Artistas e coletivos culturais da Baixada Fluminense têm até segunda-feira (4 de novembro) para se inscreverem em editais do Sesc RJ que integrarão a programação de 2025
Encerra nesta segunda-feira, 4 de novembro, o prazo para inscrições em projetos culturais que integrarão a programação de 2025 do Sesc RJ.
Os projetos “Baixada em Foco”, voltado para artistas e coletivos culturais da Baixada Fluminense, e “O Corpo Negro-Indígena”, exclusivo para projetos formados majoritariamente por pessoas negras e indígenas, receberão inscrições até as 17h do dia 4.
Os projetos “Palavra Líquida”, de abrangência nacional, e “Mostra Regional de Artes Cênicas”, voltado para todo o estado do Rio, estão com inscrições abertas até o dia 13 de dezembro e 2 de dezembro, respectivamente. Todos os regulamentos estão disponíveis no site do Sesc-RJ.
A iniciativa se destina a fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público, além de gerar oportunidades de trabalho e renda.
Os espaços contemplados com a seleção serão as galerias de arte, teatros, salas multimídia, salas de leitura, entre outros, localizados nas diversas unidades da instituição no estado do Rio de Janeiro.
BAIXADA EM FOCO 2025
A iniciativa destina-se a fomentar e apoiar a produção artística e cultural da Baixada Fluminense em artes visuais (exposição; graffiti), audiovisual (difusão/licenciamento, produção de curta-metragem – ficção, documentário ou animação), artes cênicas (teatro, dança, circo), literatura e música, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público e com a inclusão social.
Por meio da programação, o Sesc/ARRJ se compromete a promover intercâmbio e diálogos entre o público, artistas e profissionais da arte, estimular e divulgar suas pesquisas e produções artísticas nas unidades do Sesc/ARRJ, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, e espaços urbanos e escolares na Baixada Fluminense.
O CORPO NEGRO-INDÍGENA 2025
O Corpo Negro-Indígena destina-se a fomentar e apoiar projetos culturais de dança, audiovisual e outras atividades correlatas, de artistas, coletivos, grupos artísticos e produtores culturais negros e/ou indígenas, podendo haver pessoas não negras e/ou indígenas nas realizações, desde que não ocupem o protagonismo e as posições de direção dos trabalhos, em conformidade com o descrito neste regulamento.
A iniciativa apoia a produção artística e cultural deste segmento, garantindo o seu acesso e participação, implementando uma política institucional visando a equidade e promovendo o reconhecimento e visibilidade destas expressões culturais de forma ampla, dentro do contexto de realização do projeto.
MOSTRA REGIONAL DE ARTES CÊNICAS
A iniciativa destina-se a produzir processos colaborativos entre os artistas, grupos ou companhias selecionados, juntamente com profissionais convidados, articulando modos de criação e de produção, além de promover a circulação dos espetáculos nas dependências das unidades Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Centro Cultural Sesc Quitandinha, Duque de Caxias, Madureira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Niterói, Ramos, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Tijuca e Três Rios.
Os artistas, grupos ou companhias selecionadas devem consentir em abrir o processo de um espetáculo de sua autoria já existente, para discutir, reelaborar, recriar e interagir com o artista convidado. O resultado deste encontro será apresentado no circuito.
PALAVRA LÍQUIDA 2025
O Palavra Líquida é uma das iniciativas mais abrangentes e inovadoras da instituição.
A partir da literatura como eixo central, o projeto estabelece um diálogo colaborativo com as artes cênicas, visuais, audiovisuais e a música, explorando múltiplas formas de escrita e leitura do mundo.
A ideia é ampliar as formas de expressão literária, conectando-as com outras artes para refletir as questões contemporâneas.
Um dos principais objetivos do Palavra Líquida é formar um público diverso, engajado e atento à complexidade das questões atuais, proporcionando uma experiência rica em diferentes modos de produção, vivências e formas de escrita.
A literatura é utilizada como ponto de partida para interações criativas com outras linguagens artísticas, ampliando o alcance e a compreensão da palavra em seus diferentes contextos e interpretações.
POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS
Em 2025, o projeto completará 10 anos e celebrará esse marco com o tema “Tempo e Festa”. A inspiração vem das religiões de matriz Angola-Congo, onde Tempo, ou Kitembo/Dembwa, é uma divindade, com um significado diferente do tempo cronológico ocidental. A palavra “Festa” é traduzida do quimbundo como Kizomba, que significa encontro, confraternização, festa do povo.
Assim, o Palavra Líquida celebra esse percurso de uma década como um momento de encontro, criação e reflexão coletiva em torno da palavra e suas possibilidades artísticas.
SERVIÇO
Inscrições Sesc RJ Pulsar
Link para editais: https://www.sescrio.org.br/pulsar-editais-e-convocatorias-de-cultura-sesc-rj/
Baixada em Foco e O Corpo Negro-Indígena
Inscrições: Até 04 de Novembrode 2024
Seleção: 22/10/2024 até 24/11
Resultado: 25 de Novembro de 2024
Mostra Regional de Artes Cênicas
Inscrições: Até 02 de Dezembro de 2024
Seleção:03/12/2024 até 10/03/2025
Resultado:14 de Março de 2025
Palavra Líquida
Inscrições: 14de Outubro de 2024 até às 17h do dia 13 de Dezembro de 2024
Seleção: 16/12/2024 até 20/02/2025
Resultado: 21de Fevereiro de 2025