No mês que se comemora a conscientização sobre o autismo, o Abril Azul, a Câmara de Nova Iguaçu aprovou três projetos sobre o tema:
1 – A criação do censo municipal para identificação de pessoas com deficiência, que pretende identificar e cadastrar esta comunidade para a garantia de políticas públicas e inclusão social.
2 – A criação de salas azuis em centros comerciais da cidade para o atendimento das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
3 – O cordão de quebra-cabeça, usado para identificar pessoas com deficiência do espectro autista, será considerado um símbolo como forma de apoiar as pessoas com TEA e conscientizar a população.

POLO AVANÇADO
Os três projetos de lei são de autoria do presidente da casa, vereador Marcio Guerreiro e foram aprovados em 1ª discussão.
Marcio Guerreiro, que é médico, lembrou que um polo avançado para atendimento aos autistas será inaugurado na Unidade de Saúde que está em fase final de construção no Bairro da Luz.
“Este polo é fruto de uma Indicação Parlamentar do nosso mandato, e será mais um equipamento importante para nosso município”, afirmou.

INCLUSÃO COM TEA
O vereador Douglas Nadaes convidou a todos para a realização do fórum ‘Caminhos para a inclusão da criança e do adolescente com Tea’, que acontecerá no plenário da Câmara, no dia 10 de abril, às 15 horas.
“Será um momento para debates, troca de experiência e proposições que possam trazer qualidade de vida para os autistas de Nova Iguaçu”, afirmou.
O evento será aberto ao público.

MEDIADORES
Os vereadores Dr. Robertinho e Dr. Manoel Barreto, que são médicos, também falaram da importância do Poder Legislativo participar ativamente da pauta das pessoas com TEA.
Por sua vez, o vereador Jeferson Ramos lembrou que no último concurso para professor na cidade, dos 465 profissionais chamados, 23 foram trabalhar como mediadores, apoiando o professor principal e proporcionando melhor atenção para os alunos com TEA.



(*) Com assessoria de imprensa da CMNI