O espetáculo “Nós somos o barracão” diz logo a que veio, apresentando a Orkestra Popular Barracão (OPB), que passa pelo circuito Sesc Pulsar mostrando a pluralidade e autenticidade do grupo ao longo das apresentações. O show desmistifica a idealização da musicalidade produzida na periferia, difundindo diferentes gêneros musicais como cantigas de candomblé, funk, jazz, afrobeat, rock e reggae.
Apresentando um repertório 100% autoral, a OPB oferece ao público novas experiências musicais que valorizam a diversidade cultural das favelas e demais regiões periféricas do país. A perspectiva dramatúrgica sonora também contribui com a necessidade de trazer à tona uma reflexão acerca de discussões antirracistas, abrindo espaço para compositores da Baixada Fluminense com o propósito de protagonismo artístico.
Para o idealizador da OPB, Victor Bruno, quem ainda não conhece o trabalho dos músicos de Duque de Caxias, esta é uma excelente oportunidade. “esse foi o início de todo o processo do barracão quando em 2018 passávamos boa parte dos domingos ensaiando. fazíamos um ensaio de portas abertas e quem se interessou, se desenvolveu e passou a integrar o grupo. ‘nós somos o barracão’ é um espetáculo que fala da nossa origem, do nosso quintal, do nosso terreiro, das nossas vivências”, conclui o fundador da orkestra.
Orkestra Popular Barracão
Localizada no coração do histórico bairro do São Bento, em Duque de Caxias, a Orkestra Popular Barracão nasceu no dia 3 de dezembro de 2017 dentro do terreiro de candomblé Ilê Axé Odé Oran Caruanã, liderado por Mãe Gilda de Odé, iyalorixá e avó paterna de Victor Bruno, idealizador do projeto. Em 2017 e 2018 o projeto iniciou um processo criativo de iniciação musical a diversos jovens, moradores da região, a fim de familiarizar os ouvintes residentes para um processo de criação de um álbum, oriundo de processo coletivo, técnico e intuitivo.
Um dos eventos marcantes deste processo foi o festival “udistóqui”, realizado pela Orkestra Popular Barracão e por outros coletivos da região. Este evento teve a participação de grupos como “Bagunço”, “Zé Bigode Orquestra” e “Jorge Amorim”, parceiros de elaboração do estudo técnico deste processo criativo. Durante o ápice da pandemia, a Orkestra Popular Barracão inaugurou sua sede ao lado do terreiro que sempre os abrigou, graças a junções de conquistas de editais frutos da Lei Aldir Blanc.
Atualmente a orkestra se encontra semanalmente em sua sede no São Bento, em Duque de Caxias, para aprimorar sua técnica musical, repertório de composições e atividades de manutenção do espaço e do grupo.
SERVIÇO:
Orkestra Popular Barracão
DIA: 19/07/2024 | Madureira – Teatro | 19h
Endereço: R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 60 minutos
INGRESSOS: disponíveis a preços populares:
R$10,00 (inteira)
R$5,00 (meia entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional)