foram ao delírio.

E comemora muito a sua vitória.

ORGULHO

O Chef Fernando Gomes iniciou tua trajetória no Rei do Tutu, um restaurante tradicional da cidade de Queimados, do qual ele diz sentir muito orgulho e gratidão, por ter tido ali a sua primeira oportunidade de ‘tomar gosto e descobrir o mundo da gastronomia’.

Em sua trajetória, o chef premiado já passou por diversos restaurantes. Atualmente, além de atuar em eventos corporativos, ele empresta o seu brilho luminoso e criatividade a Rede de Restaurante Boteco Rios.

Com a garra e dedicação, o chef Fernando se tornou motivo de orgulho para a cidade que o adotou e para toda a Baixada Fluminense.

Salve ele!

O Prato Estrela, uma sardinha espalmada servia com risoto de camarões.
O Pastel Vegano da Pedra do Leme, premiado no Sabor da Orla.

FOTO/CAPA: O Chef Fernando Gomes levou dois prêmios no concurso Sabor da Orla.

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jorge Gama lança o livro “A Política em Estado de Alerta”, hoje, na câmara de vereadores de Nova Iguaçu

Ex-vereador de Nova Iguaçu, ex-deputado federal e um dos coordenadores da Campanha pelas Diretas Já, o advogado Jorge Gama lança hoje, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, o livro “A Política em Estado de Alerta – Quando nem os fatos convencem”, uma reflexão sobre os desafios da política atual. – O livro surgiu do interesse em reunir opiniões isoladas sobre diversos temas institucionais, tais como fragmentação partidária, judicialização da política, politização das decisões judiciais, sequestro do orçamento pelo Congresso, demarcação de terras indígenas e

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de gêneros. No espetáculo infantil “O Patinho

Leia mais

Baixada Fluminense ganha nova estação de tratamento de esgoto que vai beneficiar 270 mil pessoas

A Baixada Fluminense deu um passo histórico no saneamento básico com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados. Construída pela Águas do Rio, concessionária do grupo Aegea, com financiamento do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a unidade tem capacidade para tratar até 51 milhões de litros de esgoto por dia das cidades de Queimados, Japeri e partes de Nova Iguaçu. A nova estrutura representa um marco para essas cidades, que, até então,

Leia mais

Indicada aos principais prêmios a comédia “Maldita” retorna aos palcos cariocas em curta temporada em Ipanema

Investindo num humor que há muito tempo não se via nos palcos cariocas, o espetáculo “Maldita” conquistou a cena teatral do Rio de Janeiro e coleciona indicações ao 20º Prêmio APTR, e ao Prêmio do Humor, de Fábio Porchat. Após temporada de sucesso na Tijuca, a montagem retorna aos palcos cariocas em curta temporada, de 18 a 28 de Junho, no Teatro Ipanema Rubens Correa. ARTISTAS DA PERIFERIA Oriundos da Escola Popular de Teatro da Baixada, do Instituto Cultural Cerne – indicado ao Prêmio Shell

Leia mais

Guapimirim se transforma em palco durante cinco dias de literatura e arte na FLIG 2026

Guapimirim, cidade da Baixada Fluminense que faz parte da região turística da Serra Verde Imperial, será envolvida pela magia das palavras, da música e da cultura durante a realização da 4ª edição da FLIG – Feira Literária de Guapimirim. Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento, que começa hoje e vai até sábado (13/06), promete transformar a região num grande encontro de experiências culturais, reunindo literatura, teatro, dança, humor, música, gastronomia e atrações infantis. JACKSON ANTUNES O PATRONO DA FLIG 2026

Leia mais

Em “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra” o ator Humberto Martins retorna aos palcos após 15 anos no Teatro Imperial, em Petrópolis e no TNI, em Nova Iguaçu

Em um consultório nada convencional, um psiquiatra em crise inicia terapia e encontra uma psicóloga e terapeuta sexual tão desajustada quanto ele. Esse é o ponto de partida de “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra”, comédia que estreia hoje no Teatro Imperial, em Petrópolis e que vai estar amanhã (07/06), no Teatro Nova Iguaçu Petrobras – TNI. No palco, Humberto Martins e Aline Müller transportam a plateia para sessões que mais parecem duelos verbais, com situações absurdas que revelam verdades desconfortáveis com muito humor. Enquanto tentam manter

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de gêneros. No espetáculo infantil “O Patinho

Leia mais

Cinema, debate, poesia e meio ambiente: Nilópolis comemora com arte o Dia Internacional da Biodiversidade

A Catu Filmes realiza amanhã, na Usina Cultura, em Nilópolis, uma sessão de Cinema onde serão apresentados dois filmes documentários da cineasta Catu Rizo, “A Terra das Muitas Águas” e “Memória das Águas” BIODIVERSIDADE Não por acaso a sessão será realizada no Dia Internacional da Biodiversidade, e será a “1ª Sessão de Cinema: Memória das Águas”, uma ocupação cultural gratuita com exibição de filmes, debates, intervenção poética e ação ambiental na Usina de Cultura. MOBILIZAÇÃO CULTURAL A sessão marca o início da campanha “Por um Cinema Público em Nilópolis”,

Leia mais

Reunião das Mulheres reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino em Nova Iguaçu

Em um final de tarde memorável, a cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi palco de um encontro voltado ao fortalecimento do protagonismo feminino e à valorização da participação das mulheres na vida pública. A ‘Reunião das Mulheres’, realizada no Brazza, reuniu lideranças, convidadas especiais e diversas participantes em um encontro marcado pelo diálogo, pela troca de experiências e pela mobilização em torno das pautas femininas. Com casa cheia, e a presença de cerca de mais de 300 mulheres, o encontro evidenciou a força

Leia mais

Morre aos 89 anos Iracema Moura, mãe do colunista Cláudio Moura

Faleceu nesta segunda (30), Iracema Neves Moura, aos 89 anos, mãe do colunista social e cerimonialista Cláudio Moura. Descrita pela família como uma mulher querida e muito amada, Iracema deixa um legado de afeto e dedicação ao longo de sua vida. O velório será realizado nesta terça-feira, 1º de abril, a partir das 11h, na Capela I do Cemitério Jardim da Saudade de Mesquita. O sepultamento está previsto para as 15h, no mesmo local. *Com Nova Iguassu Online

Leia mais

Matuê agita a Baixada Fluminense na Via Music Hall, em São João de Meriti

O rapper Matuê se apresenta amanhã na Via Music Hall, em São João de Meriti, para uma apresentação que promete agitar a Baixada Fluminense.  Dono de grandes sucessos do trap nacional e de uma legião de fãs, o artista chega com sua nova turnê trazendo muita energia, efeitos visuais e um repertório repleto de hits que marcaram sua carreira. FENÔMENO DO TRAP NACIONAL Matheus Brasileiro Aguiar, mais conhecido como Matuê, estourou para o grande público em 2017, com o single ‘Anos Luz’. De lá para

Leia mais

Festival Di Teresa leva arte, cultura e diversão as cidades serranas de Teresópolis e Petrópolis

O Festival Di Teresa, que começou ontem (07) e vai até domingo (10/05) em Teresópolis, chega à sua 5ª edição consolidado como um dos principais eventos culturais Italianos do estado do Rio de Janeiro. Inspirado na Imperatriz Teresa Cristina – esposa do Imperador Pedro II e Imperatriz Consorte do Brasil -, o festival promove uma imersão na cultura italiana por meio de música, dança, teatro, gastronomia e artes plásticas, reunindo tradição e contemporaneidade em uma programação gratuita e acessível ao público. CIRCUITO CULTURAL Após quatro edições de sucesso em Teresópolis, o evento amplia sua

Leia mais